Siga-nos

OiCanadá

Dinheiro

Como construir um histórico de crédito no Canadá

Estabelecer um histórico de crédito no Canadá é uma das coisas mais importantes que o imigrante recém-chegado precisa fazer para garantir seu futuro financeiro no novo país. Por isso, a dica é começar a construir esse histórico o mais cedo possível.

Mas, afinal, o que é um histórico de crédito?

Seu histórico de crédito começa assim que você recebe um cartão de crédito, um empréstimo ou uma linha de crédito em seu nome. Seu arquivo de crédito rastreia a quantidade de dinheiro que você pede emprestado e o quão rapidamente consegue pagar de volta. Em seguida, atribui-lhe uma pontuação de crédito (Credit Score) para identificar o nível de risco que você representa para os credores.

Como a pontuação de crédito é determinada?

Cada vez que você pedir dinheiro emprestado, usar o seu cartão de crédito ou pagar suas contas, todas as informações sobre suas transações financeiras serão enviadas para uma agência de informação de crédito (as duas principais no Canadá são Equifax e TransUnion). A agência utiliza essas informações para calcular a sua pontuação de crédito.

Sua pontuação de crédito é usada pelos credores para determinar a quantidade de dinheiro que você pode pegar emprestado. Toda vez que você pedir dinheiro emprestado no Canadá, como hipoteca de uma casa ou empréstimo de carro, os credores vão exigir alguma garantia de que você pode pagar o valor de volta. Para ter essa garantia, eles verificam a sua pontuação de crédito. Sua pontuação de crédito também pode ser verificada por proprietários de imóveis para determinar se você tem condições ou não de alugar um apartamento.

Como conseguir um bom crédito

Siga estas dicas para estabelecer um bom histórico de crédito no Canadá.

  • Solicite um cartão de crédito. A maneira mais fácil de começar a construir o seu histórico de crédito no Canadá é aplicar para um cartão e usá-lo de forma responsável. Usar o seu cartão de crédito e fazer pagamentos regulares a tempo irá ajudá-lo a estabelecer um bom histórico de crédito.
  • Estabelecer boas práticas financeiras. Boa capacidade de gestão financeira será a chave para estabelecer uma boa pontuação de crédito. Pagar suas contas no total e em dia, ou pelo menos pagar o valor mínimo mostrado em seu extrato e evitar ultrapassar o limite do seu cartão de crédito. Não só é importante pagar sua fatura de cartão de crédito no prazo, mas pagar todas as suas contas, como de telefone e contas de serviços públicos, pois isso também causará impacto na sua pontuação de crédito. As contas em atraso podem ser vendidas para uma agência de cobrança, o que afetará negativamente a sua pontuação de crédito.
  • Evite ter vários cartões de crédito. Quando se trata de estabelecer o seu histórico de crédito, quanto menos cartões você tiver, melhor. Não se apresse em obter cinco cartões de crédito pensando que isso irá ajudá-lo a estabelecer um histórico de crédito mais rápido. Cada vez que você aplica para um cartão de crédito, sua pontuação de crédito é afetada. Isso ocorre porque o número de verificações de crédito realizadas é levado em conta na sua pontuação de crédito. Além disso, ter acesso a muito crédito e não pagá-lo trará consequências desastrosas para a sua pontuação de crédito e tornará mais difícil o seu acesso à produtos de crédito mais tarde.
  • Siga práticas bancárias seguras. Para proteger-se contra fraudes, é importante nunca compartilhar informações confidenciais, como seu PIN (número de identificação pessoal) com ninguém. É uma boa idéia fazer uma verificação anual do seu relatório de crédito para garantir que ninguém abriu uma linha de crédito em seu nome.
  • Peça ao banco para obter assistência no estabelecimento de um histórico de crédito. Embora seja comum que os recém-chegados se preocupem sobre o fato de não terem uma pontuação de crédito, as instituições financeiras são capazes de ajudar. Fale com o seu banco para obter assistência.

Conheça a sua pontuação

Não manter o controle sobre sua pontuação de crédito é um dos erros financeiros mais negligenciados pelos canadenses. Sua pontuação de crédito é como um boletim financeiro que indica o risco que você representa para os credores. Os bancos verificam a sua pontuação de crédito antes de autorizarem um empréstimo para uma hipoteca ou automóvel e os proprietários de imóveis verificam a pontuação de crédito de seus futuros inquilinos antes de lhes alugarem um apartamento.

A pontuação de crédito é um número entre 300 e 900 que é baseado em seu histórico de pagamento e dívida. Quanto maior o índice, menor o risco que representa a um potencial credor. Uma pontuação de 650 ou superior é considerada boa, ao mesmo tempo que qualquer uma acima de 750 é considerado excelente. Alguém com uma pontuação de crédito baixa (menos de 600) pode ainda ser capaz de obter acesso ao crédito, mas será cobrada uma taxa de juros mais elevada.

Rever o seu próprio relatório de crédito regularmente pode ajudá-lo:

  • Identificar informações desatualizadas ou incorretas. Seu relatório de crédito pode identificar um antigo cartão de crédito que você esqueceu de cancelar ou uma má informação sobre uma linha de crédito existente.
  • Entender porque você não tem recebido aprovação de crédito. Embora seja mais benéfico saber sua pontuação de crédito antes de aplicar para um empréstimo, acessar o seu relatório de crédito pode ajudá-lo a fazer melhores escolhas financeiras, a fim de corrigir quaisquer problemas com o seu crédito que podem atrapalhar no processo de alcançar seus objetivos financeiros.
  • Proteja suas informações financeiras pessoais contra roubo de identidade. Se alguém tem acesso às suas informações financeiras, pode ser capaz de abrir um cartão de crédito ou tomar um empréstimo em seu nome. Fazer uma verificação anual do seu relatório de crédito pode ajudar a identificar um possível comportamento fraudulento.

Serviços

Fonte: Canadian Immigrant

Avatar photo

Cinthia Ferreira é professora de português/inglês/francês e tradutora brasileira, residindo atualmente em Toronto, Canadá. Tradutora formada pela Universidade de Toronto especializada em: Marketing, Business, Turismo, Tecnologia e Documentação para processos de imigração como: Certidões de Casamento, Certidões de Divórcio, Atestados de Antecedentes Criminais, Certidões de Óbito, Diplomas, Documentos de Identidade, Históricos Escolares, Extratos Bancários, Cartas de Recomendação, Currículos, entre outros, nos seguintes idiomas: Inglês, Português, Francês e Espanhol. Professora de Inglês e Português formada em Letras, com mais de 10 anos de experiência em: Cursos Regulares ou Intensivos, Preparação para Teste de Cidadania Canadense, Preparação para exames de proficiência como TOEFL/IELTS, Preparação para exames da imigração CELPIP, MELAB e CAEL, Business English, Conversação, Gramática e Vocabulário através de cursos presenciais ou aulas online.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Dinheiro

Topo