Siga-nos

OiCanadá

Notícias

O dia em que o prefeito de Toronto “ficou nu”

A revista Now Magazine traz na capa da edição dessa semana a foto do prefeito de Toronto, Rob Ford, quase pelado. A fotografia é apenas uma montagem, mas foi o suficiente para gerar uma grande polêmica envolvendo a liberdade de expressão, depois que um email da Prefeitura de Toronto foi enviado para os funcionários, ordenando o recolhimento da revista de prédios municipais.

A edição do dia 31 de março da Now Magazine traz na capa um Rob Ford sorridente, com as mãos no quadris, usando somente uma cueca samba canção e anuncia: “Reportagem especial – A Verdade Nua Sobre Rob Ford”. A foto interna da revista é ainda mais “picante”. Mostra o prefeito de Toronto totalmente nu, somente com uma lata e os dizeres “Gravy Train” cobrindos as genitálias. Todas as fotografias foram alteradas pelo computador para ilustrar o artigo escrito pelo subeditor da Now Magazine, Enzo Dimatteo, que faz uma crítica a Rob Ford como pessoa e político, questionando suas ambições.

Às 9h da manhã da última quinta-feira (31), Lorraine Picket, uma das supervisoras da Prefeitura de Toronto, enviou um email para a segurança interna e gerentes dos outros prédios municipais, onde escreveu: “Oi todos, Eu tenho um pedido do gabinete do prefeito para recolher todas as Now Magazine das localidades/ instalações assim quem possível. Por favor, romovam e descartem”. O email terminou vazando para a imprensa, e o que deveria ser apenas uma situação “desconfortável” para Rob Ford, se tornou notícia em jornais de todo o Canadá.

Em uma entrevista com jornalistas na quinta-feira (31), a assessora de comunicação do prefeito, Adrienne Bartra, teria afirmado que houve um mal entendido entre os dois lados (Prefeitura e Now Magazine). Segundo ela, uma funcionária da Prefeitura sentiu-se ofendida com as fotografias e entrou em contato com um dos departamentos do prédio para saber qual o critério para a permissão de jornais nas instalações, levando a entender que a prefeitura queria se desfazer das edições da revista, o que de acordo com Bartra, não seria verdade.

Bartra negou que Ford tenha tomado essa decisão e acrescentou que o prefeito está acostumado a ouvir críticas da imprensa, mas é incapaz de tomar uma atitude como essa. O OiCanadá entrou em contato com ela para mais detalhes, mas ela nos informou que estava em uma reunião e pediu para que retornássemos horas mais tarde. Até o fechamento deste post, Bartra não havia se pronunciado e nem retornado as ligações telefônicas.

O episódio do recolhimento das revistas gerou indignação em toda a equipe da Now Magazine. “Eu estou chocada com essa atitude. Eu acredito que ainda temos liberdade de expressão e ter descartado nossas edições é inadmissível”, disse em entrevista ao OiCanadá a editora e chefe executiva da Now Magazine, Alice Klein, que acredita que as ordens tenham mesmo partido de Rob Ford. “Ninguém teria o poder de mandar recolher as revistas, além do próprio prefeito. Com isso, ele terminou mostrando a sua verdade nua para a população. Penso que a administração do senhor Ford deveria reavaliar seu poder de autoridade. Quando eles não gostam ou não estão de acordo com algo, simplesmente retalham”, concluiu.

Segundo Klein, um dos funcionários da Prefeitura de Toronto lhe informou que a segurança do prédio do City Hall teria dado ordens para recolher todas as edições da Now Magazine e descartá-las em um recipiente vermelho confidencial, ao invés de serem colocados em cestos para materiais recicláveis. “Foi pedido para que removessem as revistas de todos os órgãos municipais, e isso inclui as bibliotecas públicas. Agindo dessa forma, Rob Ford nos leva a crer que não quer que as pessoas conheçam a sua verdade nua”, afirma Klein.

Rob Ford não foi o único político a ter suas fotos alteradas nessa edição da Now Magazine. O líderes do Partido Liberal, Michael Ignatieff, e do Partido Democrático Novo, Jack Layton, aparecem com sunga vermelha, corpos musculosos e fazendo pose de alterofilista. O primeiro ministro Stephen Harper também foi “exposto”, usando somente uma samba-canção branca.

Esse episódio acontece na mesma semana em que Rob Ford foi criticado pelos meios de comunicação por evitar a mídia. A revista Now Magazine não acredita que o prefeito se pronuncie sobre o ocorrido e não descarta a possibilidade de tomar providências legais. “Não acho que Ford se pronuncie, mas se isso acontecer, ótimo. De qualquer forma nós vamos decidir o próximo passo a seguir e continuaremos avaliando a verdade nua de Rob Ford”, ressaltou Klein.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiCanadá, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades.

1 Comentário

1 Comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Notícias

    Topo