Siga-nos

OiCanadá

Notícias

Esta lâmpada pode salvar o mundo

Quantas lâmpadas você precisa trocar para fazer a diferença? Uma.

Você desligou as suas luzes durante a Hora do Planeta (Earth Hour). Agora ajude a combater a mudança climática instalando lâmpadas fluorescentes compactas em sua casa. Em inglês, elas são chamadas de CFLs, compact fluorescent lamps.

Assista ao vídeo da campanha This Bulb, feito pela National Geographic.

As CFLs consomem 70% menos energia e duram 8 vezes mais do que as lâmpadas normais, que desperdiçam 95% de sua energia em forma de calor. Para dar o mesmo efeito que as lâmpadas normais, procure por rótulos que dizem “warm white” ou “soft white“. Aqueles que informam “bright white“, “natural” ou “daylight” se referem ao mesmo efeito com o qual estamos acostumados a ver nas cozinhas no Brasil, que geralmente usam lâmpadas fluorescentes não compactas.

As lâmpadas ecológicas custam um pouco mais que as normais. No entanto, você vai economizar o suficiente na conta luz para cobrir os custos adicionais da aquisição das novas lâmpadas. Substitua uma lâmpada normal (incandecente) de 100W por uma CFL de 25W e você economizará $30 até o momento em que ela precisar ser trocada.

Como começar a agir? Aí vão alguns passos:

1- Conforme as lâmpadas antigas forem queimando, comece a substituí-las por CFLs.

2- Compre CFLs com o mínimo de voltagem possível. Lembre-se de que uma CFL de 25W tem o mesmo poder de uma lâmpada normal de 100W.

3- Coloque as CFLs nos locais que você mais usa, e transfira suas lâmpadas normais para as áreas menos usadas da casa.

4- Apague as luzes dos cômodos que não estiverem sendo usados.

Fernanda é carioca, publicitária, desenvolvedora web, co-fundadora e editora-chefe do OiCanadá. Imigrou para o Canadá no final de 2006 e se tornou cidadã canadense em 2011.

2 Comentários

2 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Notícias

    Topo