Siga-nos

OiCanadá

Cultura

Video cômico no YouTube mostra frases “ditas” por canadenses

Cada cultura tem o seu esteriótipo, e com os canadenses não é diferente. Um vídeo cômico de 2012 com milhões de visualizações confirma isso. “Sh*t Canadians Say, Eh?” retrata frases hilárias, supostamente faladas por quem cresceu no país.

Até o fechamento desse post, o vídeo já havia sido visualizado 1.005.697 vezes. “Sh*t Canadians Say, Eh?” mostra um rapaz falando frases como “have you seen my toque?” (“você viu minha toca?” em inglês) ou “do you get two loonies for a toonie” (“você troca dois loonies por um toonie”, como são popularmente chamadas as moedas de um e dois dólares no país). Também são mostradas cenas de um “cotidiano canadense”, como o consumo de maple syrup (xarope parecido com o mel de abelha, extraído de uma árvore típica no Canadá) que no clip é colocado não só na panqueca, e torcedores fanáticos por hockey (o esporte mais popular do país).

A garçonete canadense Kimberly Barnes, natural de Sudbury, em Ontário, foi uma das milhares de pessoas que assistiram ao vídeo. “Aquelas frases são mesmo ditas por muitos de nós, e isso deixa o vídeo ainda mais engraçado”, diz ela. “Com exceção do maple syrup sendo colocado na cerveja e o excesso de ‘eh’, o vídeo é bem fiel às expressões canadenses”.

Já o professor de inglês Jamie Hodge, apesar de ter achado o vídeo engraçado, discorda que os canadenses falem assim. “O rapaz força no sotaque e exagera em algumas cenas. Eu nasci e cresci no Canadá, mas nem eu e nenhum dos meus amigos temos carne de alce na geladeira. Porém, não podemos esquecer que é uma brincadeira, e acho que o exagero faz parte”, afirma o professor natural de Vancouver.

O vídeo segue o mesmo estilo de dezenas de outros publicados no YouTube, que viraram uma febre depois que o original Sh*t Girls Say, criado pelos canadenses Graydon Sheppard e Kyle Humphey, foi postado em dezembro do ano passado. Como “vingança”, um grupo de mulheres publicaram Sh*t Guys Say na mesma época.

Existem diversos sites na internet que trazem uma lista dos melhores vídeos “Sh*t People Say”. Entre os que fazem mais sucesso estão Sh*t White Girls Say… To Black Girls, Sh*t People Never Say in the GTA (Grand Toronto Area), Sh*t Monks Say, e claro que não poderia faltar Sh*t White Girls Say to Brazilians, onde são abordadas frases que são ditas para brasileiros.

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiCanadá, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Cultura

Topo