Siga-nos

OiCanadá

Turismo

Kensington Market: O bairro onde o mercado é só um detalhe

Quem frequenta o Kensington Market sabe o quanto esse bairro reflete a diversidade cultural de Toronto. Produtos de diversas partes do mundo, inclusive do Brasil, são encontrados aqui. É um lugar extremamente despojado, onde caminhando nas ruas o visitante se depara com integrantes de diversas tribos como queers, hippies, rastafaris e um grande número de estudantes universitários.

O bairro, que no início dos anos 90 era conhecido como Jewish Market (mercado judeu em inglês), costumava ter como moradores imigrantes europeus judeus e era considerado uma das áreas mais pobres da cidade. Ainda hoje, é possível visitar algumas das sinagogas criadas na época, como a Anshei Minsk, fundada em 1912 na Rua St. Andrew pelos russos. Em 2006 o Kensington Market foi denominado Patrimônio Histórico Nacional.

As ruas do Kensignton Market são cheias de casas no estilo vitoriano, sendo algumas delas bem conservadas. Boa parte dos seus moradores são chineses que habitam essa parte de Toronto (o Kensington Market está situado ao lado de Chinatown), mas há também uma grande parcela de latinos, iranianos, vietnamitas e africanos.

Um dos cartões postais do Kensington Market é o Bellevue Square Park, onde é praticamente impossível não prestar a atenção na estátua em tamanho real do ator e diretor canadense Al Waxman, que cresceu nessa área e atuou na série de televisão canadense King of Kensington, que contava a história de um comerciante do bairro que ajudava seus vizinhos a solucionar problemas.

Carnes, frutas, roupas e até maconha

Cada estabelecimento do Kensington Market faz com que o visitante corra o risco de esquecer da hora, tamanha é a variedade de produtos que podem ser encontrados aqui. Existem diversos brechós (alguns deles considerados os melhores da cidade), açougues, lojas latinas, quitandas de frutas e verduras, e até um estabelecimento onde é possível fumar maconha abertamente. Apesar do consumo da erva não ser legalizado no Canadá, o The Hot Box Cafe atrai um grande número de adeptos há 11 anos, e permite que seus clientes consumam a droga no estabelecimento, mas não autoriza nenhum tipo de venda, troca ou perguntas relacionadas ao produto.

A sensação de liberdade proporcionada pelo Kensington Market é inevitável. É como se todos aqui fossem respeitados independente de raça, cultura ou orientação sexual. Diversos restaurantes, lojas e bares exibem nas suas fachadas a bandeira do arco-íris de seis cores (símbolo do movimento GLBT), ao mesmo tempo em que a grande mistura de comportamentos e culturas nos fazem desejar que o mundo fosse exatamente assim, como um grande Kensington Market.

A arte no Kensington

A arte está presente em diversas formas no Kensington Market. Música, exibição de filmes, mostras de pintura e dança fazem parte do cotidiano do bairro. Um dos pontos que chamam mais a atenção dos visitantes é o Garden Car, um projeto artístico criado em 2006 que consiste na carcaça de um carro (todo pintada a grafite) preenchida com solo e plantas.

Durante os meses mais quentes do ano, diversos shows de música ao vivo ocorrem no bairro, principalmente no Bellevue Square, atraindo um grande número de pessoas. Um dos grandes destaques do Kensington Market é o seu Festival de Luzes, que acontece todos os anos no mês de dezembro e é marcado por uma grande parada de bonecos gigantes, pernas-de-pau, engolidores de fogo, que se animam ao som de muito samba. Nesse mesmo evento existe a apresentação de diversas bandas de música, incluindo algumas de ritmos brasileiros como o Maracatu Mar Aberto e Samba Squad.

Durante o verão de Toronto, o grande sucesso no Kensignton Market é mesmo o Pedestrian Sundays, um festival onde as ruas do bairro ficam fechadas para o acesso de veículos durante o último domingo dos meses de maio e julho e todos os domingos de agosto e setembro. Uma programação especial que envolve músicos e outros artistas tomam conta da área, ao mesmo tempo em que visitantes lotam bares, restaurantes e lojas do local que ficam de portas abertas e faturando alto durante o evento.

Há muito o que fazer no Kensington Market, por isso quem visita o bairro deve reservar pelo menos um dia inteiro para conhecer as atrações. O OiCanadá indica as melhores.

Bares e Boates

  • The Boat (158 Augusta Avenue)- Um dos melhores lugares de Toronto para quem gosta de música ao vivo e novas bandas. Oferece frequentemente noites temáticas com músicas dos anos 70, 80 e trilha sonora de filmes. A decoração é velha e ultrapassada, mas de uma certa forma dá charme a esse local. Representa bem a casualidade do Kensington Market, com um público mais despojado. É um dos lugares favoritos da turma hipster (formada por jovens modernos que inventam moda mas odeiam quando alguém começa a se vestir igual).

Onde comprar

  • Bungalow (273 Augusta Avenue)- Essa loja confirma a tese de como a aparência é importante. O espaço é extremamente bem organizado e possui uma decoração de bom gosto, que lembra uma boutique de roupas caras. Na verdade, Bungalow é um brechó, que se destaca dos outros exatamente pelo seu design, que nem de longe lembra uma loja de roupas usadas. É possível encontrar uma boa seleção de camisetas, jeans e jaquetas para homens e mulheres com preços excelentes.

  • Courage My Love (14 Kensington Avenue)- O nome da loja (coragem meu amor em inglês) nos chamou a atenção. Para quem não gosta do forte cheiro de incenso, precisa mesmo ter coragem. De qualquer forma, tem gente que passa horas e sai com três sacolas cheias. Uma grande seleçao de roupas no estilo hippie e uma moda mais anos 70 fazem parte da vasta coleção. Há muitos modelos ousados. Boa opção para compor a fantasia perfeita para o Halloween.
  • Pérola Supermarket (247 Augusta Avenue)- Essa mercearia é o “porto seguro” de latinos que, assim como eu, não conseguem viver sem algumas iguarias: café Pilão; leite de coco Só Coco; farinha de mandioca Yoki; rapadurinha De Minas; polvilho para pão de queijo Yoki; guaraná Antártica; leite condensado La Lechera (o mesmo Leite Moça da Nestlé, mas fabricado no Chile); doce de leite La Lechera (Doce de Leite Moça fabricado no Chile); Leite Nino (o mesmo leite Ninho brasileiro, mas fabricado no México); Biscoito Maria (Milano, que apesar de não ser brasileiro, lembra muito o nosso biscoito Maria). Isso são apenas alguns dos itens vendidos nesse estabelecimento.
  • House of Spices (190 Augusta)- Todo chef de cozinha que se preze deve se tornar cliente desse estabelicimento. É impressionante a quantidade de temperos que eles possuem, vindos do mundo inteiro. Fizemos até um teste com alguns nomes exóticos encontrados na internet, (alguns dos quais nunca ouvimos falar). Todos na lista estavam sendo vendidos aqui.
  • Kensington Fruit Market (36 Kensington Ave)- Essa quitanda faz parte da nossa lista de melhores opções no Kensington Market por razões óbvias: As frutas são frescas, boa variedade, preços razoáveis e bom atendimento. Precisa falar mais alguma coisa?

Onde comer

  • Jumbo Empanadas (245 Augusta Avenue)- Eu nunca fui muito chegado a empanadas, até conhecer esse restaurante. A melhor empanada de bife que já comi no Canadá. O único problema é que o lugar não tem muito espaço e possui pouquíssimas mesas. Porém, o preço compensa. $5 por uma empanada de tamanho bastante razoável.
  • Wanda’s Pie In the Sky (287 Augusta Avenue)- Nossa, mais que torta gostosa era aquela que comemos? Impossível esquecer o sabor. Uma das melhores tortas de maçã que eu já tive a oportunidade de experimentar. Sem falar na qualidade do serviço. Quando visitamos o local estava lotado de gente, e mesmo assim os funcionários estampavam um sorriso no rosto e disposição em ajudar os clientes.

  • Pancho’s Bakery (214 Augusta Avenue)- Diversos pães e doces mexicanos são encontrados aqui, mas nada se compara ao churros desse local. Crocante, com bastante recheio e muito calórico. Exatamente do jeito que um bom churros deve ser.
  • Miss Cora’s Kitchen (69 Kensington Avenue)- O OiCanadá visitou esse lugar depois que um de nossos leitores recomendou o cupcake. O bolinho possui uma boa consistência, derrete na nossa boca, e parece ter a quantidade de açucar exata. Existem outras opções no cardápio, mas a especialidade da casa é sem dúvidas o cupcake.

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiCanadá, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Turismo

Topo