Siga-nos

OiCanadá

Lazer

Café com Letras oferece boa dose de cultura, networking e guloseimas brasileiras

Além de ser uma excelente oportunidade para conhecer pessoas e ampliar o networking, o Café com Letras oferece palestras sobre arte, educação e cultura, sempre acompanhadas de um delicioso café com especialidades brasileiras. Conheça um pouco mais sobre esses encontros e quem sabe você estará no próximo!

Após algum tempo morando no exterior, é comum a pessoa sentir uma pontinha de saudade de sua terra natal, da comida, da língua, dos amigos e outras coisas boas que ficaram para trás. Mas em Toronto é possível reviver um pouquinho a cultura e a calorosidade brasileira através dos encontros do grupo Café com Letras.

O Café com Letras é um grupo de brasileiros que se reúne desde junho de 2011, quando sua organizadora, a artista plástica Solange Escosteguy Cardoso, realizou o primeiro encontro. Antes disso, Solange já era, como ela própria se define, uma “agitadora cultural”. Sempre esteve envolvida em organizar exposições e eventos culturais, até mesmo quando morou em Angola acompanhando seu marido, então Embaixador do Brasil em Angola (atual cônsul-geral do Brasil em Toronto).

Já no Canadá, ela conta: “Quando cheguei aqui, me senti de mãos vazias e comecei a procurar o que poderia agregar numa cidade que tem tudo, pois nossa comunidade já contava com inúmeros meios de comunicação locais”. E assim Solange começou a pensar como poderia reunir brasileiros para discutir assuntos culturais. Hoje, após mais de dez encontros, ela analisa: “Para mim fica a sensação de que consegui dar meu grãozinho na manutenção da nossa cultura e no bem-estar dos participantes. É o prazer de um tempo bem aproveitado”.

Isso pode ser observado no aumento do número de participantes a cada palestra. O café começou com 20 participantes, mas tem hoje uma lista com mais de 400 nomes. Segundo Solange, “o Café começou só para mulheres e hoje é absolutamente misto. Além disso, o público varia muito de acordo com o tema das palestras, mas há aqueles que não perdem um só encontro”. O que atrai tantas pessoas?

O músico e empresário Henrique Matulis nos conta por que começou a frequentar o Café com Letras: “O interesse surgiu da vontade de fazer contato com outros brasileiros residentes em Toronto e também pelos temas apresentados. São apresentações de qualidade sobre temas super interessantes”. Outra participante do Café com Letras, a coordenadora educacional Andrea Rondinelli concorda: “O Café é um espaço onde posso aprender, trocar informações, conhecer pessoas novas, ampliar meu network… Sempre que volto dele, volto mais feliz. O ambiente é muito agradável!”.

O espaço e o café da manhã

Convenientemente, o Café com Letras é realizado no restaurante brasileiro Cajú e sempre começa com um delicioso café da manhã. Nas edições extras, quando os encontros acontecem no final do dia, são servidos petiscos e caipirinha. Solange nos conta um pouco sobre o começo dessa parceria: “Eu precisava de um espaço. Queria que fosse um encontro aberto, que ninguém se sentisse intimidado de invadir a privacidade das casas particulares. Mário foi muito receptivo e facilitou a vida de todos preparando o café. Ele cede o espaço e prepara um café farto de guloseimas brasileiras”. Quando o Café com Letras começou, cada participante levava um prato, mas hoje ninguém precisa mais se preocupar com isso. Por uma taxa de $15, é só aproveitar todas as delícias preparadas pelo Mário, dono do restaurante.

O networking

O tempo reservado para o café da manhã é sempre muito animado, pois é também o momento de conhecer pessoas novas ou encontrar antigos amigos. As conversas geralmente resultam em muita troca de e-mails e telefones, e muitos saem com contatos de futuros clientes ou parcerias. É por isso que Andrea afirma: “O que mais gosto no Café é a oportunidade de convívio e troca de experiências com brasileiros de diferentes áreas. E claro, os conteúdos das palestras também são excelentes”. Henrique também gosta desse momento e faz uma analogia muito interessante: “Acho muito bem dividido o tempo, com espaço para socialização no começo e no final e com a palestra no meio. Acho que é como goiabada com queijo. Os dois são bons, mas juntos fica melhor ainda”.

As palestras

Antes do início das palestras, os novatos se apresentam rapidamente e falam de sua área de trabalho, o que é especialmente importante para favorecer novos contatos profissionais. Então a palestra começa, sempre com temas destinados à comunidade brasileira morando em Toronto. Alguns palestrantes que já passaram por aqui trataram de assuntos relacionados a música, filme, fotografia, saúde e bem-estar, mercado de trabalho, entre outros. Os palestrantes são, geralmente, profissionais brasileiros que conseguiram desenvolver uma carreira bem-sucedida no Canadá e podem, com sua experiência de integração e trabalho na comunidade, orientar outros brasileiros que moram aqui. E esse é de fato um dos objetivos do Café: fazer com que todos se beneficiem da experiência um do outro, ao mesmo tempo em que valorizamos nossas raízes e nossa cultura.

Um ponto forte desse momento é que as palestras são em português, pois como diz Solange, “o grande diferencial do Café com Letras é a nossa língua-mãe. É um pequeno detalhe que faz com que todos se sintam em território brasileiro”.

Após as palestras, alguns brindes oferecidos por profissionais brasileiros da comunidade são sorteados. Segundo Solange, “o Café com Letras se tornou um ponto de networking e as pessoas gostam de divulgar seus produtos”, de modo que os brindes acabam sendo uma ótima forma de divulgação e exposição profissional. Durante todo o encontro, Solange também conta com simpáticos voluntários para as atividades de recepção, bem como para fotografia e filmagem, os quais realizam um excelente trabalho em conjunto e fazem com que todo o evento seja um sucesso.

Para saber mais sobre os encontros e manter-se atualizado sobre as futuras palestras, acompanhe o grupo Café com Letras no Facebook e no blog de Solange.

4 Comentários

4 Comments

  1. mARCIA

    05/out/2012 at 6:05 PM

    olá Andréia,
    adorei a matéria! Gostei de saber como os brasileiros encontraram um jeitinho de se encontrarem e viverem sua “brasilidade” no Canadá. Fiquei até com vontade de participar de um destes encontros, que devem ser bem calorosos e enriquecedores!
    beijo

  2. Andréia Morais

    03/out/2012 at 4:07 PM

    Ficou excelente a matéria! E tenho certeza que abrirá oportunidade para outras pessoas poderem conhecer esses encontros que são maravilhosos. Vale a pena conferir. Bjs

  3. Suely Anunciacao

    03/out/2012 at 3:13 PM

    Adorei a materia sobre o Cafe com Letras, bem escrita e animada. Gostei muito da analogia feita sobre a divisao de tempo do encontro com goiaba com queijo, um sorriso veio aos meus labios quando li. Solange e nossa madrinha no Canada. Acho que devemos pedir a Dilma uma medida provisoria que permita a Solange e o Dr. Afonso ficarem por mais tempo em Toronto. Sei que pode soar egoista privando os brasileiros de outros paises da alegria desse casal, mas nos brasileiros no Canada merecemos!

  4. Ana Cláudia

    03/out/2012 at 2:25 PM

    Olá, achei excelente a idéia do evento que já vem dando certo há algum tempo. Estou me programando pra ir ao Canadá no ano que vem pra estudar ( ficarei apenas 01 mês) e se possível fosse gostaria de poder me juntar a voces em um desses encontros.

    Att.

    Cláudia Alves

Deixe um comentário

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Mais em: Lazer

Posts Populares

Topo

Canadá na Web – Assine de graça!

Uma seleção das melhores notícias e artigos da internet sobre o Canadá, criada exclusivamente para assinantes. Digite seus dados abaixo e fique por dentro.

Cadastro efetuado com sucesso!

Canadá na Web – Assine de graça!

Uma seleção das melhores notícias e artigos da internet sobre o Canadá, criada exclusivamente para assinantes. Digite seus dados abaixo e fique por dentro.

Cadastro efetuado com sucesso!

Canadá na Web – Assine de graça!

Uma seleção das melhores notícias e artigos da internet sobre o Canadá, criada exclusivamente para assinantes. Digite seus dados abaixo e fique por dentro.

Cadastro efetuado com sucesso!