Siga-nos

OiCanadá

Vistos e Imigração

Modelos de cartas para pedido de visto canadense poupam tempo na hora de preparar a documentação

Não sabe como fazer as cartas pedidas pelo Consulado canadense para solicitação de visto? Não esquenta, o OiCanadá ajuda você com alguns modelos básicos.

Algumas pessoas, (geralmente marinheiros de primeira viagem no assunto intercâmbio), ficam horrorizadas com a parte burocrática ao aplicar para qualquer tipo de visto. Se você é uma destas pessoas, esse post é pra você.

Existem diversas cartas que são requeridas pelo consulado Canadense (VAC), estas cartas são essenciais e exigidas não só pelo Governo Canadense, mas também por diversos outros países.

É importante ressaltar que os documentos são enviados via correio, ficam retidos com o Consulado e não são devolvidos, a não ser seu passaporte, é claro. Dessa forma, é importante que sejam tiradas cópias dos documentos a serem enviados. Alguma pessoas costumam tirar cópias autenticadas, mas não há necessidade, pois isso não é uma exigência do Consulado Canadense.

Carta custeio

A Carta de Custeio nada mais é do que uma carta de quem está bancando sua viagem, ou seja, de quem arcará com os custos da sua estadia no Canadá enquanto você estiver por lá. Geralmente quem pode emitir esta carta são parentes de 1º grau (pai, mãe e irmãos). Mas em alguns casos são aceitas cartas emitidas por padastros, madastras e padrinhos, por exemplo, dependendo da situação e do perfil do candidato.

Vale ressaltar que, junto à carta de custeio, deverão ser anexadas cópias dos extratos bancários que comprovem dinheiro suficiente para que você se mantenha no país durante a sua estada.

Abaixo um modelinho de Carta de Custeio. Caso você esteja arcando com as despesas da sua viagem, esta carta está dispensada.

Modelo de Carta Custeio

Eu , (nome do seu pai, mãe, irmão ou responsável legal), RG (número da identidade do seu pai, mãe, irmão ou responsável legal) e CPF (número de CPF do seu pai, mãe, irmão ou responsável legal) declaro, para os devidos fins, ser o responsável financeiro de todas despesas decorrentes na viagem a ser empreendida por meu(minha) filho(a), (seu nome), RG (seu número de identidade) e CPF (seu número de CPF), cujo destino será (cidade), Canadá, cursando a escola (nome da escola) durante o período de (data inicial) a (data final). Anexo comprovação de rendimentos financeiros conforme solicitação. Colocando-me à disposição para quaisquer outras informações que se façam necessárias.

(nome completo do responsável)
(telefones de contato)

Assinatura

Data:

Carta Convite

A Carta Convite é uma formalidade exigida caso você tenha interesse em visitar um amigo ou parente que seja residente do Canadá. Basicamente, seu amigo ou parente emitirá uma cartinha simples demonstrando estar de acordo com sua estadia na residência dele. Essa carta deverá estar acompanhada de algum documento que comprove a situação regular do seu anfitrião dentro do país – uma prova de sua cidadania canadense como certidão de nascimento no Canadá e cartão de cidadania canadense, cartão de residente permanente, ou visto de residente temporário. É bom lembrar que, caso você esteja dando entrada  no VAC do Brasil, a carta poderá ser em português. Entretanto, muitas vezes, na hora de desembarcar no Canadá o oficial da imigração lhe questionará sobre onde você residirá durante seu período de visita. Dessa forma, para garantir uma segurança maior, é sempre bom apresentar uma cartinha em inglês. Seguem abaixo ambos os modelos, em português e inglês.

Modelo de Carta Convite (em português)

Ao

Oficial Consular

Departamento de Imigração

Prezado(a) senhor(a),

Eu (nome do anfitrião, estado civil, profissão, nacionalidade), portador da carteira de identidade (número da carteira de identidade), residente à (endereço completo), convido (nome do convidado completo, nacionalidade, profissão), portador do passaporte (número do passaporte), residente à (endereço completo), a visitar-me no período de (início do período) a (fim do período).

Esclareço que, durante sua permanência no (nome do país) o(a) Senhor(a) (nome do convidado) ficará hospedado(a) em minha residência à (endereço completo + telefones de contato).

Comprometo-me a assumir todas as despesas de meu convidado com hospedagem, alimentação e outras que se fizerem necessárias durante sua estada no (nome do país).

 Atenciosamente,

 (assinatura do anfitrião)

Modelo de Carta Convite (em inglês)

A ser apresentada ao Oficial de Imigração quando desembarcar no Canadá.

To

Consular Officer

Department of Immigration

I (nome do seu parente ou amigo que mora no Canadá, nacionalidade, estado civil, profissão) would like to inform that I wish to invite, (seu nome completo como no passaporte) to visit me in Canada between (mês, dia e ano que você chegará no Canadá) and (mês, dia e ano que você irá deixar o Canadá).

(Seu nome completo) will stay in my residence and all living costs are going to be supported by me.

(Assinatura)

(Nome completo do seu parente ou amigo)

Address: (Endereço do seu parente ou amigo)

Phone: (Telefone do seu parente ou amigo)

 Observações Importantes:

  • Apenas cidadão natural de um país ou devidamente legalizado pode convidar estrangeiro para visitar o seu país.
  • A carta a ser apresentada no VAC, no Brasil, poderá ser em português. Já a carta a ser apresentada ao oficial de imigração no Canadá deverá ser em inglês, conforme o modelo acima.
  • O anfitrião poderá reconhecer sua firma no Consulado Brasileiro (caso seja brasileiro) pois assim garantirá uma segurança maior na hora do seu desembarque, mas isso não é um item obrigatório.

Carta de Intenção

A Carta de Intenção é normalmente usada para reforçar a comprovação de vínculos com o país de origem e apresentar formalmente quais as intenções e planos de viagem. Essa carta costuma ajudar as pessoas com poucas chances de comprovação de vínculo social, e deve ser preenchida com os dados do requerente.

Modelo de Carta de Intenção

Ao Consulado Canadense,

Eu, (nome), brasileiro, (solteiro), nascido em (data), natural do Estado (estado), filho de (nome do pai), e (nome da mãe), carteira de identidade RG (número), CPF (número), residente na (endereço e CEP), venho por meio desta requerer a concessão do visto de (tipo de visto), para estudar inglês no curso da (escola), na cidade de (cidade), no Canadá, pelos motivos a seguir expostos:

Aqui você deve explicar, quais motivos fazem você querer estudar no Canadá, mas deixe de lado assuntos como “porque eu amo neve ou porque é um pais maravilhoso”, pois o governo canadense quer ter a certeza de que você retornará ao Brasil após o seu período de estudos por lá. Então, as frases a seguir ajudam muito:

  1. A língua inglesa agregará valor à minha carreira…
  2. Necessito aprimorar meus conhecimentos na língua inglesa, para que assim adquira melhores oportunidades em minha carreira quando retornar ao Brasil.
  3. Um dos requisitos de minha pós graduação em minha universidade é a língua inglesa…

Permaneço à disposição quanto a eventuais esclarecimentos que se julgarem necessários.

 (nome)

Carta do Empregador

Esta é uma outra carta muito utilizada quando trata-se de profissionais experientes que vão estudar no exterior por um período (geralmente pós graduação ou inglês), e continuam vinculados com a empresa em que trabalham no Brasil, suspendendo o contrato de trabalho até que terminem seus estudos no exterior.

Esta carta é só mais uma maneira de reforçar que você retornará ao Brasil quando terminar seus estudos e basicamente deve ser enviada juntamente com as demais cartas acima citadas. Nela a empresa explicará ao Consulado que você é empregado dela estando a mesma ciente de seus estudos lá fora e aguardando seu retorno.

Modelo de Carta do Empregador

Ao Consulado Canadense

Nome da Empresa,pessoa jurídica devidamente inscrita no CNPJ/MF(número do CNPJ) com escritório na (Rua, número, bairro, Cidade, Bairro, País – CEP) vem por meio desta declarar, para os devidos fins, que (seu nome), brasileiro(a), solteiro(a), nascido(a) em (data), natural do Estado (estado),portador(a) da CTPS número…série, É COLABORADOR DE SEU QUADRO DE EMPREGADOS desde (data de admissão), estando ciente de seu período de estudos no exterior para melhor contribuir para com esta empresa, permanecendo ao aguardo de seu retorno quando finalizado o programa de (Inglês, pós graduação ou Universidade).

Permanecemos à disposição quanto a eventuais esclarecimentos que se julgarem necessários.

Atenciosamente,

(Nome do Responsável Legal, geralmente alguém do Recursos Humanos)

Data

Assinatura

Observação: Nunca é demais mandar uma cópia do contrato social da empresa junto com a carta.

É isso aí, agora que vocês já sabem fazer as cartas, mãos à obra e sem grilo, pois comprovando sua honestidade para o Consulado, não é uma simples carta que vai barrar seu visto!

Um abraço!

Avatar photo

Marcel tem 28 anos, é paulista nascido em São Bernardo do Campo, advogado, fundador do Diário de Intercâmbio - Trollando Toronto no Youtube e Facebook. Ele se considera uma pessoa "easy going", como dizem aqui no Canadá, curte viajar, fazer novas amizades e aproveitar a vida! It's always a good time!

20 Comentários

20 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Vistos e Imigração

    Topo