Siga-nos

OiCanadá

Educação

De volta às aulas

As aulas estão vindo aí. De acordo com o Toronto District School Board, órgão responsável por administrar as escolas públicas, qualquer criança que more em Toronto é bem-vinda à escola e pode ser matriculada em qualquer época do ano. Saiba como funciona.

http://www.flickr.com/photos/travis_warren

http://www.flickr.com/photos/travis_warren

O próximo fim de semana representa o final das férias de verão. Com as aulas chegando, chega a hora de comprar material escolar, uniforme e cuidar do necessário para preparar os filhos para o ano letivo (de 2 de setembro de 2009 a 30 de junho de 2010). Mas, antes de mais nada, tem a matrícula.

Para todos

Todos os estudantes que residem em Toronto podem frequentar as escolas do Toronto District School Board, inclusive aqueles que estão em situação imigratória irregular. Aliás, toda informação a respeito do aluno é mantida confidencialmente.

Alunos intermediários

O primeiro passo para matricular seu filho (de 4 a 13 anos de idade) é descobrir qual é a escola da sua vizinhança. Para isso, basta você digitar o nome da rua em que mora nesta página, ou ligar para (416) 394-7526.

Em seguida é preciso levar os seguintes documentos, necessários para a matrícula:

  • Documento de identidade da(s) criança(s)
  • Comprovantes de endereço (por exemplo: conta de luz, telefone, ou extrato bancário)
  • Comprovante de guarda (caso a(s) criança(s) não more(m) com os pais);
  • Comprovante de cidadania canadense, cartão de residência permanente ou refugiado.

Para mais informações, visite o escritório de Admissão e Programas Internacionais, localizado no 5050 da Yonge Street (na Mel Lastman Square). Os telefones são (416) 395-8109 ou (416) 395-9618.

Alunos de nível secundário

Caso o seu filho tenha mais de 13 anos, vá primeiro a um Newcomer Reception Centre. Se você mora a leste da Yonge, vá ao Greenwood Reception Centre, 24 Mountjoy Avenue, fone (416) 393-0750. Se mora a oeste da Yonge, vá ao Bickford Centre, 777 Bloor St.West, fone (416) 393-1444. Para ambos os endereços é necessário marcar hora.

Os documentos necessários são:

  • Documento de identidade da(s) criança(s) (certidão de nascimento ou passaporte, e cartão de residência permanente);
  • Dois comprovantes de endereço (por exemplo: conta de luz, telefone, ou extrato bancário)
  • Cartão de vacinação (caso possua);
  • Documentos da escola anterior (boletins, comprovantes de matrícula, etc)
  • Certificado de batismo (para as escolas católicas).

Nesse centro, seu filho fará testes de inglês e matemática, para a definição de um plano de estudo para ele. Eles também vão avaliar os documentos acima e aí a criança será encaminhada a uma escola perto da sua casa, onde será feita a matrícula.

Para saber mais informações acesse o site do Toronto Distric School Board ou ligue para o (416) 395-8109 ou (416)395-9618.

Dicas

A página do canal de TV CP24 possui uma série de dicas sobre material escolar, transporte etc.

23 Comentários

23 Comments

  1. Alexia Manzo

    20/nov/2015 at 9:47 PM

    PS:eu sou vou fazer quando estiver no 1ano do colegial quem sabe…só quero organizar as coisas para saber bem e não tem que fazer no 2ano ou 3…

  2. Alexia Manzo

    20/nov/2015 at 9:45 PM

    Ola , Christian eu tenho 13 anos (ano que vem irei para o 9ano) .
    Eu tenho uma melhor amiga que mora em Toronto Canada (eu praticamente morava na casa dela quando ela estava no Brasil ) ela se mudou para la com os pais faz tempo .
    Eu gostaria de saber se tem como eu morar na casa dela …. Ou eu tenho que fazer intercambio para quebra o galho….

    • http://www./

      10/set/2016 at 6:58 AM

      Hello, doctor!What are the details that you would require before prescribing a patient suffering from hair greying problem?if you please kindly give the format, it will be easier for all of us.You are doing a great job.Thanks!

  3. Sueli

    04/out/2015 at 1:09 PM

    Oi Cristin, adorei seu post. Estou indo para Toronto com marido e 2 filhos (8 e 12 anos), to pesquisando muito a maior das preocupações das mães, a escola das crianças e nessa pesquisa encontrei informações contraditórias sobre o tema. Meu marido vai com visto de estudante em um college e eu e as crianças de acompanhantes, vou tentar direito de trabalhar. Minha dúvida é: terei que pagar para os meninos frequentrem a escola pública? Encontrei um post dizendo quero no caso de visto para o college os filhos do estudante têm direito apensiono público. Isso procede ou depende da província?

  4. Elias

    01/out/2013 at 4:36 PM

    Ola Christian, estava precisando te fazer uma pergunta, estou com 22 anos, e nao terminei meu ensino medio no brasil, e nem aqui no canada. cheguei ao canada com 16 anos, e desde que cheguei nao me preocupei em estudar, apenas trabalhar. Moro em toronto, e gostaria de saber com voce, se voce puder me ajudar, se tem alguma possibilidade, de eu terminar o high school aqui. mesmo que pagando, queria terminar, e se ha alguma escola com classes noturnas, porque trabalho de dia. desde ja, obrigado pela atencao.

  5. Izabela

    03/nov/2012 at 9:15 AM

    So uma observacao: ele nao fala fluente o ingles.queria saber essas informacoes antes dele ir,pois so vou manda- lo se ele for cursar o 3 ano,pois acho que ele se prejudica se for recomecar o 2 ano.que providencias meu irmao podera tomar antes dele chegar? Entendeu?

  6. Izabela

    03/nov/2012 at 9:12 AM

    Meu filho de 15 anos quer terminar o high school em toronto.ele é cidadao canadense e ira morar com o tio dele ,meu irmao ,que ja mora ai e é tb Canadense(de nascimento). Bom,no proximo ano ele vai cursar ,aqui no brasil,o 2 ano do ensino medio e ai ele iria no segundo semestre para toronto que é o inicio do ano letivo .queria saber se ele pode fazer o 3 ano do ensino medio ou tera que comecar de novo o 2 ano? No aguardo,
    Obrigada

  7. Kaik

    08/nov/2011 at 3:53 PM

    muito obrigado pelas informacoes, mas eu tenho 17 anos e estudei 3 nos na europa. voltei pro brasil e estou a 1 ano sem estudar. eu consigo fazer o restante o ensino medio no canadá? vc tem alguma indicação de escola q possa me receber e q ñ seja tão cara?? obrigado
    paulo kaik

  8. Luís Sérgio Borges Fantacini

    27/set/2011 at 3:22 PM

    Prezado Christian,

    Eu e minha esposa somos funcionários públicos no Brasil, e estamos indo para Toronto em meados de março do próximo ano (em licença oficial do trabalho, para capacitação), para um período de quase 5 meses (dos quais três serão dedicados a curso de inglês).
    Além de estudar inglês, meu maior desejo é proporcionar a meus filhos a experiência de morar em um País/Cidade completamente distinta da nossa, com cultura e língua diferentes, já que vivemos em Ribeirão Preto (cidade do interior do Brasil, com 600 mil habitantes). Mas para que essa experiência seja ainda melhor, gostaria de colocar meus filhos na escola regular.
    Só que até agora não consegui saber se poderei matriculá-los, em razão do período em que vamos estar por aí (março a agosto), que vai pegar o “final” do ano letivo, além do fato de que estaremos “morando provisoriamente”, apenas com visto de turista.
    Para o mais velho (de 11 anos), a alternativa que pensamos seria matriculá-lo também num curso de inglês, mas não conseguimos escola que o aceite em turma regular nesse período (só encontrei cursos de férias em julho e agosto, enquanto nosso curso será de março a junho), tendo sido oferecido aulas particulares (que além de caras, não atendem ao nosso propósito).
    Para o mais novo (de 6 anos), nos sugeriram baby care, mas também li aqui no blog que não é nada barato, além de difícil encontrar vagas, principalmente de meio período.
    Enfim, estou deveras preocupado, e gostaria que você me desse uma ajuda, me informando se é possível eu conseguir colocá-los em escola regular (mesmo que apenas como “ouvintes”, “visitantes”, sem implicar em aprovação em ano letivo ou algo parecido), como proceder, ou onde obter essas informações (pra quem perguntar).

    Qualquer ajuda será muito útil.

    Obrigado.

    Luís.

    • Christian Pedersen

      27/set/2011 at 5:15 PM

      Olá Luís,
      Eu nao acredito que seria possivel uma escola, mesmo que regular, aceitar alunos apenas como “ouvintes”ou “visitantes”.
      Existem bons artigos aqui no OiToronto a respeito, como:

      http://oitoronto.com.br/13741/elementary-e-secondary-schools-no-canada/

      Para o aluno que não é cidadão canadense ou permanent resident e não está em um processo de imigração durante o período de estudo, o ano letivo custa C$12,5 mil em elementary schools e C$14 mil em high schools. Livros e transporte escolar estão incluídos no valor. Para os demais alunos este custo é subsidiado pelo governo, também com direito a livros e transporte.

      e o artigo:

      http://oitoronto.com.br/11182/e-possivel-registrar-filho-na-escola-sendo-ilegal/

      O Enir Bassani, do Toronto District School Board, se colocou à disposição dos leitores do OiToronto para tirar qualquer duvida, através do telefone 416-222-8282 Ext. 2586.

      Boa sorte!

  9. Ana cardoso

    01/fev/2010 at 5:25 PM

    Oi Christian,

    Será que vc ou alguém aí, sabe me informar sobre qual matéria será feito os testes de matemática da High School???? Mais aritmética, álgebra, equivalência…sei lá. O Gabriel está APAVORADO com isso!!!!! E embora ele seja bom em matemática, EM PÂNICO, NÃO VAI SAIR NADA, NEM DA CANETA, NEM DA CABEÇA!!!! Então, gostaria de ter uma idéia de como são feitos os testes para novos alunos, da idade dele (14 anos). Aqui, ele está iniciando o 9º ano – antiga 8º série! Ele vai pra escola até 31 de março, assim, ele mantém os estudos e reforça o inglês e a matemática. Obrigada pela atenção e ajuda.
    abraços

    • Christian Pedersen

      01/fev/2010 at 1:32 PM

      Olá Ana,
      Temos as respostas para suas questões. Como a princípio imagino que voces irão se mudar para a cidade de Toronto, entramos em contato com o Toronto District School Board, que é o principal daqui. Caso vocês mudem para outra cidade, aí você precisaria entrar em contato com o School Board da outra cidade ou região.
      No caso de Toronto, o que fomos informados é que primeiro vocês teriam que estar fisicamente na cidade, morando no país como residentes permanentes (landed immigrants) e com endereço definido. Com o endereço na mão, o próximo passo é ligar para 416 395 8109 ou acessar o site tdsb.on.ca, onde pode-se informar o endereço e será fornecido uma lista de escolas próximas da residência. Em seguida, com os dados da escola, basta entrar em contato e agendar um assessment. Segundo o TDSB, o seu filho pode começar a estudar mesmo que seja no final de abril.
      Em relação ao teste de matemática, eles não podem informar como é, quais os tópicos, etc.

      • Ana Cardoso

        01/fev/2010 at 9:24 PM

        OBRIGADA Christian!!!!
        Este site tem sido "UM GRANDE COMPANHEIRO" nessas horas de dúvidas, expectativas e aprendizados!!!
        VALEU GENTE!!!
        Até mais, bjs e abraços à todos

  10. Ana cardoso

    30/jan/2010 at 6:55 PM

    Olá Christian,

    Eu e minha família, marido e 3 filhos (de 22, 18 e 14 anos) estamos chegando em Toronto no dia 22 de abril e devo te dizer que minha cabeça está "fervilhando'" com tantas dúvidas e tantas providências à tomar!!!!!!!! Obrigada pela sua ajuda com a dica de onde procurar a escola pro meu filho mais novo porém, vc acha que ainda dará tempo para isso, sendo que, chegaremos no final de abril e o ano letivo vai até junho???? Obrigada mais uma vez à vc e toda a equipe. Tenho passado algumas horas aqui no site, tentando me familiarizar com a Vida em Toronto!!!!
    Beijos pra vc e pra todos

    • Christian Pedersen

      30/jan/2010 at 7:10 PM

      Oi Ana,

      Obrigado pelo comentário e fico feliz que você esteja visitando o OiToronto.
      Sobre o ano letivo e escola, como é o ingles do seu filho? Pela idade dele, ele deve ir para o high school. Nós vamos entrar em contato com o Toronto District School Board e procurar saber como funciona. Assim que obtiver resposta, mando email pra voce.

      • Ana cardoso

        30/jan/2010 at 8:32 PM

        Obrigada mais uma vez!!!!
        O inglês do Gabriel é muito bom!!! Pelo menos aqui, ele não tem vergonha de falar e vive conversando com o pai e os irmãos, reproduzindo falas de filmes e traduzindo algumas frases de músicas pra mim!!!! Acho mesmo que, daqui de casa, EU sou a mais "fraquinha"!!!
        …MORRO DE VERGONHA na hora de responder porém, entendo com facilidade o que estão falando…Bem, minha preocupação é com o Gabriel em primeiro lugar e agradeço a sua ajuda. Aguardo seu e-mail ok?
        Até mais

  11. Marcio

    12/dez/2009 at 6:29 AM

    Oi Cristian,
    Terminei o processo e estou indo para Toronto como skilled worker em fevereiro/2010 com 3 crianças (4,5 e 15 anos). Atualmente busco informações sobre educação e suas dicas foram super úteis.
    Um abraço

    • Christian Pedersen

      12/dez/2009 at 11:40 AM

      Oi Marcio,
      Fico feliz que as informações tenham sido úteis para você e sua família. Espero que o OiToronto esteja bem presente nesta nova fase de suas vidas. Welcome to Toronto!

    • Ricardo Vallejos

      19/mar/2010 at 10:13 AM

      Olá Márcio
      Li sua mensagem neste site e me vi nesta situação. Pretendo iniciar meu processso de imigração como skilled worker logo e tenho um filho de 06 anos. Como foi o teu processo familiar para colocar teus filhos na escola. Que dificuldades tivesse de enfrentar? Como foi a adaptação de teus filhos? Agurado suas considerações e cordiais saudações.

  12. Daniel Dais

    30/out/2009 at 3:42 PM

    Cara Essa Dica E Demais.mais tenho uma duvida sobre escolas de teatro tem alguma escola de teatro boa ai em toroto.

    • Christian Pedersen

      31/out/2009 at 3:13 PM

      Oi Daniel,

      Obrigado pelo participação. Para responder a sua pergunta, contactamos a atriz e produtora Bárbara de la Fuente, da Southern Mirrors, que disse o seguinte:

      “Escolas de teatro – a melhor delas é a National Theatre School of Canada em Montreal, equivalente a EAD no Brasil – muito dificil de entrar, mas o ator quando sai, sai praticamente empregado.

      A University of Toronto tem um program de drama – nível universitario – que é bom também. A George Brow tem um programa de teatro tb.

      Agora se ele procura algo sem estar vinculado a uma unversidade ou algo de curta duração, a Seneca oferece alguns cursos, como também o Equity Showcase.”

      Esperamos que ajude. Aproveitamos para a agradecer a ajuda da Barbara.

  13. sil

    03/set/2009 at 7:12 PM

    conheci seu site através de uma busca na internet… nossa!!!! já virei fã…. estamos iniciando nosso processo, mas já venho estudando essa idéia a mais de 3anos e só agora criamos vergonha na cara.
    tem dicas ótimas… muito bom mesmo, até tomei a liberdade de colocar um link no meu blog….. abços

    • Christian Pedersen

      08/set/2009 at 8:19 PM

      Obrigado, Sil. Infelizmente nao consegui encontrar o link no seu blog. De qualquer forma, gostaria de colocar um link na nossa lista de blogs.

Deixe um comentário

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Christian Pedersen é natural de Santos, São Paulo. No Brasil, trabalhou na gravadora Roadrunner Records, depois abriu um escritório de promoção e marketing para bandas e artistas, tendo clientes como a gravadora BMG, os selos Geléia Geral e Dubas. Christian mudou-se para Toronto em 2002, e virou cidadão canadense em 2007. Escreveu a coluna Conexão C no Brasil News em março de 2007 e, de maio a outubro de 2008, foi editor-interino do jornal. Do fim daquele ano, até outubro de 2010, foi editor e co-fundador do blog OiToronto.

Mais em: Educação

Posts Populares

Topo

Canadá na Web – Assine de graça!

Uma seleção das melhores notícias e artigos da internet sobre o Canadá, criada exclusivamente para assinantes. Digite seus dados abaixo e fique por dentro.

Cadastro efetuado com sucesso!

Canadá na Web – Assine de graça!

Uma seleção das melhores notícias e artigos da internet sobre o Canadá, criada exclusivamente para assinantes. Digite seus dados abaixo e fique por dentro.

Cadastro efetuado com sucesso!

Canadá na Web – Assine de graça!

Uma seleção das melhores notícias e artigos da internet sobre o Canadá, criada exclusivamente para assinantes. Digite seus dados abaixo e fique por dentro.

Cadastro efetuado com sucesso!