Siga-nos

OiCanadá

Cultura

Como os canadenses comemoram o Dia de Ação de Graças

Nesta segunda-feira, os canadenses celebram o Thanksgiving — Dia de Ação de Graças. Este feriado é um marco importante no ano, cheio de simbologia e tradição. Sua origem vem da festa inglesa Harvest Day — Dia da Colheita —, quando os colonos se reuniam para um grande festival, com comida abundante, para celebrar a boa colheita e caça do ano anterior e prepararem-se para o inverno que se aproxima.

Hoje em dia, este feriado que é sempre celebrado na segunda segunda-feira do mês de outubro, representa um momento de se reunir com família e amigos. Sendo um feriado prolongado, é comum que aqueles que vivem longe voltem para a casa dos pais para passar o final de semana visitando velhos amigos e parentes.

Este também é o último feriado prolongado antes do inverno chegar, portanto parques e gramados ficam lotados de pessoas fazendo piqueniques, praticando esportes, caminhadas e demais atividades fora de casa.

A maneira tradicional de celebrar o Thanksgiving é reunir-se com familiares e amigos próximos para uma ceia repleta de fartura. Purê de batatas, abóbora assada, torta de abóbora, batatas assadas, cenouras e vegetais grelhados com manteiga, broa de milho, favas de ervilha e, o principal, o peru assado recheado, são as estrelas da festa compondo uma mesa de dar água na boca.

As decorações são importantes também, muitas frutas e frutos, em especial as abóboras, são usadas, bem como espigas de milho, ramas de parreira, feixes de trigo e a tradicionalíssima cornucópia de vime são organizadas em arranjos ao redor da casa e da mesa e iluminadas por velas de cores laranja, verde, vermelha e marrom, fazendo referência às cores do outono.

Finalmente, após uma tarde de conversa, risadas, drinks e camaradagem, é chegada a hora de reunir-se ao redor da mesa para o jantar. Antes de comer porém, o anfitrião da festa deve iniciar a rodada de agradecimentos, afinal de contas, Thanksgiving ou Giving Thanks significa Dar Graças, ou seja, agradecer as alegrias, conquistas e bênçãos recebidas. Após fazer seu breve discurso, a palavra é passada para cada convidado ou membro da família — normalmente seguindo a ordem da mesa — para que todos possam fazer seus agradecimentos pessoais. Finalmente quando a palavra volta ao anfitrião é costume que ele inicie uma pequena prece na qual todos participam e, só então, atacar a comida.

Thanksgiving é um dos meus feriados favoritos. Este ano especialmente, pois apesar de há alguns anos repetir este ritual, será a primeira vez aqui no Canadá.

Happy Thanksgiving!

Conheça também um pouco da história do Dia de Ação de Graças.

Avatar photo

Mauricio é paulista, natural de Guaratinguetá, formado em Marketing pela ESPM de Sao Paulo com especialização em Coordenação de Eventos Corporativos. Com mais de 10 anos de experiencia em produção de eventos no Brasil, se mudou para o Canadá no final de 2013 e atualmente reside em Mississauga, na GTA, e está se adaptando à vida canadense.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Cultura

Topo