Siga-nos

OiCanadá

Cultura

Dia do Trabalho no Canadá

Em muitos países, o Dia do Trabalho é celebrado em 1º de maio, mas no Canadá e Estados Unidos, o feriado acontece na primeira segunda-feira de setembro. Saiba um pouco da data canadense e o que funciona no último feriado do verão.

O Labour Day, que um dia teve significado político, hoje é tido apenas como a última chance de viajar antes do fim das férias de verão.

Essa data é celebrada no Canadá na primeira segunda-feira de setembro desde 1880. A origem vem de 14 de abril de 1872, quando ocorreu uma passeata em apoio à greve do Sidicato dos Tipógrafos de Toronto, que pedia 58 horas de trabalho semanais. A Assembléia de Comércio de Toronto (TTA) convocou 27 sindicatos a demonstrarem suporte aos tipógrafos em greve desde 25 de março.

O George Brown, político e editor do jornal Toronto Globe (hoje Globe and Mail), pressionou a polícia a incriminar o sindicato por conspiração, que resultou na prisão de 24 líderes. Na época não existiam mais leis de criminalização de sindicatos na Grã Bretanha, mas ainda valiam no Canadá. Um outro protesto contra as prisões foi realizado em 3 de setembro e também uma marcha até Ottawa. No ano seguinte, o Parlamento aprovou lei de direito dos trabalhadores.

A partir de então, celebrações passaram a acontecer todos os anos por aqui. O americano Peter J. McGuire, co-fundador da Federação Americana do Trabalho, foi convidado a discursar em um evento de trabalhadores em Toronto e, ao retornar ao seu país, organizou desfiles similares na cidade de Nova York. Em 23 de julho de 1894, o primeiro ministro John Thompson tornou a data oficial no Canadá, e nos Estados Unidos, o feriado foi adotado naquele mesmo ano.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Christian Pedersen é natural de Santos, São Paulo. No Brasil, trabalhou na gravadora Roadrunner Records, depois abriu um escritório de promoção e marketing para bandas e artistas, tendo clientes como a gravadora BMG, os selos Geléia Geral e Dubas. Christian mudou-se para Toronto em 2002, e virou cidadão canadense em 2007. Escreveu a coluna Conexão C no Brasil News em março de 2007 e, de maio a outubro de 2008, foi editor-interino do jornal. Do fim daquele ano, até outubro de 2010, foi editor e co-fundador do blog OiToronto.

1 Comentário

1 Comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Cultura

    Topo