Siga-nos

OiCanadá

Educação

Globe and Mail publica relatório com perfil de mais de 60 universidades canadenses

O que você está buscando em um curso de nível superior? Seja o seu interesse em uma formação em literatura, biologia, agricultura ou engenharia espacial, ou esteja você ainda descobrindo do que gosta, seja em universidades grandes ou pequenas, em ambientes urbanos ou rurais, cada instituição de ensino superior canadense oferece algo diferente.

No Relatório de Universidades Canadenses de 2017, o site de notícias Globe and Mail investigou como as universidades estão preparando os estudantes de hoje para a rápida mudança do mundo e o mercado de trabalho de amanhã, ao oferecer programas de treinamento e educação continuada. De modo mais geral, eles entrevistaram alunos, professores e funcionários das universidades para descobrir como as instituições diferem umas das outras e o que as torna únicas.

Eles também coletaram dados sobre acessibilidade, ajuda financeira, gastos com biblioteca, satisfação dos alunos, níveis de reprovação e conclusão de curso, desempenho dos alunos, reputação, recursos para pesquisa, prêmios de ensino e outros, a partir de fontes publicamente disponíveis.

Você está mais focado em acessibilidade? Ou se preocupa em conseguir um estágio ao lado dos principais empresários do Canadá? Talvez você esteja baseando sua decisão em uma biblioteca do campus ou nas oportunidades de pesquisa em seus laboratórios. Use a legenda e ícones para saber onde cada universidade mais se destaca.

Para entender o que significa cada ícone, veja esta página do Globe and Mail (em inglês).

Globe and Mail publica relatório com perfil de mais de 60 universidades canadenses

Veja o perfil de cada universidade de Ontário para te ajudar na sua escolha

  • Algoma University – Sault Ste. Marie, Brampton e Timmins
    Localizada em Sault Ste. Marie, a Universidade Algoma está situada no coração de Ontário na região dos Grandes Lagos. Algoma tem menos de 1.500 alunos, tornando-a a menor universidade em Ontário.

Isso significa que a universidade não tem muitos recursos para dedicar à pesquisa ou assistência financeira, mas os estudantes podem contar com turmas pequenas e uma experiência universitária com sensação de curso particular.

  • Brock University – St. Catharines e Hamilton
    Localizada em St. Catharines, a 60 minutos de carro de Toronto, a Universidade Brock apresenta um ambiente rural, com fácil acesso para a cidade grande.

Brock se define como uma instituição de ensino superior focada na pesquisa e no ensino, mas também se esforça para se concentrar no envolvimento e engajamento com a comunidade.

Isso significa oferecer aos alunos posições co-op e oportunidades de voluntariado, bem como o fornecimento de programas para jovens e educação continuada no campus.

  • Carleton University – Ottawa
    Em Ottawa, o campus da Universidade de Carleton encontra-se entre o Rio Rideau e o famoso Canal Rideau. É conhecida pelos seus programas de jornalismo e ciência política, e os alunos se beneficiam da estabilidade da instituição na cidade capital do país.
  • University of Guelph – Guelph e Ridgetown
    Com campi em ambientes urbanos e rurais, a Universidade de Guelph atrai estudantes interessados em uma ampla gama de assuntos, desde artes e ciências até administração.

É talvez melhor conhecida por seus cursos de ciências veterinárias e programas de agricultura. O programa de agricultura de Guelph está classificado em 24º lugar no mundo pela Pesquisa Mundial QS University Rankings, e se esforça para aumentar ainda mais seu destaque nos próximos anos.

  • Lakehead University – Thunder Bay e Orillia
    A Universidade Lakehead é uma instituição de ensino relativamente pequena servindo o norte de Ontário, com campi em Thunder Bay e Orillia.

A universidade esteve nas manchetes este ano quando anunciou que a partir de setembro de 2016, todos os alunos em graduação seriam obrigados a cursar pelo menos um crédito em conteúdo indígena. Foi a única universidade em Ontário a fazer tal exigência (embora a Universidade de Winnipeg também tenha implementado recentemente o mesmo requisito).

  • Laurentian University – Sudbury e Barrie
    A Universidade Laurentian é uma instituição de ensino superior relativamente pequena localizada em Sudbury, conhecida como “a capital do norte de Ontário.” A apenas uma curta distância do centro da cidade, o campus faz fronteira com cinco lagos de água doce e uma área de conservação de grande porte.

Com um grande número de francófonos, a cultura bilíngue da cidade se reflete em seus programas, mais de 40% dos quais são oferecidos em inglês e francês.

Em junho, a universidade adotou uma política de nome preferido. A nova política, adotada para apoiar os membros da comunidade transgênero, permite que os alunos se inscrevam usando o nome escolhido, em vez do nome em sua certidão de nascimento.

  • McMaster University – Hamilton, Burlington, Waterloo e St. Catharines
    A Universidade McMaster de Hamilton é conhecida por seu foco acadêmico, especialmente em sua escola de medicina, que lidera consistentemente os gráficos canadenses e internacionais. Em 2015, a Pesquisa Mundial QS University Rankings classificou McMaster em 33º lugar no mundo no campo da medicina. Aclamada como uma universidade de pesquisa, o orçamento para pesquisa da McMaster é o segundo maior na província, ficando atrás apenas da Universidade de Toronto.
  • Nipissing University – North Bay, Bracebridge e Brantford
    Para uma universidade de pequeno porte, a Universidade Nipissing tem um histórico muito bom. Ambos, estudantes de primeiro e último ano, consideram sua experiência educacional geral na universidade de artes liberais acima da média provincial, e 96% dos estudantes encontram trabalho em período de até dois anos após a graduação.
  • OCAD University – Toronto
    Fundada em 1876 e concedida o status de universidade em 2002, o Colégio de Arte e Design de Ontário é a maior universidade do Canadá em arte, design e mídia.

O corpo discente da Universidade OCAD é um reflexo da diversidade de Toronto, composto em média de estudantes de mais de 50 países. 28% dos estudantes da OCAD falam uma língua materna diferente do inglês.

  • The University of Ontario Institute Of Technology – Oshawa
    A Universidade do Instituto de Tecnologia de Ontário oferece uma ampla gama de programas de ciência e tecnologia, que vão desde engenharia nuclear, tecnologia da informação até psicologia forense.

A UOIT compõe 11 Cadeiras de Pesquisa no Canadá e mais de 70 centros especializados e laboratórios de pesquisa. Mas os estudantes da UOIT não apenas fazem descobertas no campus: a universidade orgulha-se de ter mais de 300 parcerias na indústria, permitindo que a maioria dos estudantes participem de programas cooperativos, atividades práticas e estágio. A instituição considera a sua formação e abordagem em educação como “orientada para o mercado de trabalho”, e 96% dos novos graduados encontram trabalho dentro de dois anos.

  • University of Ottawa – Ottawa
    Com mais de 40.000 estudantes e mais de 450 programas em 10 faculdades, a Universidade de Ottawa não é apenas uma grande e impressionante universidade bilíngue, mas também possui uma grande faculdade de direito.
  • Queen’s University – Kingston
    A Universidade de Queen é uma instituição de médio porte, mas tem uma grande influência sobre a sua cidade, Kingston.

Os alunos trabalham duro para conseguir fazer parte dela. Os estudantes interessados na Universidade Queen necessitam de uma média de ensino médio de 89% para ingressar na universidade, por isso continuam a ser reconhecidos como empreendedores através de seus diplomas. 90% deles se formam no prazo de seis anos, a maior taxa de graduação em Ontário.

Não é apenas o desempenho dos alunos que destaca a Universidade Queen das demais. Seus formandos classificam sua experiência educacional global superior, em média, comparado aos alunos de todas as outras faculdades em Ontário.

Os alunos da Queen são encorajados a aprender fora da sala de aula. A escola dispõe de oportunidades de aprendizagem experiencial como estágios, atividades práticas e opções de serviço.

  • Ryerson University – Toronto
    Localizada bem no coração de Toronto, o campus da Universidade Ryerson reflete o estilo de vida dos estudantes do centro.

A Ryerson traz em seus programas uma abordagem focada na carreira, conectando os estudantes a oportunidades de treinamento e estágio prático, em áreas como engenharia, economia, jornalismo, enfermagem e planejamento urbano.

A Ryerson oferece mais de 100 programas de graduação e pós-graduação aos seus 38,950 estudantes. Ela também tem um programa único chamado de “zona de aprendizagem” que apoia os alunos no desenvolvimento de suas idéias em negócios.

Os estudantes se reúnem com profissionais da indústria para trabalhar em design de moda, empreendimentos sociais e mídias digitais. Os alunos recebem créditos acadêmicos por seus trabalhos.

  • University of Toronto – Toronto, Mississauga, e Scarborough
    A UofT está localizada no centro da cidade de Toronto, mas ainda traz uma sensação de campus com arquitetura clássica e espaço verde.

A Universidade de Toronto tem a maior população de estudantes do Canadá, com cerca de 90.000 alunos. Seu tamanho acompanha uma grande reputação em nível internacional, chegando em 14º lugar no mundo na reputação acadêmica em geral, de acordo com o Sistema de Pesquisa Mundial QS University Rankings.

A instituição possui Cadeiras de Pesquisas mais ativas do que qualquer outra universidade no Canadá, e dedica substancialmente mais dinheiro em pesquisa do que qualquer outra faculdade do país.

Apesar da aclamação, os alunos classificam sua experiência educacional geral muito mais abaixo do que a média provincial (algo que a firma de pesquisa Associados em Estratégias de Ensino Superior investigou e atribuiu a uma média mais geral relacionada à característica irritadiça dos estudantes da região da Área da Grande Toronto).

  • Trent University – Peterborough e Oshawa
    O campus de Peterborough da Universidade de Trent é conhecido por turmas pequenas em um ambiente natural (está localizado no Rio Otonabee, e os estudantes têm acesso a 30 quilômetros de trilhas para caminhadas), enquanto o seu campus Durham fica a 40 minutos do centro de Toronto.
  • University of Waterloo – Waterloo, Cambridge, Kitchener e Stratford
    Os alunos vêm para a Universidade de Waterloo com uma média escolar do ensino médio de 89%, empatando Waterloo com a Universidade Western e a Universidade Queen entre as notas mais altas de entrada de Ontário.

Waterloo é conhecida por suas oportunidades de colocação no mercado de trabalho, foi a primeira escola no Canadá a se concentrar na aprendizagem cooperativa e agora possui o maior programa de co-op do Canadá. A instituição também conta com um grande orçamento para pesquisa.

  • University of Western Ontario – London
    Em 2011, a Universidade Western foi considerada uma das melhores instituições de ensino superior na América do Norte pela revista Playboy, mas a sua reputação selvagem é equilibrada com um forte foco em realização. Seus alunos do primeiro ano apresentam uma média de ensino médio de 89%, e a Ivey Business School focada em liderança é reconhecida internacionalmente por seu programa de MBA.
  • Wilfrid Laurier University – Waterloo, Brantford e Kitchener
    A Universidade Wilfrid Laurier é uma faculdade de porte médio. Ela possui o maior programa de administração co-op no Canadá, com 4.500 empregadores recrutando seus alunos todos os anos.
  • University of Windsor – Windsor
    A Universidade de Windsor fica ao lado do local onde Ontário e Michigan se encontram, a fronteira mais movimentada da América do Norte.

Os estudantes internacionais refletem 11% do corpo discente.

  • York University – Toronto e Glendon College (francês)
    Menor do que a UofT, mas maior do que a Ryerson, a Universidade de York de Toronto é a segunda maior universidade em Ontário, com 52.300 alunos. Ela tem dois campi na extremidade norte da cidade, um dos quais, Glendon College, é totalmente bilíngüe.

York tem um grande programa de psicologia e oferece o único programa de engenharia espacial do Canadá.

Os alunos fazem cursos sobre sistemas planetários e design em missão espacial, criados por professores que trabalharam em missões nacionais e internacionais espaciais, como a Phoenix Mars Lander.

O artigo completo, em inglês, você encontra aqui.

Avatar photo

Cinthia Ferreira é professora de português/inglês/francês e tradutora brasileira, residindo atualmente em Toronto, Canadá. Tradutora formada pela Universidade de Toronto especializada em: Marketing, Business, Turismo, Tecnologia e Documentação para processos de imigração como: Certidões de Casamento, Certidões de Divórcio, Atestados de Antecedentes Criminais, Certidões de Óbito, Diplomas, Documentos de Identidade, Históricos Escolares, Extratos Bancários, Cartas de Recomendação, Currículos, entre outros, nos seguintes idiomas: Inglês, Português, Francês e Espanhol. Professora de Inglês e Português formada em Letras, com mais de 10 anos de experiência em: Cursos Regulares ou Intensivos, Preparação para Teste de Cidadania Canadense, Preparação para exames de proficiência como TOEFL/IELTS, Preparação para exames da imigração CELPIP, MELAB e CAEL, Business English, Conversação, Gramática e Vocabulário através de cursos presenciais ou aulas online.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Educação

Topo