Siga-nos

OiCanadá

Vistos e Imigração

Canadá aprova lei para facilitar aquisição da cidadania canadense

A Bill C-6, aprovada ontem (19), permite que residentes permanentes se tornem cidadãos mais rapidamente e promete facilitar não somente a aquisição da cidadania, mas também sua manutenção, revogando condições que distinguiam entre os cidadãos natos e os naturalizados.

Em vigor

Segundo a nova lei, candidatos à cidadania não precisam mais ter a intenção de continuar morando no Canadá após se tornarem cidadãos, o que oferece mais flexibilidade para quem precisar morar em outro país, seja por motivos de trabalho ou pessoais.

A nova legislação também remove exigências que criavam distinções entre cidadãos natos e naturalizados—com dupla cidadania. Agora, quem cometer certos crimes no Canadá, como terrorismo (entre outros), será julgado como um cidadão canadense nato, sem perder a sua cidadania canadense.

Em vigor a partir do outono de 2017

Conforme a nova lei, imigrantes precisam ter vivido no Canadá por 3 anos em um período de 5 anos antes de solicitarem a cidadania.

Na lei antiga, os Conservadores exigiam que imigrantes tivessem vivido 4 anos no país em um período de 6 anos.

A nova lei também permite contabilizar metade do tempo em que o candidato viveu no Canadá com um visto temporário, para um crédito máximo de 1 ano.

Ou seja, se você passou 800 dias no Canadá como estudante, por exemplo, antes de receber sua residência permanente, poderá incluir no seu pedido de cidadania 365 dias de crédito máximo (ao invés de 400 dias). Dessa forma, você só precisaria estar há 2 anos no Canadá como residente permanente para qualificar para a cidadania.

Na lei antiga, somente os seus dias vivendo no Canadá como residente permanente contabilizavam para o requisito de 3 anos.

Quer saber se você qualifica para solicitar a cidadania canadense? Use essa calculadora.

“Se possível, queremos que todos os residentes permanentes se tornem canadenses”, disse o ministro da imigração do Canadá Ahmed Hussen.

Várias mudanças foram anunciadas. Para conferir a lista completa e saber mais detalhes, visite o site CICNews (em inglês).

3 Comentários

3 Comments

  1. Mairson Roque

    26/jun/2017 at 4:24 PM

    Pode crer Anônimo….

  2. maria

    22/jun/2017 at 12:41 PM

    nao eu so acho que eles deveriam legalizar brasileiros que vivem a mais de cinco anos e tem filhos la e ainda nao conseguiram legalizar sua situação

  3. Anônimo

    20/jun/2017 at 1:49 PM

    Este pais esta deixando a desejar. Virou a casa da mae Joana.

Deixe um comentário

Continue lendo
Publicidade
Fernanda C Thiesen

Fernanda é carioca, publicitária, co-fundadora e editora-chefe do OiCanadá, e web designer no SiteToaster.co. Imigrou para o Canadá no final de 2006 e se tornou cidadã canadense em 2011.

Mais em: Vistos e Imigração

Posts Populares

Topo

Canadá na Web – Assine de graça!

Uma seleção das melhores notícias e artigos da internet sobre o Canadá, criada exclusivamente para assinantes. Digite seus dados abaixo e fique por dentro.

Cadastro efetuado com sucesso!

Canadá na Web – Assine de graça!

Uma seleção das melhores notícias e artigos da internet sobre o Canadá, criada exclusivamente para assinantes. Digite seus dados abaixo e fique por dentro.

Cadastro efetuado com sucesso!

Canadá na Web – Assine de graça!

Uma seleção das melhores notícias e artigos da internet sobre o Canadá, criada exclusivamente para assinantes. Digite seus dados abaixo e fique por dentro.

Cadastro efetuado com sucesso!