Siga-nos

OiCanadá

Notícias

Toronto é a 16º do mundo em qualidade de vida

Quatro cidades canadenses aparecem entre as 25 melhores do mundo em termos de qualidade de vida, de acordo com pesquisa global publicada nesta quarta, 26.

A Mercer, líder global em serviços de consultoria, outsourcing e investimentos, realiza o estudo anual “Worldwide Quality of Living Survey” para ajudar governos e empresas multinacionais a compensarem seus funcionários em missões internacionais. A capital austríaca, Viena, lidera o ranking pelo 2º ano consecutivo.

Os rankings são baseados em um índice de pontuação, através do qual as cidades são classificadas tendo Nova Iorque como cidade-base, que possui um índice total igual a 100. A base de dados da Mercer inclui mais de 420 cidades. Para a elaboração deste estudo, foram consideradas 221 cidades, contra as 215 cidades de anos interiores, o que inviabiliza que os resultados sejam interpretados de forma comparativa, excetuando as 25 primeiras posições.

Vancouver é a cidade canadense que alcançou a maior posição, 4º lugar, ficando empatada com Aukland, na Nova Zelândia. A capital Ottawa ficou em 14º, Toronto em 16º e Montreal, em 21º. Nenhuma cidade dos Estados Unidos ficou entre as 25 melhores do mundo. Honolulu, no Havaí, foi a cidade americana que chegou mais alto, em 31º lugar. As europeias continuam a ser a maioria nos 25 lugares de topo, ocupando 16 posições. O Canadá tem quatro cidades entre as 25 melhores, a Austrália, três, e a Nova Zelândia, duas. O Brasil tem três cidades no ranking, com Brasília em 104º lugar, Rio de Janeiro em 116º e São Paulo em 117º lugar. Bagdá, no Iraque, ficou na última posição da lista.

Cada cidade que integra o estudo é avaliada de acordo com 39 critérios, incluindo fatores políticos, sociais, econômicos e ambientais, segurança pessoal e saúde, educação, transporte e outros serviços públicos.

Pela primeira vez, o estudo anual classificou também as cidades segundo um “eco-ranking”, baseado em critérios como a disponibilidade e potabilidade da água, coleta de lixo, sistema de esgoto, poluição do ar e congestionamento rodoviário. A canadense Calgary ocupa o 1º lugar deste ranking de 221 cidades, seguida por Honolulu, Ottawa e Helsinque, na Finlândia. Montreal aparece em 13º, Vancouver em 14º e Toronto em 39º. O último lugar da tabela é ocupado pela capital haitiana Port-au-Prince.

Para ver as listas, visite a página da Mercer.

Christian Pedersen é natural de Santos, São Paulo. No Brasil, trabalhou na gravadora Roadrunner Records, depois abriu um escritório de promoção e marketing para bandas e artistas, tendo clientes como a gravadora BMG, os selos Geléia Geral e Dubas. Christian mudou-se para Toronto em 2002, e virou cidadão canadense em 2007. Escreveu a coluna Conexão C no Brasil News em março de 2007 e, de maio a outubro de 2008, foi editor-interino do jornal. Do fim daquele ano, até outubro de 2010, foi editor e co-fundador do blog OiToronto.

7 Comentários

7 Comments

      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Mais em: Notícias

      Topo