Siga-nos

OiCanadá

Notícias

Golpe telefônico ameaça prender “devedores de impostos”

Hoje recebi meu primeiro recado de scam no voicemail. Durante alguns segundos pensei — Ih, ferrou! — depois percebi que a Canada Revenue Agency nunca trataria uma questão dessas de forma tão ameaçadora, e que deveria ser golpe.

Dei um Google no número que me ligou e de fato era… achei várias pessoas reclamando das ligação e afirmando ser scam. Também achei uma matéria de 2016 da CBC com mais detalhes sobre o golpe. Acho que eu nunca tinha recebido essa ligação antes porque nunca atendo o telefone quando não conheço o número e também não tinha voicemail — que decidi reativar há uns dois meses e já mudei de ideia.

A mensagem na minha caixa postal dizia mais ou menos assim: — Essa mensagem é da Receita Federal Canadense. Você está recebendo essa ligação porque existe um ação judicial no seu nome. Retorne essa ligação imediatamente ou seremos obrigados a emitir um mandado de prisão… e te prender!

Pois é. Dá pra assustar, e os mais desligados ou desinformados podem acabar retornando a ligação de impulso e caindo numa armadilha. Eu mesma, por exemplo, imaginei — em milissegundos — que poderia ter sido vítima de golpe de identidade, ou que meu contador tinha feito besteira, ou que tinha esquecido de pagar algo…

Se quiser ouvir o áudio que gravei da mensagem, clique aqui.

Só em em 2017 foram mais de 12.000 reclamações sobre o golpe — que também acontece via mensagem de texto, websites e email –, e 965 pessoas que de fato perderam dinheiro, um total de $4.7 milhões.

Infelizmente esse é mais um caso de tecnologia sendo usada para tirar proveito do outro. Não é à toa que tanta gente ficou preocupada com a recente demonstração do Google Duplex — aplicativo que finge ser uma pessoa real ao fazer ligações e bater papo com quem estiver do outro lado da linha.

Mas, enfim, se você receber uma ligação desse tipo, não há motivos para se preocupar. A CRA — Canada Revenue Agency — garante que não faz ligações surpresa e, caso fizesse, nunca utilizaria esse tipo de linguagem ou faria ameaças. A equipe da CRA é muito bem treinada para ser educada, profissional, gentil, e ter tato com as pessoas. Além disso, a CRA não solicita informações pessoais, financeiras ou ameaçar prender ninguém, muito menos pelo telefone.

Existe uma página da própria CRA, em inglês, onde é possível ver dicas de como se proteger contra golpes.

Para mais informações e detalhes, leia as seguintes matérias da CBC, em inglês:

Fernanda é carioca, publicitária, desenvolvedora web, co-fundadora e editora-chefe do OiCanadá. Imigrou para o Canadá no final de 2006 e se tornou cidadã canadense em 2011.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Notícias

Topo