Siga-nos

OiCanadá

Educação

Indo estudar inglês em Toronto

Olá! Toronto é o meu destino por um período de dois meses com o objetivo de estudar inglês. Meu nome é Monica Korosue e, aqui no OiCanadá, vou compartilhar com vocês todas as experiências desta jornada.

Tenho 31 anos, sou casada e mãe de um menino de 10 anos. Sou paranaense, mas foi em São Paulo que escolhi viver, construir minha família e carreira. Sou Tecnóloga – formada em Processamento de Dados e trabalho em uma associação ligada ao mercado financeiro brasileiro.

A necessidade de se falar inglês nos dias de hoje neste mundo globalizado é evidente, mas no Brasil, por diversas razões (política, social, cultural, etc.), não recebemos esta formação.

Estou estudando inglês desde janeiro 2007 e não sinto evolução no aprendizado. Já perdi oportunidades de carreira e de especialização por falta de domínio do idioma. Como se isso não bastasse, atualmente faço parte de uma equipe em que eu sou a única profissional que não fala inglês, e sou muito cobrada por isso. Enfim, com essa pressão toda fui levada a tomar uma atitude mais desafiadora, e após muita conversa com meu marido e filho, tomamos uma decisão juntos: Monica fará um intercâmbio para estudar inglês fora do Brasil.

Mas, onde?

A escolha do destino foi norteada por diversos itens: recomendação de pessoas que fizeram intercâmbio, ter boas escolas de inglês, infraestrutura e temperatura agradável, ser uma cidade amigável com estrangeiros, segura e financeiramente viável, oferecer opções de atividades sociais e culturais, etc.

Somado a tudo isso que encontrei em Toronto, também pesou o fato de meu marido já ter feito intercâmbio em 2007 na cidade e eu já tê-la visitado durante as minhas férias em maio de 2009 e ter gostado muito. Com isso, a decisão foi tomada: CANADÁ – Toronto.

Onde estudar inglês em Toronto?

Depois de decidir por Toronto, me vi perdida com tantas opções de escolas. Fiz um filtro pelas recomendações, uma nova reunião familiar e a decisão foi pela University of Toronto’s International English Programs – conhecida também como UofT.

Meu marido, Maurício, fez o programa de intercâmbio pela UofT em 2007, que foi o primeiro ano do programa. Na ocasião, ele descobriu o curso pesquisando pela internet. Este curso só é oferecido nas férias de verão da Universidade e tem duração de um ou dois meses.

O programa oferecido pela Universidade de Toronto é bem completo. Além das aulas, também há possibilidade de participar de diversas atividades sociais e culturais, e a Universidade dispõe de uma infraestrutura que favorece os estudos e convívio com o grupo. Veja alguns dos serviços oferecido pela universidade:

  • Serviço de translado – Airport Service;
  • Grupo de apoio (Staff) da própria Universidade;
  • Restaurante – aberto para atender todas as refeições;
  • Residência estudantil dentro do Campus – quartos individuais, com acesso à internet e telefone;
  • Banheiros, cozinha e lavanderia são compartilhados;
  • Segurança física e controle de acesso com cartão magnético;
  • A agenda de atividades extras, que são pagas à parte, é feita pela equipe da Universidade, pensada para não atrapalhar as aulas e fomentar a convivência entre os alunos e com o idioma;
  • Possui boa localização é fica próxima aos principais meios de transporte;

Como funciona o processo de matrícula?

É necessário preencher um formulário de matrícula e seguir as instruções.

Após o formulário ter sido enviado à Universidade, será cobrada uma taxa do seu cartão de crédito, referente à matrícula. O valor é informado no formulário.

Neste formulário, você deverá escolher os cursos, turnos e tempo de duração. Note que você só tem duas opções de período: um ou dois meses. No caso de fazer apenas um mês de intercâmbio você pode ainda optar pelo primeiro ou pelo segundo mês.

Após o período de uma semana a UofT lhe enviará um email com todo o detalhamento do programa, regras de conduta, informações sobre o funcionamento, e o mais importante: a carta de aceite e confirmação de matrícula. Esta carta pode ser útil para tirar o visto e será muito importante na hora que você for se apresentar no setor de imigração canadense ao desembarcar em Toronto.

DICA IMPORTANTE: Faça você mesmo a sua matrícula, pois é mais simples do que você pode imaginar. Com isso, você ainda economiza os custos de uma escola intermediar o contato e processo de matrícula.

Para mais informações, visite o site University of Toronto – International English Programs.

Quanto custa fazer o curso de inglês da UofT?

O valor do investimento no curso depende de uma série de variáveis: quantos cursos você fará; quanto tempo você vai ficar, quantos passeios e atividades culturais você pretende fazer, estilo de alimentação, custos com lavanderia, telefonia, transporte, passagens aéreas, etc.

As combinações são variadas, e podem ir desde C$3,000 até C$9,000. Isso vai depender diretamente das suas escolhas.

Você deverá fazer o pagamento total do curso até a data estipulada na documentação (aproximadamente 30 dias antes do início do seu curso). Já adianto, não tem negociação financeira e nem parcelamento.

Minha decisão foi tomada baseada no meu estilo de vida, condições financeiras, minha idade, minhas necessidades e expectativas.

Por enquanto é isso! No nosso próximo encontro, vou contar pra vocês um pouco mais dos preparativos, desde a comunicação formal do meu afastamento de dois meses do trabalho à documentação necessária para a viagem. Até lá!

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Monica Keiko Korosue é paranaense, mas vive em São Paulo desde 1993. É casada e tem um filho. Monica é geminiana e como tal é uma mulher dinâmica, comunicativa, positiva, que adora novidade, de bem com a vida, tem muitos amigos, e é uma pessoa muito intensa e emotiva. Ela é dona de um carisma e astral festivo e sua principal característica é a busca por resultados e realizações. Monica é formada em Processamento de Dados pela Universidade Cidade de São Paulo e é especialista em Governança de TI com certificações internacionais em ITIL-Foundation, ITIL-Practitioner IPAD e CobiT. Trabalha com Tecnologia da Informação desde 1996 e atualmente é funcionária de uma associação ligada ao mercado financeiro brasileiro, atuando nas áreas de Infraestrutura, Serviços e Operação de TI.

40 Comentários

40 Comments

                      Deixe uma resposta

                      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

                      Mais em: Educação

                      Topo