Siga-nos

OiCanadá

Educação

ABC do ESL – Concentre-se no seu idioma

Fluência na língua inglesa é muito importante para os recém-chegados ao Canadá. Como Dunja Metikos Debeljacki, diretora do YMCA Language Assessment and Referral Centre, diz: “O idioma é o fator mais importante no sucesso da vida de um recém-chegado ao Canadá”. Tanto o governo federal como o provincial oferecem novos programas para testar e melhorar suas competências linguísticas.

Aqui está uma lista de programas disponíveis para um recém-chegado melhorar seus conhecimentos linguísticos em inglês.

Programa LINC

Language Instructions for Newcomers to Canada é um programa financiado pelo governo federal, que começou em 1992 e funciona em todo o Canadá. Landed immigrants e residentes permanentes são elegíveis para avaliação e treinamento gratuitos no LINC.

O programa LINC ocorre em duas fases. Na primeira fase, os conhecimentos do idioma do recém-chegado são avaliados pela agência federal designada (por exemplo, em Toronto, a YMCA é a agência de avaliação). Nesta fase, a escuta, fala, leitura e escrita do recém-chegado são avaliadas na escala de 12 pontos do Canadian Language Benchmark Assessment (embora haja 12 pontos de referência, a avaliação do YMCA só vai até 10).

Na segunda etapa, o assessor apresenta opções de local (caso o cliente – o recém-chegado – não indique uma escola pré-determinada) com base nos valores de referência, a necessidade de outros serviços, tais como creche, horário de classe e a necessidade de treinamento especializado de linguagem. O assessor também inscreve o recém-chegado no local se o programa for um dos financiados pelo Citizenship and Immigration Canada (CIC) e, em alguns casos, ele pode inscrever você em programas co-financiados pelo CIC e Ontario Ministry of Citizenship and Immigration (MCI).

O LINC, além de fornecer cursos de língua inglesa, também tenta informar o recém-chegado através de uma formação cultural. Nos últimos anos, o programa LINC expandiu o seu âmbito através da introdução de programas de formação que são específicos para as necessidades dos recém-chegados, tais como habilidades linguísticas específicas para o emprego e os programas bridge. “Agora nós temos programas para os recém-chegados que têm necessidades mais refinadas de linguagem”, diz Metikos do YMCA.

Shabana Jatoi, uma recente imigrante do Sul da Ásia matriculou-se em um programa LINC e evoluiu a partir do nível 2 para o nível 5. Ela recebeu seu treinamento no centro do Toronto District School Board (TDSB). Jatoi conseguiu um emprego após ter concluído o nível 5. “O mais importante de tudo é que eu agora sou capaz de compreender a sociedade canadense muito melhor.”, ela enfatiza.

Programas de ESL

Governos provinciais financiam programas de English as Second Language (ESL) em todo o Canadá. A opção ESL está aberta até mesmo para aqueles recém-chegados que são não landed immigrants ou residentes permanentes. As instituições que oferecem programas de ESL geralmente cobram uma taxa muito baixa.

Muitas agências de assentamento, bem como instituições educacionais, escolas comunitárias e conselhos escolares oferecem programas de ESL. O programa ESL também avalia o nível de familiaridade do candidato com todos os quatro aspectos do aprendizado de um idioma – escutar, falar, ler e escrever. Embora as avaliações sejam amplamente baseadas no Canadian Language Benchmark Assesment, elas podem ser executadas de forma variada em institutos diferentes.

Os programas de ESL são muitas vezes personalizados e oferecem uma variedade de formação com base em necessidades, tais como ensino de línguas, orientação para os serviços comunitários, preparação acadêmica para o ensino superior, inglês de conversação, preparação para a cidadania, preparação para o teste de proficiência na língua. Os programas de ESL também atendem a necessidades específicas, tais como English for Business Skills/Computers, English for Academic Purposes, English for Special Needs Programs e English for Testing.

Mary Moore, do Program Leader, Student Services, Yorkdale Adult Centre and Secondary School (TDSB), é uma veterana na ajuda aos recém-chegados para que melhorem suas competências linguísticas e, em seguida, os ajuda a conseguirem ensino superior nas suas áreas de especialização. Explicando os programas de ESL, Moore diz: “O programa de ESL é o primeiro passo para um iniciante voltar à escola. De lá, eles podem melhorar continuamente a sua capacidade acadêmica no Canadá. Eu admiro qualquer adulto que volta para a escola, porque aprender ou melhorar as habilidades de linguagem ajuda a construir a própria personalidade e também ajuda a se integrar melhor na sociedade.”

Laura Parraga trabalha como estagiária no departamento de comunicação do Ontario Ministry of Citizenship and Immigration. Apesar de sua primeira língua ser o espanhol, ela é hoje uma usuária avançada de inglês. No entanto, quando imigrou para o Canadá há quatro anos, ela não era fluente em inglês. Ela se matriculou em um programa de ESL no Seneca College e fez a formação de maneira expressa.

“Apesar de ter sido caro em comparação a outros programas de ESL, eu consegui o que queria”, explica Parraga.

Programa de ELT

Lançado em abril de 2003, o Enhanced Language Training (ELT) é uma iniciativa financiada pelo governo federal que oferece altos níveis de formação de idioma (Canadian Language Benchmarks 7-10). O ELT visa proporcionar formação de idioma específico de trabalho, assistência na conexão com o emprego, incluindo orientação, colocação profissional e outras formas de assistência para profissionais internacionalmente treinados para a obtenção e manutenção de um emprego no Canadá.

Por favor, note que alguns programas de ELT estão disponíveis para os recém-chegados avaliados em um nível inferior. Por exemplo, a nota de referência para entrada pode ser 3 para ELT para pedreiros. ELT ajuda refugiados e recém-chegados a aumentar o seu potencial e se adaptarem rapidamente ao novo ambiente, permitindo-lhes a participação plena e efetiva na vida social, econômica, cultural e política do Canadá. Na maioria das vezes, os programas de ELT são realizados localmente por organizações que oferecem LINC e programas de ESL. Algumas organizações não oferecem LINC ou ESL, mas a maioria sim. Maheshwari (Maggie) Sivappa, uma professora veterana que imigrou recentemente para o Canadá, completou um programa de ELT, o College Teachers Training Program, da George Brown, no início deste ano. Agora ela planeja fazer o curso Teaching English as Second Language (TESL), porque acredita que irá abrir novas portas para ela.

Sivappa diz: “As habilidades linguísticas são a base para qualquer iniciante a tentar integrar-se na sociedade canadense.”

Outros programas

Occupation-Specific Language Training (OSLT) oferece vocabulário específico para emprego para ajudar o novato a obter e manter um trabalho na sua área. Destina-se a recém-chegados que estão procurando trabalho ou progredir em suas carreiras.

Este programa só é oferecido através de colégios selecionados de Ontário (ver artigo “New Language Training for Employment in Ontario” no site da revista).

O English Linked Skills Program é para iniciantes que desejam adquirir mais conhecimento ou especialização em áreas como digitação ou computadores.

O programa English Literacy Development (ELD) é para aqueles que são incapazes de ler e escrever na sua própria língua. Este treinamento visa melhorar a leitura, escrita e habilidades matemáticas básicas dos participantes em inglês.

English for Special Needs é o programa de ESL para estudantes com problemas de saúde mental ou emocional.

O programa English for Special Purposes é focado nas habilidades de linguagem relacionadas a áreas específicas de interesse – trabalho, escola, ESL para leitura e escrita acadêmica.
English as a Second Language Home-study é para os recém-chegados que, por qualquer razão, não podem frequentar as aulas de ESL. Eles têm alguém para atuar como tutor voluntário. Esses cursos contam com material didático como fitas de áudio ou CDs, livros de exercícios, e incluem aulas um-a-um por telefone com um professor do Independent Learning Centre.

Como é evidente, um iniciante pode escolher entre uma variedade de programas. A melhor ação para determinar qual programa escolher é procurar a orientação do conselheiro local de assentamento. BHATT MAYANK

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Canadian Newcomer Magazine is a free glossy, magazine with full colour cover and interior. The mission of the magazine is to connect the regions diverse ethnic communities in Canada using one voice and language by providing free information, advice, entertainment and encouragement to new immigrants. To that end, the magazine is written in English, but the vocabulary and grammar are kept as plain and simple as possible - complex ideas written in entry level English. Subjects covered include employment, housing, Canadian lifestyles, health, finances, ethnic media and education. The publication is being used as a teaching tool at many schools throughout the GTA. Canadian Newcomer Magazine is published six times per year with all issues available online in both English and French.

2 Comentários

2 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Educação

    Topo