Siga-nos

OiCanadá

Trabalho

Ontário oferece cursos gratuitos para formação e aperfeiçoamento de eletricistas

Preocupados com a falta de eletricistas e soldadores no mercado, o governo de Ontário lançou uma iniciativa para treinar de graça 2.500 profissionais. Veja como participar.

Parte dos cursos já estão em andamento, mas há ainda algumas oportunidades de participação. E, mesmo que você não se encaixe nestas vagas, existe aqui uma oportunidade de se organizar para poder atuar no ramo no futuro no país.

No momento, os candidatos precisam ser jovens com segundo grau completo e que estejam com situação regularizada no Canadá, e não importa se a pessoa está desempregada ou apenas à procura de um salário melhor. A formação no setor, via de regra, funciona no sistema de aprendiz, com pagamento enquanto ocorre o aprendizado e oferta de emprego no final do treinamento, com tudo sendo organizado através de sindicatos. Aliás, as carreiras no setor oferecem estabilidade, bons pacotes de benefícios e ganhos atraentes justamente por terem sindicatos bem fortes e atuantes.

Em termos de salário, os eletricistas faturaram, em média, CAD $34,32 por hora em Ontário trabalhando na construção civil em 2021. Os que atuam em indústrias receberam CAD $36,12, com o pessoal especializado em cabos e linhas de alta tensão ganhando CAD $38,90 por hora e os profissionais da rede elétrica ficando no topo, com CAD $47,21 por hora. 

As oportunidades

O International Brotherhood of Electrical Workers (Local Union 1687) que atua na região de Sudbury está com a missão de preparar 625 novos profissionais nas regiões do norte da província. O treinamento, que é todo gratuito e online, está voltado para aprendizes de três ocupações: Electrician, Construction and Maintenance 309A, Powerline Technician 434A e Network Cabling Specialist 631A. As aulas já começaram em fevereiro, mas a entrada de novos estudantes pode acontecer a qualquer momento. E, para saber mais, o caminho é entrar em contato com Travis Merrett no 705-566-1687 ou no email [email protected].

Na região de Hamilton, é o IBEW Local 105 que está encarregado de treinar 40 novos soldadores/eletricistas através do seu programa de recrutamento e retenção (Welding Recruitment and Retention Program). O curso tem duração de 12 semanas e inclui estágio. Para saber mais, escreva para Theo Davis pelo email [email protected].

Além disso, o National Electrical Trade Council (NETCO) do Canadá está para oferecer treinamento de atualização para o pessoal já certificado ou que esteja em vias de concluir sua certificação para aprender a lidar com as estações de recarga de bateria de carros elétricos através de um programa batizado de EVITP (Electrical vehicle Infrastructure Training Program). 

Esse curso vai ser ministrado pelo pessoal do International Brotherhood of Electrical Workers (IBEW) e as duas entidades têm ainda um segundo projeto que deve começar bem em breve, antes mesmo do verão, oferecendo aulas através de realidade virtual (VR). 

Prospecção 

É sempre importante lembrar que achar trabalho ou mesmo conseguir imigrar depende muito da sua proatividade. Mesmo que você não se qualifique no momento para os cursos, esta é uma oportunidade de ouro para o networking, que é um traço forte da cultura de trabalho canadense. Você pode se apresentar, mostrar o que já tem feito, pedir conselhos para traçar seu caminho e perguntar sobre outras oportunidades que estejam acontecendo em áreas semelhantes ou sobre possibilidades futuras — e há grandes chances de obter respostas simpáticas.

Para saber mais

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Trabalho

Topo