Siga-nos

OiCanadá

Trabalho

É hora de se inscrever no programa federal de estágio pago para imigrantes

Saiba como participar do programa de estágio pago organizado pelo governo federal para quem está no país há menos de dez anos e procura alavancar o seu perfil no mercado de trabalho canadense.

O programa é conhecido como FIN (Federal Internship for Newcomers) e às vezes também como FINP (com a adição da palavra Program ao final) e todo ano traz oportunidades nas áreas da administração, gestão de projetos, computação e ainda pesquisa e políticas públicas. Mas ele não funciona para o país todo. Este ano, por exemplo, as oportunidades estão limitadas a oito cidades e as regiões em torno delas.

As vagas desse ano serão colocadas no site JC Jobs entre quinta-feira, dia 5 de maio, e domingo, dia 8 do mesmo mês, e os interessados poderão, então, se candidatar normalmente, mandando currículo e disputando o cargo. Mas isso só vale para quem já tenha se cadastrado em uma ISO — o que você precisa fazer agora mesmo se quiser participar.

ISO (immigrant-serving organization) é uma organização de apoio a imigrantes e que, no caso desses estágios, seja parceira do governo neste programa. São elas que vão analisar seu caso, sua papelada, seu endereço e definir se você poderá se candidatar ou não para o FIN. E como esse processo de avaliação pode levar um tempo, é importante entrar em contato com esse pessoal o quanto antes.

Quem pode participar

A maior parte das vagas é dedicada a quem tenha um curso além do ensino médio, apesar de existirem algumas poucas posições administrativas que não façam esta exigência. Além disso, é preciso ser um residente permanente a menos de 10 anos e conseguir comprovar o domínio do francês e/ou inglês. 

Cidades e organizações

Apesar de o governo avisar que novas localidades podem ser acrescentadas, a lista desse ano contempla apenas quem trabalha ou mora nas seguintes cidades/regiões — e que aqui surgem listadas junto com as respectivas ISOs parcerias do programa:

Salários e empresas

O trabalho do estagiário será em uma organização governamental, mas pode ser no nível federal, provincial ou municipal e, por isso mesmo, o valor a receber vai variar de acordo com o local e o tipo de função. De maneira geral, no entanto, os governos são sempre pagadores de salários interessantes e, o mais importante, é que estas vagas trazem uma excelente oportunidade de entender por dentro o ambiente de trabalho típico canadense, dar aquele brilho final no seu domínio do inglês e/ou francês, estabelecer uma sólida rede contatos que podem definir seu futuro profissional e ainda garantir no seu currículo uma experiência em uma organização reconhecida como de grande valor por qualquer outro empregador do país. 

Tudo isso sem falar que cada contratado ganha ainda a companhia de um mentor, um funcionário público que estará ali para ajudá-lo a navegar pelos desafios do trabalho e da vida no Canadá.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Trabalho

Topo