Siga-nos

OiCanadá

Vistos e Imigração

Estudantes e trabalhadores temporários vão ganhar programa permanente de imigração

No pico da COVID, com as fronteiras fechadas, o Canadá correu para oferecer um programa batizado de TR to PR — Temporary Resident to Permanent Resident — que funcionou por oito meses e assentou de maneira permanente 90.000 estrangeiros que já estavam no país a estudo ou trabalho. Agora, o Ministério da Imigração quer mais.

A equipe do ministro Sean Fraser já está trabalhando na criação de uma nova versão do programa, e que seja tão ou mais eficiente e rápida do que o implantado no ano passado. E a novidade já tem data prevista para lançamento: o dia 8 de setembro de 2022.

Junto com o novo programa está previsto também um reforço de pessoal para a expedição mais rápida de vistos de estudantes. A medida, aliás, faz todo sentido já que, só no ano passado, foram liberados mais de 620.000 documentos deste tipo, e com a previsão de que a demanda cresça consideravelmente este ano.

Além disso, o Ministério da Imigração promete atacar um paradoxo que persegue os estudantes internacionais faz tempo. É que, apesar de várias pesquisas mostrarem que este é um dos grupos que melhor se adapta à vida no país e de o governo dizer que está muito interessado na permanência deles por aqui, os candidatos a um visto de estudo continuam tendo que convencer as autoridades exatamente do contrário: de que eles não têm intenção alguma de continuar no Canadá e que vão retornar para seus países de origem logo após a conclusão do curso.

Para saber mais

Fernanda é carioca, publicitária, co-fundadora e editora-chefe do OiCanadá. Imigrou para o Canadá no final de 2006 e se tornou cidadã canadense em 2011.

3 Comentários

3 Comments

  1. Reinaldo

    04/ago/2022 at 19:29

    Esqueci de dizer qual assunto… o paradoxo. 😁

  2. Reinaldo

    04/ago/2022 at 19:28

    Finalmente alguem tocou nesse assunto. Muito bom Fernanda, gostei muito.

  3. Anônimo

    26/jun/2022 at 20:53

    Boa noite
    Gostaria de saber mais informações sobre o trabalho de cuidador de idoso, tenho o curso e falo um pouco francês
    Gostaria de uma oportunidade de trabalho.
    Obrigada. Vani marquês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Vistos e Imigração

Topo