Siga-nos

OiCanadá

Educação

Estudar no Canadá: college ou universidade?

Há dois caminhos possíveis para quem quer estudar no Canadá após ter concluído o ensino médio: um curso universitário ou uma formação em college. Mas você sabe as diferenças práticas entre estas duas possibilidades? Sabe quais dão direito a study permit e quais permitem pedir um work permit?

Antes de mais nada é preciso saber que a palavra college tem significado diferente nos Estados Unidos e no Canadá. Nos EUA, o termo é sinônimo de universidade, mas no vocabulário canadense o college é uma espécie de curso técnico. 

No Canadá, a universidade e o college têm filosofias diferentes. Na primeira, há um foco em pesquisa e um aprofundamento nas questões teóricas, mesmo quando o programa tem um componente bastante prático. Já nos colleges, a tônica é o mercado de trabalho com a oferta de cursos bem práticos, tipo hands-on, e novos títulos chegando a todo momento, de acordo com a evolução das necessidades de mão-de-obra das empresas. 

Undergraduate e graduate degrees

Na universidade canadense, o aluno se prepara para receber um “undergraduate degree” cursando um bacharelado em tempo integral de três anos ou adicionando mais um ano para receber um undergraduate degree de “Bachelor’s with Honours”, o que é uma obrigatoriedade para quem estiver interessado em fazer mestrado.

O “master” (ou mestrado) tem duração média de um a dois anos, pode ter ou não a defesa de tese, e abre as portas para um doctorate (doutorado) ou PhD, que são programas que levam de três a cinco anos para serem concluídos e que exigem sim defesa de tese. O mestrado e o doutorado/PhD são chamados de “graduate programs”.

Outra diferença grande entre os sistemas canadense e brasileiro é que os cursos que permitem o estudante atuar como médico, dentista e advogado são considerados “professional programs” e só podem ser acessados depois que o aluno fizer dois ou três anos de estudos como undergraduate.

Certificate e diploma

Tanto dentro do ambiente universitário quanto no universo dos colleges é possível estudar para obter um “certificate”, que são um conjunto de matérias que o estudante leva de um a dois anos para concluir. Pode também conquistar um “professional degree” de três anos ou estudar para receber um “diploma” — um termo aqui usado em inglês e que não deve ser confundido com o significado da mesma palavra em português, já que no Canadá recebe um diploma quem faz um curso de dois a três anos de duração que pode ser feito em universidade ou college. 

Community e private college

Vários colleges recebem verba dos governos provinciais ou do governo federal e são considerados, então, “community colleges”. Já os “private colleges” são instituições privadas, que não recebem tais fundos e contam somente com as taxas pagas pelos estudantes para se manterem.

Independente de ser classificada como privada ou comunitária, o mais importante é que a instituição esteja na lista de credenciados pelo governo para a emissão de study permit, que é o documento oficial do país que permite um estudante entrar no Canadá e frequentar um college. Além disso, quem estiver interessado em usar o estudo para abrir as portas da imigração deve também conferir se a instituição está credenciada para o work permit — nem toda escola credenciada para study tem também as credenciais para o work, mas você pode conferir aqui todas as instituições de ensino de cada província e o tipo de credenciamento que ela tem. 

Nomenclatura variada 

Os colleges às vezes aparecem com nomes diferentes. No Québec, por exemplo, existem os CÉGEPs (Collèges d’Enseignement Général et Professionnel), enquanto nas regiões anglófonas (onde predomina o inglês) um college pode se apresentar como College of Applied Arts and Technology, Institutes of technology ou ainda Polytechnic.

Para saber mais, a revista MacLean’s traz um perfil de vários colleges de cada área do país.

Fernanda é carioca, publicitária, desenvolvedora web, co-fundadora e editora-chefe do OiCanadá. Imigrou para o Canadá no final de 2006 e se tornou cidadã canadense em 2011.

6 Comentários

6 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Educação

    Topo