Siga-nos

OiCanadá

Trabalho

Trades pagam bem, estão em demanda e englobam mais profissões do que se imagina

As profissões de trades tem alta demanda no país todo, mas você sabia que Técnico em rede de TI é considerado trade em Ontário? Veja aqui a lista completa das profissões classificadas como trades na província e quais oferecem apprenticeship.

De acordo com um relatório da Statistics Canada — uma espécie de IBGE canadense — lançado cerca de um ano atrás, o salário médio no setor de trades fica em torno de CAD$52,000 após a certificação do profissional. Mas alguns cargos, como técnico de equipamentos pesados ou maquinista industrial, podem passar dos CAD$100,000.

Muitas destas profissões também contam com sistemas de apprenticeship, ou seja, a pessoa pode receber enquanto atua como aprendiz. Nesse programa, 15 a 20% do tempo do aluno é em sala de aula, absorvendo a teoria, e o restante é com a mão na massa. 

Há também a vantagem de parte desses cursos serem rápidos, levando apenas dois anos para sua conclusão. Mas as carreiras que pagam melhor são aquelas que demandam mais tempo de aprendizado, consumindo até cinco anos para a formação completa.

Outra coisa a se colocar na balança são os custos com equipamento que o aluno precisará comprar, como ferramentas e itens de segurança. O governo provincial de Ontário (e vários outros) oferecem uma série de bolsas e empréstimos para ajudar o estudante, mas há sempre um peso que fica no bolso do aprendiz.

Quando os estudos chegam ao fim, o aluno tem em mãos o Red Seal, que é uma espécie de diploma reconhecido não só no país todo como também em outras praças, como Estados Unidos, Irlanda ou Austrália.

Mitos

Uma coisa que o governo vem tentando fazer é trazer mais mulheres para o setor e para isso eles estão empenhados em acabar com a ideia de que é preciso ser fisicamente forte para encarar uma carreira nos trades. Segundo o pessoal do setor, isso pode ser verdade para alguns poucos cargos, mas a tecnologia invadiu o setor e hoje já existem muitas colocações que passam longe do quesito força.

Lista de profissões

No país todo, existem mais de 300 diferentes tipos de profissões consideradas trades e algumas podem surpreender, como pessoal especializado em crianças e jovens (child and youth workers), cozinheiros e técnicos de rede TI.

Veja a lista completa das 144 profissões consideradas trades em Ontário e quais delas oferecem a opção de receber enquanto se aprende.

2 Comentários

2 Comments

  1. Gerismar Gonçalves Pena

    09/jun/2020 at 18:42

    Gostei demais das informações aqui postadas, Sou eletricista e técnico em Telecomunicações aqui no Brasil, eu gostaria de saber se há alguma escola técnica que ministra o curso de red Seal online, pois eu planejo imigrar para o Canadá e trabalhar nessas profissões e sei que as mesmas são regulamentadas.

  2. Passeios em Joao Pessoa

    10/mar/2020 at 08:11

    Ótimo post. Eu achava que trade eram somente os profissionais que operam em bolsa de valores, bom saber que existe trade em outros nichos também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Trabalho

Posts Populares

Topo