Siga-nos

OiCanadá

Educação

É possível registrar filho na escola sendo ilegal?

Uma leitora do OiCanadá nos enviou um email perguntando sobre a possibilidade de registrar seu filho em uma escola pública, mesmo sendo ilegal. Como o assunto pode ser útil para muita gente, resolvemos publicar a resposta.

O email, enviado no começo de setembro, continha a seguinte pergunta: “Por favor, estou indo morar em Toronto com minha família. Eu tenho um filho de dois anos e meio, e gostaria de saber se é possível matriculá-lo em alguma escola pública, mesmo estando ilegal?”

O OiCanadá entrou em contato com Enir Bassani, Community Relations Officer do Toronto District School Board, que informa que as escolas, tanto as católicas como as públicas em Ontário, são subsidiadas pelo governo provincial. “Elas só aceitam matrículas de crianças que completaram ou irão completar quatro anos de idade antes do dia 31 de dezembro do corrente ano escolar.” – diz Enir.

Segundo ele, “As crianças dos residentes legais na província do Ontário (pessoas que nasceram ou imigraram legalmente para o Canadá) têm o direito a serem matriculadas gratuitamente numa escola.” Já as pessoas que se encontram como turistas legais no Ontário não têm direito de matricular os filhos nas escolas a não ser pagando. “O custo da mensalidade para uma criança é mais ou menos de C$1.000.”- informa.

Por razões humanitárias, os filhos das pessoas ilegais na província de Ontário têm direito à escola. “Os pais dessas crianças têm que comprovar que o visto deles, de turista, está vencido.” – conta Enir – “Existem muitas instituições e organizações que matriculam crianças pré-escolares mediante contribuição financeira. Esta contribuição pode variar muito e depende do objetivo da instituição ou da organização”.

Para quem precisar de mais informações, o Enir Bassani se colocou à disposição através do telefone 416-222-8282 Ext. 2586

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Christian Pedersen é natural de Santos, São Paulo. No Brasil, trabalhou na gravadora Roadrunner Records, depois abriu um escritório de promoção e marketing para bandas e artistas, tendo clientes como a gravadora BMG, os selos Geléia Geral e Dubas. Christian mudou-se para Toronto em 2002, e virou cidadão canadense em 2007. Escreveu a coluna Conexão C no Brasil News em março de 2007 e, de maio a outubro de 2008, foi editor-interino do jornal. Do fim daquele ano, até outubro de 2010, foi editor e co-fundador do blog OiToronto.

12 Comentários

12 Comments

      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Mais em: Educação

      Topo