Siga-nos

OiCanadá

Educação

Canadá é o destino favorito dos estudantes brasileiros

Segundo o Centro de Educação canadense, a cada ano, mais de cinco mil estudantes chegam do Brasil para estudar inglês, principalmente em Toronto. O OiCanadá revela quanto custa essa empreitada e traz, em primeira mão, os detalhes de um programa de bolsas de estudo para quem sonha em aprender inglês no maior país das Américas.

“Antes de decidir que meu destino seria o Canadá, pensei em nos EUA e na Europa (Inglaterra ou Irlanda), mas optei pelo Canadá por ser o melhor custo-beneficio que encontrei”, explica a publicitária Maria Clara Ferreira Martins, que esteve em Toronto em 2008 e está se preparando para voltar. “O que também pesou na minha decisão foi o fato de poder estudar numa das melhores escolas da época, bem reconhecida e numa das maiores cidades do mundo, que tem um dos melhores IDH (índice de desenvolvimento humano) mundial…”, completa. Ela destaca ainda que o valor do dólar canadense, apesar de hoje ser quase o mesmo do dólar americano, ainda está bastante mais em conta que o Euro. E a escolha valeu a pena: “Acabei me apaixonando pelo país, pelas pessoas, pelos desafios e pela experiência!!!”, conclui a publicitária.

Segundo o Centro de Educação Canadense, por ano, mais de cinco mil estudantes brasileiros optam pelo Canadá para estudar inglês ou mesmo para cursar uma universidade. De acordo com Saskia Van Viegen Stille, diretora do “Canada Association of Private Languages Schools” (Associação Canadense de Escolas Particulares de Idiomas), a maioria dos brasileiros vai ao país para fazer cursos de inglês, de até três meses de duração. “De um modo geral, os brasileiros vêm ao Canadá depois de concluir a universidade, para estudar durante as férias ou por um período de suspensão temporária de trabalho”. O fato de 44% da população de Toronto ser formada por imigrantes faz da cidade um dos principais destinos dos brasileiros, ao lado de Vancouver, que tem no clima ameno um de seus principais atrativos.

Quanto custa?

A diretora do Ilac – International Language Academy of Canada, Alisson Kemper, afirma que os cursos mais procurados são aqueles com horários flexíveis. “O cronograma de quatro horas por dia, de segunda a quinta-feira, proporciona aos estudantes mais tempo para conhecer o país e fazer outras atividades fora da sala de aula”. Ela salienta que a escola fornece carta oficial para obtenção de vistos para os cursos de período integral. O valor de um curso com seis meses de duração é de C$ 3.100 e a diretora reforça que “caso o visto seja negado, apenas uma taxa de administração de 100 dólares é cobrada”. A escola não oferece opções de acomodação porque trabalha principalmente com estudantes que já moram no Canadá. E uma curiosidade que vale a pena ser registrada: Alisson afirma que os estudantes brasileiros em geral “levam o curso mais a sério que os de outros países”.

Apesar de muitos estudantes já saírem do Brasil com o curso comprado, Luis Palacios, coordenador de vendas da EF – International Language School no Canadá, conta que muitos alunos vão diretamente à sede da escola (127 Portland Street) em Toronto. “A idade dos alunos varia de 15 a 70 anos e a escola oferece acomodação com meia pensão durante a semana e pensão completa no fim de semana”, explica.

Sílvia Bizatto, diretora geral da EF do Brasil afirma que os valores dos cursos variam de 1.090 dólares americanos (para duas semanas de curso com acomodação em casa de família no sistema de refeições citado por Luis Palacios), a 13.490 dólares (nove meses de curso com 26 horas de aula por semana). “Nosso diferencial é justamente a acomodação e a alimentação incluídas no pacote, o que acaba resultando num valor aproximado de 50 dólares por dia”.  Boa opção para quem quer chegar despreocupado ao país.

Programas de estudo

Segundo Mariana Gaddi, students advisor da World Study, há vários programas de intercâmbio no Canadá. “Tem de seis meses de estudo com mais seis meses de trabalho, ou só de estudos, ou ainda a high school, mas o programa exclusivo da World Study, o True Canadá, tem sido o mais procurado”, garante. Esse programa dá ao estudante ou formando (com menos de 12 meses da graduação), o direito de trabalhar e estudar, sem limites de horas, por todo o período do visto, que é de um ano. Quem opta por esse curso se enquadra no Working Holiday Visa, um visto especial para estudantes que estejam matriculados no nível superior e querem experimentar um ano fora de seu país de origem, muito comum na Europa e Austrália.

Por U$3.199 o parceiro canadense da empresa busca uma oportunidade de emprego para os intercambistas ainda no Brasil. Geralmente as ofertas de emprego são durante as duas principais estações do ano (verão e inverno) e com duração de aproximadamente três a cinco meses. O emprego pode ser estendido com o empregador ou pagando uma nova taxa, junto ao parceiro do Canadá.

Destino número 01

Apesar da dificuldade em se obterem números oficiais, a assessora de imprensa da Embaixada Canadense em Brasília, Débora Pinheiro, afirma com certeza que o Canadá se tornou o destino internacional número um entre os estudantes brasileiros. E para aqueles que não podem ou não querem gastar dinheiro, mas querem melhorar o inglês e ter uma experiência internacional, Débora afirma, em primeira mão para o OiCanadá, que o ano de 2011 começa já com boas novidades. Entre elas, a abertura do programa “Futuros Líderes nas Américas (ELAP)” em fevereiro. “O ELAP contempla bolsas de curta duração (4 a 6 meses) para estudantes de graduação, mestrado e doutorado com interesse em estudar ou realizar sua pesquisa no Canadá. O objetivo é favorecer o aperfeiçoamento dos recursos humanos de uma nova geração de líderes nas Américas, ao mesmo tempo em que consolida as relações entre as instituições de ensino superior brasileiras e canadenses”. Mais informações podem ser encontradas no site da Association of Universities and Colleges of Canada.

Diferentes programas de estudo com variados preços. Não faltam oportunidades para quem quer estudar no Canadá. Com programação e muita determinação é possível aproveitar tudo de bom que o país tem a oferecer: o alto índice de desenvolvimento humano, a segurança, as estações do ano bem definidas, as modernas metrópoles, as belezas naturais do maior país das Américas. E ainda voltar para o Brasil fera no inglês e com uma experiência internacional, tão valorizada no competitivo mercado atual.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Paulo é formado em Comunicação, já trabalhou com cinema e morou na Irlanda, Espanha e Estados Unidos. Está em pleno processo de migração para o Canadá. Escreve desde sempre, se interessa por música, cinema, carros, esportes, projetos sociais, ou seja, quase tudo! Leitor voraz, aproveita-se das novas tecnologias para estar “do lado de cá, sendo lido, criticado, e quem sabe, num sonho “twittiano” sendo acompanhado”.

14 Comentários

14 Comments

          Deixe uma resposta

          O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

          Mais em: Educação

          Topo