Siga-nos

OiCanadá

Educação

Os primeiros passos para estudar no Canadá

Estados Unidos ou Canadá? Sol ou neve? Além das difíceis decisões que envolvem como será a viagem, o estudante também precisa se preocupar em organizar documentos como passaporte, comprovantes de renda, tirar novas fotos e preencher formulários. Veja como começar o processo e não ser pego de surpresa em cima da hora.

Olá amigos, é com prazer que posto aqui meu primeiro post. Antes de mais nada, vou me apresentar. Me chamo Diego Pessoa, tenho 26 anos. Sou fluminense de Duque de Caxias, morador do Rio de Janeiro. Escolhi seguir a carreira de Marketing, na qual me formei em 2010. Ótima carreira por sinal, com boa perspectiva de crescimento no Brasil e no mundo, porém com um “porém”: para ter sucesso, tem que saber inglês. Mas não somente o basicão, o tal do cat e dog. Tem que saber mesmo.

Tá bom, mas o que tudo isso tem a ver com Toronto? Pois bem, cansado de cursinhos chatos e longos aqui no Brasil, decidi ir em busca de aprendizado de verdade “in loco”. Dia 1° de outubro deste ano, embarcarei para a cidade, onde ficarei por três meses. Durante esse período estarei matriculado em um curso de inglês para estrangeiros, do tipo ESL.

Por que Toronto?

Agora uma pergunta que sempre me fazem. Por que Toronto? No começo confesso que fiquei em dúvida entre EUA e Canadá. Primeiramente queria ir para San Francisco, na Califórnia. Sol, praia, cidade relativamente grande e turística. Pra mim, que sou do Rio, soaria bem familiar e provavelmente seria de fácil adaptação. Mas nunca tive 100% de certeza que essa seria a melhor escolha. Poxa, aqui no Rio já tenho praia, sol, calor, cidade turística, que tal experimentar algo novo? Então comecei a procurar outras cidades grandes e finalmente “mudei” de país, chegando a Toronto. E olha, como pesquisei! O Google foi meu parceirão nessa hora. Li bastante em sites de agências, assisti a vídeos no youtube, li notícias do local, Wikipédia, tudo o que vocês possam imaginar.

Será minha primeira viagem internacional, meu primeiro frio abaixo de zero, minha “primeira neve”. Então, depois que me decidi pelo país do hóquei, não pensei duas vezes em relação à cidade. Toronto, grande centro financeiro, político e cultural do país. Cidade grande, bem estruturada e com ótimas opções para turistas. Afinal, vou para estudar, mas também vou ser turista hehehe. Foi minha primeira e única escolha no país. E pelo que vi até agora não vou me decepcionar.

Burocracia

Mas não pense que fazer uma viagem dessa por esse período de tempo é coisa para se decidir em cinco minutos. Tem que tirar visto, passaporte, procurar agências de intercâmbio, tipos de cursos, possíveis destinos, enfim, um milhão de coisas. É praticamente uma gestação. Eu, por exemplo, que vou ficar por três meses, não tenho necessidade de tirar um visto de estudante. Ele é recomendado apenas para quem ficará estudando no país por mais do que seis meses, além de ser bem mais caro do que o de turista. Oferece alguns descontos na cidade, é verdade, mas só valeria a pena se o meu tempo de permanência realmente fosse maior do que seis meses. Com relação ao visto, não me meti muito. Eu fiz tudo por uma agência de intercâmbio, então ela intermediou essa parte para mim. Mas o que posso afirmar com certeza é que o visto é emitido pelo consulado de São Paulo e o de turista fica pronto bem mais rápido do que um dos EUA, por exemplo. Mas nem por isso deixe para a última hora. Veja abaixo a documentação necessária para tirar um.

Para conseguir o visto canadense você deverá apresentar:

1) Um formulário devidamente preenchido e assinado. O formulário pode ser baixado da internet ou obtido gratuitamente no setor de vistos. Apenas um formulário deverá ser preenchido por família. Filhos com 22 anos ou mais deverão preencher um formulário separado.

2) 02 fotos, tamanho 3cm X 5cm, para o requerente principal e acompanhantes.

3) Passaporte ou documento de viagem válido. Caso tenha, queira apresentar passaportes anteriores também.

4) Prova de recursos financeiros. Exemplos: último imposto de renda com o recibo de entrega, os três últimos holerites (contra-cheques), e/ou contrato social, e/ou extratos bancários.

5) Se o passageiro vai estudar, apresentar a carta de aceitação da escola no Canadá. Se vai a negócios, apresentar carta do empregador indicando a duração da viagem, natureza dos negócios, e empresa a ser visitada. Se vai apenas transitar pelo Canadá por um período não superior a 48 horas, o passageiro deverá solicitar um visto de trânsito antes de viajar. Para visto de trânsito, apresentar fotocópia da sua passagem ou do seu itinerário. Documentos adicionais poderão ser solicitados. Apresente somente fotocópias simples dos documentos. Originais não são necessários e não serão devolvidos.

Então é isso. Durante esse período pré-viagem estarei aqui com vocês para esclarecer dúvidas relacionadas à viagem. Espero ajudar o máximo de pessoas possível e, quem sabe, animar algumas a seguirem o mesmo caminho que eu seguirei. Um abraço e até logo!

Continue lendo
Publicidade
Leia também...
42 Comentários

42 Comments

  1. Leonardo

    05/nov/2012 at 13:48

    Olá Diego

    Gostei das dicas cara, mas tira um dúvida pra mim, se vc souber, é claro.
    To querendo fazer um curso de 3 meses em Toronto tb, mas pra isto tenho que pedir as contas no trampo pra ir, o pessoal embaça nos visto por eu estar desempregado?
    Valew meu querido!

  2. Claudio Augusto

    13/jun/2012 at 14:05

    Quais das escolas seria indicada como aquele que possui menos brasileiros? Sei que a pior nesse quesito é a ILAC (muito brasileiros), mas qual seria a melhor? (menos) Muito obrigado! =)

  3. Tessi

    01/fev/2012 at 16:50

    Olá gente, tudo bem???

    Em primeiro lugar, meus parabéns pelo seu post. Está mt legal.
    Em segundo lugar, gostaria de saber com que agência você “fechou” o seu pacote. Estou muito em dúvida. Se você achar que não cai bem publicar o nome da agência aqui, pode enviá-lo para o meu e-mail: [email protected]
    Na verdade, conto com a ajuda de todos que lerem esta mensagem. Por favor, me indiquem uma agência prestativa e confiável.

    Muito grata desde já,

    Tessi

  4. Elizabeth

    29/dez/2011 at 09:42

    Olá Diego!

    Gostei muito das dicas. Como está sua estadia no Canadá?

    Viajarei para Toronto em setembro de 2012 e gostaria de saber mais sobre moradia, pois ficarei apenas 1 mês com uma família canadense, os outros 5 meses ainda não sei. Você poderia me ajudar?

    Até mais!

  5. Anette

    07/out/2011 at 23:06

    Olá Diego, tudo bem?

    Já chegou em Toronto? O que está achando?? Foi tudo tranquilo?

    Mande news…

    Abraços

  6. EDUARDO CALDEIRA

    04/set/2011 at 23:36

    me matriculei em uma escola na cidade de vancouver, será que consigo o visto somente com a carta de aceitação da escola e extratos de minha conta corrente e poupança demonstrando capacidade financeira para pagar os custos da viajem, sendo q estou desempregado, porém recebi uma grana de presente e assim poderei custear minha viajem.

  7. Diego Pessoa

    03/ago/2011 at 02:16

    Sim, Tatiana, claro que conheço. É uma escola do grupo Kaplan, um dos maiores do mundo no ensino de inglês para estrangeiros. Com certeza você estará numa boa escola. Ótima estrutura. No meu blog eu fiz um post exclusivamente sobre essa escola, da uma olhada nesse link:

    http://intercambioemtoronto.wordpress.com/2011/06/28/pli-kaplan-toronto/

    Tem um video bacana. Provavelmente vai te empolgar ainda mais. :)

  8. tatiana

    31/jul/2011 at 18:51

    Diego,
    estou indo agora em outubro, fechei com a STB. Vou fazer o curso na PLI, conhece? nao consegui colher muitas referencias de escolas…fui na indicacao da agencia

  9. San

    19/jul/2011 at 09:49

    Bom dia! estou pretendendo ir agora pro Canadá mas a parte do visto e passaporte tudo bem ! eu queri saber como eu faço pra pagar a escola ou seja se faço por uma agencia de intercambio ou pelo site deles? e se for agencia gostaria de saber uma que seja de confiança!

    Vlw,

    San.

    • Diego Pessoa

      23/jul/2011 at 02:59

      Ola San. Eu te indico uma agencia. Te livra de mta burocracia e o custo é praticamente o mesmo.

  10. Thiago Magalhães

    07/jul/2011 at 09:46

    Fala Diego,

    Cara vc sabe qual o curso é melhor? ILAC ou LSC

    • Diego Pessoa

      07/jul/2011 at 17:02

      Fala Thiagão,

      Então, essa é uma questão muito pessoal. A ILAC é a maior, que tem a maior estrutura e tal porém tem muitos brasileiros. A LSC também tem uma estrutura legal e também uma quantidade razoável de brasileiros. Se a sua preocupação principal for fugir de brasileiros não tem mto pra onde correr. Agora se for as aulas em sí, didática ou professores isso não muda muito de uma pra outra. As aulas meio que seguem um padrão internacional.

      É meio questão de empatia mesmo. Entre nos sites, de uma olhada nas brochuras, avalie preços, serviços que elas oferecem e ai escolha uma.

      Lembrando que além dessas existem outras dezenas na cidade. Então você tem que ver se quer uma escola grande, uma pequena, mto ou pouco brasileiro, perto ou longe do centro. E depois disso fazer um filtro.

      Consegui te ajudar?? Qualquer coisa só perguntar. Abração.

  11. Anette

    05/jul/2011 at 16:18

    Olá Diego, tudo bem?

    Em primeiro lugar, você escolheu o lugar certo.. Canadá é um dos paises mais lindos, educados, limpo, seguro que eu já conheci… e Toronto então.. é uma cidade encantadora… Morei lá 6 meses e amei.. não me arrependi em nada… Conheci mutas pessoas de diversos paises, viajei para muitos lugares.. … um investimento que valeu muito a pena e para a vida toda.. uma experiência única… Só de você pegar transporte publico que chega no horário, sem estar lotado… Andar na rua a qq hora sem medo… nçao tem preço… Aproveite sua viagem, pois 3 meses passa muuuito rápido… Se der, vai para Niagara Falls, Quebec, Montreal, Kingston, Ottawa, Wasaga Beach/CollinWood (Estes para acampar), Miners, London, Thousand Island.. se der, alugue um carro ou compre pacotes com bons preços na Chinatown… Ahhh, se quiser curtir a noite, tem o Madson Pub (Spadina), Montana.. etc… Baladinhas com muuuitos Canadenses… Bom para curtir e falar inglês…Estou tb preparando a minha documentação para voltar pra lá ainda este ano (Setembro/outubro) mas dessa vez para ficar um periodo maior.. 2 anos.. Fazer um intensivão de Inglês, prestar o TOEFL para poder fazer uma Pós em Marketing e Eventos…
    É isso ai.. Vamos trocando ideias, informações e experiências…
    Boa sorte pra vc e curta muuito…
    Abraços
    Anette

    • Diego Pessoa

      07/jul/2011 at 16:56

      Olá Anette,

      Poxa, muito obrigado por todas essas dicas. Vou tentar fazer tudo isso e curtir bastante. também to achando que pra fazer tudo o que quero 3 meses vão passar rápido d+, hehehehe. Mas vou tentar aproveitar ao máximo.

      Vamos trocando idéias sim. Sempre que possível vou colocar mais coisas aqui e no meu blog pessoal. A experiência de quem já esteve lá não tem preço pra quem ainda irá.

      Obrigadão.

  12. Jessica

    04/jul/2011 at 14:39

    Olá!
    Eu vou fazer um intercambio de 45 dias em Toronto ano que vem. Meu sonho é ter uma experiencia maior de estudo e trabalho no exterior, vou pela primeira vez e ja estou pesquisando tudo sobre lá. Adorei a sua iniciativa de ajudar pessoas como eu com dicas e informações úteis! No que vc puder dividir sua experiencia fora… estarei lendo o seu blog!
    Tudo de bom pra vc!!!

    • Diego Pessoa

      04/jul/2011 at 17:24

      Obrigado Jessica

      Sempre q tiver uma duvida e eu puder ajudar só falar ok?

      Abraços e curta bastante sua viagem.

  13. Girlande

    02/jul/2011 at 09:32

    Olá Diego,

    Embarco dia 05/08 para Toronto e ficarei lá por 30 dias, já possuo inglês avançado e estudarei na LSC. Será minha primeira viagem desse tipo e meu primeiro desafio será já no aeroporto. Manda uma dica de como chegar ao meu destino Valleywoods.

    • Diego Pessoa

      03/jul/2011 at 22:07

      Olá Girlande,

      Poxa, desculpe mas vou ficar te devendo uma resposta mais específica pois como ainda não fui lá a maior parte do que sei de Toronto foi na base de muita pesquisa. Mas da uma olhada nesse post daqui do site mesmo. http://oitoronto.com.br/15727/transporte-publico-descomplicado/
      É um video muito bem feito explicando como funciona o transporte público de Toronto. Com certeza vai te dar uma luz ta bem?

      Abraços e apareça sempre!!!

  14. Bruna

    02/jul/2011 at 07:27

    E você não vai se arrepender por ter escolhido Toronto! Passei o úlitmo inverno lá estudando inglês. Também foi meu primeiro inverno de verdade, primeira neve, primeira viagem internacional sozinha. E valeu MUITO a pena.. A única parte ruim foi me despedir e voltar para casa :)
    Abraço,

    • Diego Pessoa

      03/jul/2011 at 21:56

      Olá Bruna,

      Espero realmente sentir o mesmo que você quando for sair da cidade. Por todos os vídeos que vi a cidade é fabulosa.

      Obrigado pelo apoio!!

  15. Paco

    01/jul/2011 at 22:36

    Olá Diego, sou Paco, obrigado pela grande ajuda em relação à documentação, pretendo ir pra Vancouver, e sua ajuda foi demais, gostaria de manter contato contigo, ok?
    Abração

    • Diego Pessoa

      03/jul/2011 at 21:54

      Olás amigo. Precisando de ajuda e eu puder ajudar é só falar. Vamos manter contato sim. Como te falei apareça sempre lá no meu blog http://intercambioemtoronto.wordpress.com e se tiver alguma dúvida só postar lá que se eu souber como ajudo a você e quem mais precisar.

      Um abração!!!

  16. Daniel Fernandes

    30/jun/2011 at 23:21

    É,eu tambem quero fazer intercambio.
    Terei de esperar um bocado de tempo,pois ainda tenho 13 anos.
    Eu queria saber o seguinte:
    Estou no curso de inglês a 10 meses e tambem vou começar a estudar no sozinho no Live Mocha,então será bom fazer intercambio quando eu acabar isso tudo?

    • Diego Pessoa

      01/jul/2011 at 00:07

      Fala Daniel,

      Com certeza será uma boa. Não só pelo inglês, pois se você seguir tudo isso que já segue já o terá bem afinado. O intecâmbio é legal pra você conhecer novos países, culturas, ter mais respeito ao próximo, ser independente…Tudo isso é importante para o nosso desenvolvimento tanto como pessoas como profissionais.

  17. Claudia

    30/jun/2011 at 17:33

    Olá Diego. Também vou para Toronto dia 01/10, vou estudar na LSC. Vou ficar apenas 30 dias. Detalhe: sou iniciante no inglês, rs. Já escutei várias pessoas dizendo q não adianta ir sem ter noção de inglês. Não me importo, será minha primeira viagem internacional também, eu ia viajar de qualquer forma, para estudar ou não, quis unir o util ao agradavel. Tudo que eu aprender será lucro. E não é possível que eu não aprenda nada estudando 4hs por dia, 5 dias da semana e na casa de uma familia que não fala meu idioma.
    Nos encontramos por lá,
    Abraço!

    • Diego Pessoa

      30/jun/2011 at 20:32

      É isso ai Claudia. Com certeza esse período que você vai passar lá vai ser enrriquecedor para você. Mas não deixe de aprender antes de ir ao menos o basicão de inglês, coisas do tipo “onde fica tal lugar? como pego tal meio de transporte? quanto custa tal coisa?” E o principal: não tenha vergonha de falar errado. É errando que se aprende mesmo.

      Nos esbarramos por lá.
      Abraços.

  18. Michel Montefeltro

    30/jun/2011 at 15:01

    Oi Diego, tudo bem?
    Bom, fiquei 7 meses em Toronto… voltei final de maio deste ano e agora estou voltando para uma pós…

    Precisando de alguma coisa ae vamos nos falando… estou na fase do visto de novo hahaha…
    abraços!

    • Diego Pessoa

      30/jun/2011 at 16:08

      Pow Michel, uma pós em Toronto é o que realmente gostaria de fazer dentro de no máximo mais um ano. Já fiz uma aqui mas quero me aperfeiçoar ainda mais. Entra no meu blog e deixa um recado lá q eu quero umas dicas suas sobre pós, fechado?? Só clicar aqui no meu nome.

      Abração!!

  19. Rafa Brito

    30/jun/2011 at 12:59

    Fala Diegão!
    Cara estamos na mesma, literalmente!
    Sou formado em Publicidade e Propaganda e também trabalhao com Marketing, amo minha área de atuação, mais realmente para abrir leques de oportunidades precisamos aperfeiçoar o inglês.
    No mês de março, fechei um intercãmbio para o Canadá-Toronto, onde ficarei 1 ano: 6 meses estudando na ILAC + 6 meses trabalhando.
    Minha expectativa é muito grande, espero agregar muito ao meu conhecimento na linguá e a minha vida.
    Bem, vamos manter o contato! Chegarei no dia 05/12!
    Grande abraço e parabéns pela iniciativa e o post!

    Rafa

    • Diego Pessoa

      30/jun/2011 at 16:06

      Fala Rafa,

      Bom saber que não sou só eu que tenho essa dificuldade com o Mercado de Trabalho justamente por não ter o inglês tão aperfeiçoado. Vamos manter contato sim. Além daqui tenho o meu blog pessoal que também tem conta mais um pouco das minhas jornadas, hehehe. Olha lá. http://intercambioemtoronto.wordpress.com

      Abraços.

  20. Priscila Fragoso

    29/jun/2011 at 22:26

    Bacana o post! Boa Sorte!
    Eu tbm fiquei com a mesma dúvida qdo pensei em fazer o intercâmbio: EUA ou Canadá, mas depois fui pesquisando com calma sobre hábitos, cidades, violência, escolas, ai foi quando descobri Toronto e não tive mais dúvidas, me apaixonei pela cidade! Embarco dia 06/08/2011 e fico 1 mês estudando na ILAC. Já estou com tudo pronto! Apesar de ficar um pouco nervosa, pois tbm é a minha 1ª viagem, a parte do visto foi tranquila, como estou indo por uma agência, ela me indicou um despachante e depois de juntar todos os docs eles enviaram para o Consulado. A resposta veio em 1 mês, foi bem mais rápido do que eu esperava! Agora, só aguardar o dia e torcer para que seja muito proveitoso o meu mês e que além de estudar muito, eu possa fazer lindos passeios!
    Abçs!
    Priscila.

    • Diego Pessoa

      30/jun/2011 at 00:46

      Que tudo de certo para você Priscila. Mantenha contato com a gente sobre sua experiência ao chegar lá. É bom saber a visão de cada um com relação a escolas e a cidade.

      Abraços

    • narlei

      11/dez/2011 at 06:38

      ola priscila, meu nome é narlei.

      estou indo em abril para vancouver, minha dúvida é quanto a escola ISL ou international house. Qual seu comentário ou dica ja que estudou na ISL.
      Sabe qual delas tem menos brasileiros?

      abraço,
      narlei

  21. Maylon

    29/jun/2011 at 13:46

    Fala velhão!
    Meu nome é Maylon, sou de Salvador. Minha área também exige inglês fluente, sou Engenheiro Eletricista. Também pretendo embarcar neste período, só que para Vancouver, soube que Toronto é frio pra caralho. Mas como vc cheio de expectativas e dúvidas. Com fé em Deus vamos vemos no que dá. Boa sorte velhão! Qualquer coisa é so mandar e-mail.

    • Diego Pessoa

      29/jun/2011 at 17:32

      Obrigado amigo,

      Que tudo de certo para nós. Sucesso na sua viagem pelo Canadá. Quem sabe nos esbarramos por aí, hehehe.

      Abraços.

  22. Vinicius

    29/jun/2011 at 11:56

    Parabéns pelo texto Diego, bem esclarecedor, deu ate vontade de trocar a Inglaterra pelo canada…hehehe
    Sucesso na jornada…

    • Diego Pessoa

      29/jun/2011 at 17:31

      Obrigado Vinicius,

      Pois é, se parar para olhar com carinho Toronto pode ser bem mais legal do que a terra da rainha, hehehee.

      Abraços.

  23. L Gustavo

    29/jun/2011 at 10:04

    Achar que vai “saber mesmo” o idioma em 3 meses eh ilusao, ainda mais em Toronto, onde sua classe vai estar cheia de brasileiros (se bobear ate o prof/profa).
    Pra fazer turismo e balada com certeza sera legal, por outro lado seria melhor vir no verao, que eh uma epoca mais apropriada pra isso.

    • Dani

      29/jun/2011 at 17:11

      Eu nao concordo com vc, eu acho que se a pesssoa se esforaçar, nao andar com brasileiro, o ingles melhora muito, acho que ate um mes de intercambio ajuda. Eu por exemplo paguei minha viagem e aprendi muito.. acho que quem quer aprender ingles e nao ficar de paquera no verao, como vc falou, aprende sim e muito… basta saber o que quer e para que veio.

      • Diego Pessoa

        29/jun/2011 at 17:27

        É mais ou menos por aí mesmo. Lógico que ficar 100% fluente no idioma com apenas 3 meses é difícil mas não é só pra isso que estou viajando. É para ganhar experiência internacional, conhecer uma nova cultura, enrriquecer meu currículo e, além disso tudo, aprender inglês.

  24. Fabiana

    29/jun/2011 at 09:42

    Oi Diego, tudo bem?
    Tenho uma amiga q está em Toronto a 3 meses e amando! Acredito q tenha feito a escolha certa.
    Estou indo tb final do mês tb fazer uma curso de Inglês na LSC.
    Sempre bom trocar infos já q tb é minha primeira viagem internacional.
    Boa sorte!

    • Diego Pessoa

      29/jun/2011 at 17:24

      Olá Fabiana,

      Eu vou estudar na International House. Espero gostar tanto do curso como também da cidade. Vou para estudar mas também vou curti-la, hehehehe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Educação

Receba as novidades do blog por email

Digite seus dados abaixo para assinar nosso boletim e receber todas as novidades do blog em sua caixa postal. É de graça e você pode se descadastrar a qualquer momento.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Topo