Siga-nos

OiCanadá

Educação

Os primeiros passos para estudar no Canadá

Estados Unidos ou Canadá? Sol ou neve? Além das difíceis decisões que envolvem como será a viagem, o estudante também precisa se preocupar em organizar documentos como passaporte, comprovantes de renda, tirar novas fotos e preencher formulários. Veja como começar o processo e não ser pego de surpresa em cima da hora.

Olá amigos, é com prazer que posto aqui meu primeiro post. Antes de mais nada, vou me apresentar. Me chamo Diego Pessoa, tenho 26 anos. Sou fluminense de Duque de Caxias, morador do Rio de Janeiro. Escolhi seguir a carreira de Marketing, na qual me formei em 2010. Ótima carreira por sinal, com boa perspectiva de crescimento no Brasil e no mundo, porém com um “porém”: para ter sucesso, tem que saber inglês. Mas não somente o basicão, o tal do cat e dog. Tem que saber mesmo.

Tá bom, mas o que tudo isso tem a ver com Toronto? Pois bem, cansado de cursinhos chatos e longos aqui no Brasil, decidi ir em busca de aprendizado de verdade “in loco”. Dia 1° de outubro deste ano, embarcarei para a cidade, onde ficarei por três meses. Durante esse período estarei matriculado em um curso de inglês para estrangeiros, do tipo ESL.

Por que Toronto?

Agora uma pergunta que sempre me fazem. Por que Toronto? No começo confesso que fiquei em dúvida entre EUA e Canadá. Primeiramente queria ir para San Francisco, na Califórnia. Sol, praia, cidade relativamente grande e turística. Pra mim, que sou do Rio, soaria bem familiar e provavelmente seria de fácil adaptação. Mas nunca tive 100% de certeza que essa seria a melhor escolha. Poxa, aqui no Rio já tenho praia, sol, calor, cidade turística, que tal experimentar algo novo? Então comecei a procurar outras cidades grandes e finalmente “mudei” de país, chegando a Toronto. E olha, como pesquisei! O Google foi meu parceirão nessa hora. Li bastante em sites de agências, assisti a vídeos no youtube, li notícias do local, Wikipédia, tudo o que vocês possam imaginar.

Será minha primeira viagem internacional, meu primeiro frio abaixo de zero, minha “primeira neve”. Então, depois que me decidi pelo país do hóquei, não pensei duas vezes em relação à cidade. Toronto, grande centro financeiro, político e cultural do país. Cidade grande, bem estruturada e com ótimas opções para turistas. Afinal, vou para estudar, mas também vou ser turista hehehe. Foi minha primeira e única escolha no país. E pelo que vi até agora não vou me decepcionar.

Burocracia

Mas não pense que fazer uma viagem dessa por esse período de tempo é coisa para se decidir em cinco minutos. Tem que tirar visto, passaporte, procurar agências de intercâmbio, tipos de cursos, possíveis destinos, enfim, um milhão de coisas. É praticamente uma gestação. Eu, por exemplo, que vou ficar por três meses, não tenho necessidade de tirar um visto de estudante. Ele é recomendado apenas para quem ficará estudando no país por mais do que seis meses, além de ser bem mais caro do que o de turista. Oferece alguns descontos na cidade, é verdade, mas só valeria a pena se o meu tempo de permanência realmente fosse maior do que seis meses. Com relação ao visto, não me meti muito. Eu fiz tudo por uma agência de intercâmbio, então ela intermediou essa parte para mim. Mas o que posso afirmar com certeza é que o visto é emitido pelo consulado de São Paulo e o de turista fica pronto bem mais rápido do que um dos EUA, por exemplo. Mas nem por isso deixe para a última hora. Veja abaixo a documentação necessária para tirar um.

Para conseguir o visto canadense você deverá apresentar:

1) Um formulário devidamente preenchido e assinado. O formulário pode ser baixado da internet ou obtido gratuitamente no setor de vistos. Apenas um formulário deverá ser preenchido por família. Filhos com 22 anos ou mais deverão preencher um formulário separado.

2) 02 fotos, tamanho 3cm X 5cm, para o requerente principal e acompanhantes.

3) Passaporte ou documento de viagem válido. Caso tenha, queira apresentar passaportes anteriores também.

4) Prova de recursos financeiros. Exemplos: último imposto de renda com o recibo de entrega, os três últimos holerites (contra-cheques), e/ou contrato social, e/ou extratos bancários.

5) Se o passageiro vai estudar, apresentar a carta de aceitação da escola no Canadá. Se vai a negócios, apresentar carta do empregador indicando a duração da viagem, natureza dos negócios, e empresa a ser visitada. Se vai apenas transitar pelo Canadá por um período não superior a 48 horas, o passageiro deverá solicitar um visto de trânsito antes de viajar. Para visto de trânsito, apresentar fotocópia da sua passagem ou do seu itinerário. Documentos adicionais poderão ser solicitados. Apresente somente fotocópias simples dos documentos. Originais não são necessários e não serão devolvidos.

Então é isso. Durante esse período pré-viagem estarei aqui com vocês para esclarecer dúvidas relacionadas à viagem. Espero ajudar o máximo de pessoas possível e, quem sabe, animar algumas a seguirem o mesmo caminho que eu seguirei. Um abraço e até logo!

Continue lendo
Publicidade
Leia também...
42 Comentários

42 Comments

                                  Deixe uma resposta

                                  O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

                                  Mais em: Educação

                                  Topo