Siga-nos

OiCanadá

Trabalho

Como responder a uma entrevista de emprego com sucesso

A entrevista é um passo importante na contratação para um bom emprego em Toronto ou em qualquer outro lugar do mundo. Muitas vezes, pessoas qualificadas terminam perdendo a chance de conseguir a vaga em uma empresa porque não passaram uma boa impressão. E é exatamente para isso que a entrevista serve. É uma forma de mostrar para o empregador que você é uma pessoa segura e capaz de tomar decisões e solucionar problemas.

Na hora de ser entrevistado, a grande maioria das pessoas está nervosa ou ansiosa, e o empregador sabe disso. Essa é uma vantagem a seu favor. A grande estratégia aqui é fazer com que você saiba lidar com esse nervosismo e ansiedade na hora em que é colocado em uma situação de pressão, e a entrevista de emprego reflete bem isso.

Uma das formas de disfarçar o nervosismo e ansiedade é ter uma ideia de algumas perguntas que serão feitas na entrevista. Certamente ninguém tem o poder de prever que perguntas seriam essas, certo? Errado. Existem sim diversas questões que são bastante comuns em várias entrevistas de trabalho. Sendo assim, se o candidato ao emprego praticar as respostas corretas em casa, fica muito mais fácil administrar qualquer tipo de estresse. Então, vamos a essas questões:

  • Em todas as empresas de recursos humanos que eu trabalhei no Canadá, uma pergunta era bastante comum entre elas: “Fale sobre você”.  É uma pergunta simples, mas muitas vezes serve como uma “casca de banana” para o entrevistado. O objetivo aqui é de cara perceber se você é uma pessoa segura ou não. Por isso, a melhor forma de responder essa questão é dando uma breve apresentação sobre você e logo em seguida mencionar as suas experiências na área acadêmica e profissional.
  • Outra pergunta bem comum em entrevistas de emprego é “Quais os seus pontos fracos e seus pontos fortes?”. Aqui você pode mencionar uma fraqueza que, de uma certa forma, não deixa de ser um ponto positivo. Por exemplo, você pode dizer que o seu ponto fraco é ser perfeccionista e isso lhe deixa muito chateado quando não consegue dar 100% de si próprio.
  • “Você pode mencionar algum problema que você solucionou no passado?” A ideia aqui é verificar se você é bom em solucionar problemas. Pense em algo que aconteceu no ambiente de trabalho e você teve que você solucionou com sucesso. Um cliente que estava chateado com algo e você conseguiu agradá-lo; o computador que falhou e você conseguiu terminar o projeto utilizando o seu laptop ou o computador de um amigo, alguma ideia que tenha partido de você quando ninguém conseguia pensar em nada, enfim… pense em algo, mas cuidado com as mentiras. Não subestime as pessoas achando que elas são idiotas.
  • Uma pessoa que demonstra ambição sempre é bem-vinda no mercado de trabalho. Hoje em dia as empresas procuram alguém que queira crescer profissionalmente, que queira ser promovido a cargos mais altos. Por isso, não se intimide quando lhe perguntarem “Como você se vê profissionalmente daqui a 10 anos?” Mostre que você está interessado em crescer, mas é importante que você se mostre seguro na sua resposta. Alguém que está decidido a chegar a algum lugar.
  • Uma das perguntas mais difíceis de serem respondidas em uma entrevista, e também uma das mais comuns é “Por que você deixou o seu último emprego?”. Um grande erro cometido por inumeras pessoas é dizer que estava a procura de um melhor salário ou que ficou incomodada pela rotina do trabalho. Não se esqueça que o entrevistador está lhe testanto o tempo inteiro e ele quer ter a certeza de que não vai ter que procurar alguém em breve para o cargo. Por isso, mencionar salário ou rotina estão fora de questão. Sempre haverá empregos que pagam melhor e a rotina de um ambiente de trabalho, depois de algum tempo, é inevitável. É preferível responder a essas perguntas dizendo algo do tipo “eu sempre quis trabalhar para a sua empresa porque tem um perfil que  combina comigo” ou “eu conheço bem a sua empresa e sei que aqui vocês dão oportunidades ao funcionário de crescer profissionalmente e possuem excelentes benefícios para o mesmo”.

É claro que existem diversas outras perguntas muito comuns em entrevistas de emprego. Mas lembre-se que o objetivo aqui é verificar se você é um profissional seguro, possui facilidade de trabalhar em grupo e é bom em resolver problemas. Focando nesses aspectos, você tem tudo para passar por essa etapa e conseguir um bom emprego em Toronto. Boa sorte!

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Paula Lessa é formada em Psicologia pela PUC do Rio Grande do Sul e especializada em Recursos Humanos pela Universidade de Toronto.

4 Comentários

4 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Trabalho

    Topo