Siga-nos

OiCanadá

Educação

Os cursos universitários e carreiras mais promissores no Canadá

Frequentar uma universidade no Canadá pode abrir diversas portas no mercado de trabalho, mas para evitar uma grande frustração é preciso escolher o curso certo. Apesar de um aumento no desemprego em Toronto, alguns setores estão a procura de profissionais qualificados.

O índice de desemprego em Toronto em março foi de 8.3%, maior que a média nacional (que gira em torno de 7.2%). Estudantes recém-formados e imigrantes reclamam que não conseguem arranjar um emprego, ao mesmo tempo em que algumas empresas canadenses possuem vagas sobrando. O motivo, segundo especialistas, é a falta de mão-de-obra qualificada e de profissionais licenciados.

Segundo o Departamento de Finanças de Ontário, é possível que até 2031 haja uma déficit de profissionais qualificados que deve variar de 200 mil a 1.8 milhão de pessoas. Uma pesquisa feita pela Toronto Regional Research Alliance (organização responsável em promover estudos na área de desenvolvimento econômico) e divulgada em fevereiro desse ano, mostrou que estudantes se interessam mais em estudar administração e marketing, ao invés de engenharia e tecnologia informativa, duas das áreas que estão mais em expansão no Canadá e que sofrem com a falta de profissionais. O mesmo estudo mostrou que de cada sete empregos oferecidos na Grande Toronto, há somente um recém-graduado que se qualifica para a vaga.

Profissões do Futuro

Devido à uma instabilidade econômica no país, é difícil afirmar quais profissões estarão em alta no futuro. No entanto, o envelhecimento da população, o consumo de dispositivos tecnológicos como computadores e iPhones e a grande demanda global por petróleo levam a crer que quem for formado na área de saúde, tecnologia da informação ou engenharia petroquímica tem mais chance de se dar bem no Canadá.

“Muitos estudantes desconhecem as profissões que estão em alta e terminam optando por áreas ligadas aos negócios. É preciso que o diploma universitário atenda às necessidades das empresas. Quem se forma em um setor onde a demanda de profissionais é baixa, vai ter dificuldade em arranjar emprego”, afirma Paula Lessa, especialista em Recursos Humanos.

Paula alerta que a demanda de profissionais pode variar de acordo com cada região. Em Ontário, por exemplo, a contratação de professores para o ensino pré-escolar está em alta, uma vez que as aulas passarão a ser ministradas em período integral e novas escolas serão construídas. Já em Alberta, a grande procura é por pessoas com formação ligada à indústria de petróleo.

O Departamento de Faculdades, Universidades e Treinamento de Ontário também prevê que haverá um aumento de empregos na área de saúde (como médicos e enfermeiros) e tecnologia da informação (como engenheiros de softwares e analistas de sistema), além de eletricistas, encanadores, higienistas dentários e trabalhadores de profissões relacionadas à primeira infância.

De acordo com dados fornecidos pelo Statistics Canada (órgão do governo canadense responsável por produzir estatísticas sobre a população e economia do país), espera-se que haja um leve aumento de emprego no país em 2012, depois que foram criadas quase 200 mil novas vagas no ano passado, 1.2 % a mais que no ano anterior.

O OiCanadá traz uma lista dos cursos universitários e profissões que estão em alta atualmente no Canadá, segundo diversos especialistas. Os dados foram fornecidos pelo Departamento de Recursos Humanos do Governo do Canadá, que se baseou em diversas pesquisas. A média salarial está relacionada ao mercado em Toronto.

  • Medicina– Para se tornar médico no Canadá, é necessário ser graduado em algum curso ligado à ciência, como biologia por exemplo, antes de ingressar na escola de medicina, que dura em média quatro anos (algumas escolas oferecem em três). Após a graduação, é preciso passar pela residência (que leva cerca de dois anos para clínico geral ou mais tempo para outras especialidades), além de ser aprovado pelo Medical Council of Canada e obter um licença para trabalhar na província ou território. Média salarial: $160 mil/ano (para clínico geral).
  • Gerência de Sistema de Informação/ Computação– É preciso ter formação acadêmica em ciência da computação ou qualquer outro curso ligado à tecnologia informativa. Além disso, as empresas procuram gente com vários anos de experiência em engenharia de software, análise de sistema, programação ou design de redes. Média salarial: $83 mil/ano.
  • Enfermagem– Além da graduação em enfermagem, é preciso treinamento acadêmico adicional para trabalhar em áreas específicas. Ser registrado em uma entidade reguladora é obrigatório em todas as províncias e territórios. Média salarial: $83 mil/ano.
  • Gerência Financeira (Contabilidade)- Quem tem diploma universitário nas áreas de economia, administração, contabilidade ou marketing tem mais chance de conseguir o emprego. Algumas empresas exigem pós-graduação na área de finanças. Vários anos de experiência em contabilidade, auditoria, planejamento e análise financeira também ajudam na contratação. Média salarial: $69 mil/ ano.
  • Engenharia Civil– Formação em engenharia civil é necessária para quem quer atuar nesse ramo, além do registro como engenheiro profissional por uma associação de profissionais na província ou território. Média salarial: $67 mil/ ano.
  • Educação Pré-Escolar– Essa profissão está em alta no momento em Ontário. No Canadá, para trabalhar nessa área é preciso ser formado em educação. Algumas escolas exigem também formação em desenvolvimento infantil. O candidato ao cargo precisa adquirir um certificado de ensino provincial. Média salarial: $ 60 mil/ano.
  • Engenhearia Petroquímica– Essa profissão está em alta em províncias como Alberta devido à grande presença de petróleo na região. Formação em engenharia petroquímica e registro como engenheiro profissional são necessários. Média salarial: $64 mil /ano (Em Alberta, a média salarial gira em torno de $86 mil/ ano).
  • Odontologia– A profissão de dentista também está em alta no Canadá. Quem quer trabalhar nessa área precisa ser formado na área, ser licenciado por uma entidade reguladora e obter uma licença especial para cada especialização. Média salarial: 160 mil/ano.
  • Farmácia– Além de formação em farmácia, é preciso passar por treinamento supervisionado e adquirir uma licença da província ou território em que se deseja trabalhar. Média salarial: $82 mil/ ano.
  • Educação Técnica– O fato do Canadá possuir uma grande demanda de profissionais como eletricistas, encanadores e soldadores faz com que os cursos técnicos, como os colleges, necessitem de mais professores. Quanto maior o seu nível educacional e experiência, melhores são as chances de conseguir a vaga. É preciso curso superior na área em que você pretende ensinar. Algumas instituições também exigem mestrado e certificado em educação para adultos. Média salarial: $64 mil/ ano.

foto: UMDNJ School of Nursing

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiCanadá, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades.

16 Comentários

16 Comments

  1. Izaele

    27/mar/2016 at 21:26

    Boa noite, gostaria de saber se a profissão de designer de moda é muito concorrido?

  2. Alexandre

    04/ago/2014 at 23:48

    Olá Como é o mercado para Biologo no Canadá para Brasileiros..

  3. André Giovanni

    26/maio/2014 at 19:15

    Olá, antes de mais nada, agradeço o ótimo artigo. No entanto, fiquei com uma dúvida: essa área de Gerência de Sistema de Informação aí no Canadá exige curso superior Bacharelado ou um curso de graduação tecnológica serve? Aqui no Brasil há diversas faculdades oferecendo Curso de Tecnólogo em Gestão de TI com tempo de 2 a 3 anos de curso.Gostaria muito de esclarecer essa dúvida, pois estou querendo mudar de profissão para poder imigrar para o Canadá e quero focar em algo que tenha bastante demanda em todas as províncias, como a área de TI. Agradeço se puder responder.

  4. fernandes

    25/mar/2013 at 12:57

    Boa tarde

    Gostava que me ajudassem sobre sites de emprego na area de engenharia civil. já agora se me conseguirem esclarecer sobre a profissão de engenheiros civis portugueses no canadá, agradeço. é fácil conseguir emprego ? alguém sabe a media salarial de um engenheiro com + de 10 anos de experiencia?

    Toda a ajuda e esclarecimentos que me conseguirem facultar, agradeço.

  5. Rosa Rizzuto

    22/mar/2013 at 10:45

    Gostaria de saber como se faz especialidade em dermatologia, qual a melhor universidade?

  6. MAURICIO MENDES

    07/mar/2013 at 13:32

    Boa tarde,
    Quero informações sobre a odontologia no Canadá.
    é possível dentistas brasileiros exercerem a profissão
    lá.
    Obrigado.
    Maurício Mendes.

  7. Luciana Costa

    14/jan/2013 at 13:27

    Alguém sabe me informar as escolas que oferecem o curso de medicina em Toronto?

  8. alexandre

    13/out/2012 at 20:28

    parabens amigo vc ajuda a muita gente com seu site

  9. alexandre

    13/out/2012 at 20:26

    meu filho tem imteresse em morar no canada. hoje ele tem 15 anos e cursa o ensino médio e tem um bom inglês gostaria de saber por omde começar a me informar sobre cursos e afins………. alguem poderia me ajudar?

  10. Esther

    03/set/2012 at 21:33

    Boa noite.
    Quero fazer faculdade de medicina no Canadá e gostaria de saber se tenho que fazer primeiro faculdade de biologia, como disse seu artigo.
    Mas tenho que fazer no Brasil ou no Canadá?
    No Canadá seriam quantos anos?
    Obrigada

  11. Michel

    21/ago/2012 at 19:39

    Gostaria de saber se meu Diploma como contador e valido ou ajuda no processo de arrumar um trabalho no Canada…Como devo porceder. E se deve fazer cursos la…Quais?? Obrigado

  12. zoraida

    30/abr/2012 at 10:05

    Meu neto quer fazer o curso de paramedico em Toronto.
    Qual seria o particular mais indicado?

  13. Andréa Martins de Andrade

    26/abr/2012 at 16:28

    Excelente artigo, estive aí há 15 dias atrás, amei o Canadá, principalmente Toronto e Montreal, sou enfermeira especialista em unidade de terapia intensiva e centro-cirúrgico, atualmente trabalho em uma unidade de terapia intensiva oncológica num grande hospital em São Paulo. Estou fazendo um curso de inglês intensivo, sei que existe um programa de imigrar para o quebec, porém não falo francês! gostaria de saber como faço para validar meu diploma aí e se há possibilidade de após validação de trabalhar em Toronto / Montreal. Desde já agradeço pela atenção concedida.

  14. Phelipe Marzinotti

    24/abr/2012 at 18:47

    Sou técnico químico e gostaria de saber se esta profissão também está/estará em alta em Torono ou Canadá mesmo.

    • Phelipe Marzinotti

      24/abr/2012 at 18:48

      Esqueci de dizer, parabéns pelo artigo, muito bom.

  15. lucye

    24/abr/2012 at 08:21

    Excelente artigo sobre asprofissoes,gostaria de saber ais detalhes sobre a profissao de educado.Sou pedagoga e professora com 20 anos de trabalho no governo quero entrar em contato com escolas do canada para possibilidades de emprego.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Educação

Receba as novidades do blog por email

Digite seus dados abaixo para assinar nosso boletim e receber todas as novidades do blog em sua caixa postal. É de graça e você pode se descadastrar a qualquer momento.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Topo