Siga-nos

OiCanadá

Turismo

Ontario Science Centre faz da ciência uma grande diversão

Dizem que a melhor forma de aprender é brincando, e o Ontario Science Centre é a prova disso. Com exposições interativas sobre temas relacionados à geologia, astronomia, música, meio-ambiente, anatomia humana e comunicação, o museu encanta não só crianças, mas também adultos.

Logo na entrada do Ontario Science Centre, a Teluscape Exploration Plaza (uma praça com fonte aquática onde 57 jatos criam uma parede imaginária e emitem som musicais quando alguém bloqueia a passagem da água) já promete uma visita cheia de surpresas e curiosidades.

O prédio, construído na década de 60 e aberto ao público em setembro de 1969 (dois meses depois em que o homem pisou na lua pela primeira vez), já recebeu mais de 40 milhões de visitantes, muitos deles atraídos por exposições temporárias, como a do bruxo Harry Potter, realizada em abril de 2010, e sobre a fúria da natureza, exibida no ano passado, que mostrou as causas das catástrofes naturais.

A mistura de ciência e arte está por toda a parte do museu, como no Great Hall, que possui a escultura “Cloud”, do artista David Rokeby, um painel de energia cinética preso ao teto do salão, além do Lotic Meander, uma representação artística que se refere ao movimento da água em um leito.

Comece a sua “exploração” pela The Living Earth, situada no nível 6 do Ontario Science Centre. Aqui o visitante tem a oportunidade de experimentar tocar em um tornado, conhecer uma floresta tropical com cascata, se deparar com o esqueleto de uma baleia, entrar em uma caverna e ver a paisagem terrestre como se fosse uma águia.

No mesmo nível 6, na seção Science Arcade, o visitante conhece algumas experiências interessantes, como a tentativa de tocar a sua própria sombra em um túnel e testar a sua agilidade através de tarefas desempenhadas no espelho. É nesse espaço que se encontra uma das atrações mais populares do Ontario Science Centre: O gerador de Van de Graff, uma máquina eletrostática que demonstra a eletricidade arrepiando os cabelos de quem coloca a mão na cúpula. Um funcionário do museu explica o efeito, provocado por cargas da mesma polaridade que se repelem. Nos dias mais cheios, existe uma grande fila de crianças querendo passar pela experiência.

KidSpark transforma crianças em pequenos cientistas

O KidSpark é um espaço todo dedicado às crianças que visitam o Ontario Science Centre. Tem tantas atrações interessantes, que é bom dedicar pelo menos uma hora somente nessa área. É possível brincar com água de diversas maneiras, criar várias formas usando espelhos e almofadas de diferentes cores, e cantar em um estúdio (sendo possível mudar a voz e experimentar uma série de estilos musicais).

Um grande número de jogos educativos estão disponível no KidSpark, o que realmente proporciona a oportunidade da criança aprender brincando. É possível levar alguns deles para casa, podendo ser encontrados na loja Mastermind Educational Toys, situada no Nível 1, que também oferece livros.

O Ontario Science Centre também realiza diversas oficinas para o público infantil nesse espaço, que inclui o contato com animais de verdade, contos de histórias e experimentos científicos. Para a programação completa, visite o site do KidSpark Hands-On Workshops.

Gente grande também brinca

Adolescentes e o público mais velho podem apreciar a seção sobre Communication, que mostra como a nossa mente trabalha. Um teclado especial permite a comunicação com animais e um monitor mostra como o nosso próprio corpo lida com o estresse. É possível também testemunhar um crime e tentar flagrar o criminoso, além de decidir qual o melhor tipo de conversa que pais devem ter com os filhos.

No Weston Family Innovation Centre, é possível criar sons engraçados e inusitados usando uma mesa de DJ, fazer um desenho animado, aprender como reconhecer um mentiroso (e se tornar um expert na mentira), paquerar celebridades, além de conhecer o que há de mais moderno no mundo da ciência e tecnologia.

Uma das atividades mais divertidas do Ontario Science Centre encontra-se na seção Human Body, onde o visitante tem a oportunidade de ver a sua aparência física aos 90 anos de idade. A técnica é bastante parecida com os efeitos de photoshop, e garante boas gargalhadas. Porém, prepare-se para enfrentar uma grande fila nos dias mais cheios.

É também no Human Body que o visitante terá a chance de “pegar”o amigo, através de fotografia do rosto de uma menina. Peça para que ele se posicione bem em frente da foto e abra rapidamente a janela ao redor da imagem. O rosto da garota se contrai e solta um espirro, molhando quem está próximo.

Para quem gosta dos mistérios espaciais, não pode deixar de visitar a seção Space (situada no Nível 4). É possível ter a sensação de como é pilotar uma cadeira de foguete, entender o processo de flutuar no espaço e explorar o sol e a lua.

Uma tela que chega a ser quatro mil vezes maior que uma televisão de 14 polegadas (composta por 44 auto-falantes e onde imagens são projetadas por um equipamento
de 900 kg) impressiona quem comparece ao IMAX Dome Theatre.

Esse cinema, com capacidade para 320 pessoas, exibe filmes e documentários com conteúdo científico e é uma das grandes atrações do local. Foi o primeiro do tipo criado na província de Ontário, em 1996. Aos sábados, a partir das 7pm, é possível assistir a duas sessões consecutivas e pagar um preço mais baixo. Para a lista completa de filmes e horários de exibição, acesse o site do Imax.

Sleepover e Exposições temporárias

Quem visita o Ontario Science Centre tem a opção de dormir no local, por $59 por pessoa. É uma boa opção para quem quer experimentar algo novo. A programação começa a partir das 4:45 pm (quando é feito o check-in) e dura até o dia seguinte (quando o museu abre novamente as suas portas).

É preciso levar sacos de dormir ou colchonetes para participar do evento. Estão incluídos no pacote diversas atividades e experimentos científicos, contos de história, lanche e café da manhã, a possibilidade de explorar o centro à noite e ingressos para o dia seguinte para conhecê-lo no horário comercial. Para o próximo sleepover e toda a programação, visite o site do evento.

As mostras temporárias também são uma atração à parte no Ontario Science Centre, e a maioria delas despertam a curiosidade de crianças e adultos. Consulte a programação.

Serviço

  • O que: Ontario Science Centre
  • Onde: 770 Don Mills Road
  • Quando: Aberto todos os dias do ano, das 10am às 4pm (nos finais de semana o local fica aberto até 5pm)
  • Quanto: $22 Adultos (18-64 anos); $16 Estudantes, idosos e jovens (13-17); Crianças (3-12): $13. (Crianças até 3 anos de idade não pagam entrada). Os ingressos podem ser comprados no local ou pela internet. O Ontario Science Centre faz parte do CityPass. Consulte os preços atualizados.
Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiCanadá, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Turismo

Topo