Siga-nos

OiCanadá

Educação

Estudantes brasileiros estão na mira de escolas do Canadá

No ano passado o Canadá recebeu mais de 90 mil estudantes internacionais que escolheram o país principalmente para estudar um idioma ou fazer um curso universitário. Atrair estrangeiros para suas escolas é uma prioridade do governo canadense, e o Brasil exerce um papel fundamental nessa demanda.

Estudantes internacionais são uma verdadeira “mina de ouro” para países desenvolvidos. O Canadá se juntou aos Estados Unidos, Inglaterra e Austrália na tentativa de atrair cada vez mais alunos estrangeiros para suas escolas, gerando até $10 bilhões de dólares para economia do país.

Há quase quatro anos, o governo canadense encomendou um estudo que confirma a importância de estudantes internacionais no país. Entitulado “Impacto Econômico da Educação Internacional no Canadá”, o relatório mostrou que o número de estudantes estrangeiros mais que dobrou desde 1998, gerando emprego para mais de 83 mil canadenses só em 2007. As despesas de alunos internacionais enquanto permanecem vivendo em território canadense ultrapassou $6.5 bilhões em 2008. Esse valor foi maior que o da exportação de madeira conífera ($5.1 bilhões) e carvão ($6.1 bilhões).

Uma outra pesquisa mais recente feita pela Nuffic (uma instituição holandesa especializada em educação internacional) constatou que o recrutamento de estudantes internacionais tem se tornado cada vez mais crucial para o sistema educacional e mercado de trabalho de países desenvolvidos, onde a taxa de natalidade é baixa e faltam jovens nas empresas. Segundo o estudo, existem hoje cerca de 3.3 milhões de pessoas estudando no exterior. Há estimativas de que até 2025 esse número chegue a 7.2 milhões de indivíduos.

De olho no Brasil

Na competição entre os países para atrair estudantes estrangeiros e movimentar a economia, o Canadá vê no Brasil um grande parceiro. De acordo com informações divulgadas pelo governo canadense, só no ano passado cerca de 20 mil estudantes brasileiros optaram por estudar em escolas canadenses. Desde 2007, 465 professores e universitários brasileiros receberam bolsa de estudo para conduzir pesquisas em universidades canadenses.

Na lista de países que mais enviam estudantes para o Canadá divulgada pelo Departamento de Imigração e Cidadania, o Brasil já figura entre os dez primeiros. A expectativa é que esse número aumente nos próximos anos. Até 2016, serão investidos cerca de $2 bilhões para enviar mais de 100 mil estudantes brasileiros para universidades no exterior, sendo 12 mil somente para o Canadá, o segundo país a receber a maior parte destes bolsistas.

Em um artigo publicado no mês passado na Embassy Magazine, o presidente da Associação de Universidades e Colleges do Canadá, Paul Davidson, mencionou que “o Canadá precisa levar o Brasil a sério. Existem poucos lugares no mundo hoje onde as oportunidades que geram prosperidade através de parcerias e colaboração são tão robustas- mas como todas as oportunidades, está também possui um prazo”.

Davidson ressaltou também que “muitos outros países estão ‘batendo na porta do Brasil’. O Canadá teve um progresso importante se posicionando como um parceiro através da visita do Primeiro Ministro Harper ao Brasil, o estabelecimento do Forum Brasil-Canadá em Gestão e a bem sucedida Missão de Reitores de Universidade”, onde representantes de universidades estiveram no Brasil em abril e fecharam 75 acordos e bolsas de estudo com mais de 25 universidades brasileiras.

foto: Bruna Miranda

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiCanadá, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades.

19 Comentários

19 Comments

  1. Marcio Rollemberg

    16/jul/2012 at 11:17

    Oi Manuel! Nós entramos em contato com o Departamento de Imigração e Cidadania do Canadá para nos ajudar a esclarecer a sua dúvida. Segundo fomos informado, é comum uma pessoa pedir demissão do emprego e vir para o Canadá para estudar durante um longo tempo. O fato de você não ter um emprego no Brasil durante a sua estada em território canadense não é motivo para barrarem sua entrada, até porque você virá como estudante (acima de 6 meses) e não visitante. Quando chegar no aeoroporto você receberá das mãos do oficial a permissão para estudo e terá que mostrar como fará para se sustentar durante esse período no Canadá. Conta bancária e cartões de créditos são algumas alternativas, e se você tiver permissão para trabalhar no Canadá durante esse período, melhor ainda.

    • emanuel

      22/jul/2012 at 21:52

      Márcio,

      Muito obrigado pelas informações.. Curto muito o site Oi Toronto, vcs trazem informações muito boas para os leitores.
      Obrigado

  2. Marcio Rollemberg

    16/jul/2012 at 01:53

    Oi Liz! O governo brasileiro deve enviar nos próximos quatro anos 12 mil bolsistas para univesidades canadenses através do programa Ciências Sem Fronteiras. Para saber mais detalhes, acesse o post do OiToronto Canada fecha parceria com o Ciencia Sem Fronteiras ( http://oitoronto.com.br/20644/canada-fecha-parceria-com-o-ciencia-sem-fronteiras-programa-de-bolsas-do-governo-brasileiro/). Boa sorte!

  3. liz

    15/jul/2012 at 19:31

    Olá pessoal, eu irei para o Canadá – Toronto no começo de 2013 fazer um intercâmbio de 1 mês..ainda não sei bem qual é a escola q irei estudar, estou conhecendo mais a cidade através de vcs! Gostaria de saver qual é a possibilidade de conseguir uma bolsa universitária no Canadá? E o q precisa ser feito? Obg!

  4. emanuel

    14/jul/2012 at 18:06

    Olá Marcio. Eu e minha esposa estamos querendo ir pro Canada, para estudar Inglês. Talvez só estudar ou fazer um programa de Work Study. 1 ano.
    Para isto obviamente teremos os dois que sair dos empregos.
    Pelo seu conhecimento, vc acha que teremos condições de tirar o visto, ou o fato de estarmos saindo do emprego, pode ocasionar em acharem que estamos querendo is pra lá e ficar ilegal. Negando nosso visto…UM abraço.

  5. Marcio Rollemberg

    13/jul/2012 at 10:27

    Oi Francine! O Brasil possui boas agências de intercâmbio, mas é preciso cautela para escolher a que melhor se adequa ao seu perfil. O OiToronto publicou um artigo sobre os passos que devem ser tomados para fazer intercâmbio no Canadá, onde a gente dá dica agências, cursos de inglês e outras informações. O link para acessar o artigo é http://oitoronto.com.br/20858/intercambio-no-canada-em-sete-passos/. Boa sorte!

  6. Andreia

    12/jul/2012 at 15:37

    Oi Pessoal,

    Obrigada a todos pela ajuda. Estou pesquisando banstante..
    Decidi por fechar com uma escola chamada Cornerstone Academic College, o curso de 28 horas, vou ficar 12 semanas e em homestay.
    Quando voltar, cono pra vcs como foi!! :)

    Obrigada a todos!

    beijos

  7. Francine Soares

    12/jul/2012 at 15:33

    Olá.
    Eu estou me planejando para ir para o Canadá no começo do ano, estou procurando empresas de intercâmbio aqui no Brasil, alguém tem alguma boa para me indicar? São muitas empresas que tem por aqui. Se alguém puder me ajudar agradeço.

  8. Tatiane

    11/jul/2012 at 20:48

    Oi Andréia,

    Voltei de Toronto o mês passado. Se quiser alguma informação, entre em contato.

    [email protected]

    Abçs

  9. Marcio Rollemberg

    10/jul/2012 at 22:14

    Oi Andreia! Existe uma associação, a Languages Canada, que possui cadastrada cerca de 70 escolas de inglês ou francês. Para serem reconhecidas, elas tiveram que atingir uma série de exigências visando a qualidade do ensino. Isso não quer dizer que as escolas que não são cadastradas nessa instituição sejam ruins ou que haja uma garantia que você vá ficar satisfeita com as que fazem parte dessa lista. De qualquer forma, você pode dar uma olhada nessa seleção através do link http://www.languagescanada.ca/en/study. Lembrando que a boa escola faz uma grande diferença, mas o sucesso no aperfeiçoanto do idioma vai depender principalmente do seu esforço

  10. Gabriel

    10/jul/2012 at 19:12

    Andréia, por que vc não procura uma cidade menor, mas no interior em províncias menores? Dessa forma, com certeza vc encontrará menos (se é que algum) Brasileiro. Se for vir a Toronto, com certeza encontrará muitos Brasileiros, não terá como evitar.. além de encontrar muita gente falando espanhol. Eu mesmo moro e trabalho aqui e falo portugues diariamente. Fica a minha opinião.. Abs!

  11. Shyrley

    10/jul/2012 at 16:12

    Olá Andreia Eu ja estodei na English School Of Canada – ESC, não tenho nada de ruim a dizer sobre a escola. Tudos por lá são bem atenciosos e professores bem dedicados. Estudei na ESC por 2 meses, e neste periodo tinha somente 2 brasileiras eu e mais uma outra garota. Recomendo você não fechar esté periodo longo com uma unica escola..Em Toronto tem dezenas de Escolas.
    E se você não gostar na ESC, é só trocar. E como a Barbara falou, o ideal realmente é não fechar periodos longos com homestay. Pois 1 mês ou 2 meses é até interressante estar compartilhando seus dias com uma familia no Canada, mais depois você quer privacidade LIBERDADE”!!!! Boa sorte você vai ADORAS estar em Toronto!! :)

  12. Marcio Rollemberg

    09/jul/2012 at 23:57

    Oi Andreia! Já com relação as outras dúvidas, o OiToronto já possui alguns artigos no site falando a respeito. Você pode visitar os posts Transporte público descomplicado (http://oitoronto.com.br/15727/transporte-publico-descomplicado/) e Custo de vida em toronto (http://oitoronto.com.br/21134/custo-de-vida-em-toronto/).

    • Andreia

      10/jul/2012 at 11:19

      Obrigada Marcio!
      Realmente indicar escolas é complicado devido as inumeras opções, e essa parte pra mim considero a mais dificil : Escolher a escola.
      Você sabe me dizer se existe alguma lista com as escolas reconhecidas? Aquelas que possuem certificado do Canadá? Ou com lista de qualidade..enfim, algo que me ajude a decidir.
      A minha intenção é ir agora em agosto, eu sei que esta em cima, mas acho que dá tempo :)

      Vou dar uma olhada no link, sobre custo de vida!

      Obrigada pela ajuda!

  13. Marcio Rollemberg

    09/jul/2012 at 23:50

    Oi Andreia! Existe um grande número de escolas de inglês em Toronto que oferecem uma série de cursos. É bastante difícil para o OiToronto sugerir um delas porque isso depende muito do gosto de cada um. Quando eu vim para o Canadá para fazer intercâmbio, há pouco mais de sete anos, fiquei muito satisfeito com a minha escola, mas eu ouvia muita gente reclamando. A única coisa que eu posso te garantir é que a experiência é válida e a sua dedicação vai contar muito na hora de aperfeiçoar o idioma. Por isso, uma boa dica é evitar o contato com brasileiros porque realmente não tem jeito . Quando nos reunimos uns com os outros o português sempre predomina. Boa sorte!

    • Shyrley

      10/jul/2012 at 16:22

      “evitar o contato com brasileiros ” Certissimo!!
      O investimento é muito alto, para chegar a Toronto e ficar falando portugues.

  14. Barbara

    09/jul/2012 at 23:47

    Nao conheco as escolas, mas sugiro vc nao fechar contrato com casa de familia por tanto tempo. As vezes vc fica muitttooooo longe…e da pra alugar quarto que sai mais barato e vc tem mais independencia. Boa sorte!

  15. Andreia

    09/jul/2012 at 21:07

    Oi Pessoal,

    O site é super legal!!

    Preciso de ajuda! Ja decidi por estudar ingles durante 12 semanas em Toronto, vou ficar em Homestay, agora falta decidir a escola. Gostaria de estudar em uma escola menor, mais barata e com menos brasileiros.

    Estou na duvida entre a ESC – English School Canada ou Connect, voces conhecem? Alguma sugestão de escola.

    Tenho duvidas referente ao custo de vida e de transporte.

    Muito obrigada!

    Beijos

    • Andreia

      10/jul/2012 at 11:22

      Oi Deivyane,

      Obrigada pelo retorno. Pode me passar os dados dele.?
      [email protected]
      Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Educação

Receba as novidades do blog por email

Digite seus dados abaixo para assinar nosso boletim e receber todas as novidades do blog em sua caixa postal. É de graça e você pode se descadastrar a qualquer momento.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Topo