Siga-nos

OiCanadá

Educação

Estudantes brasileiros estão na mira de escolas do Canadá

No ano passado o Canadá recebeu mais de 90 mil estudantes internacionais que escolheram o país principalmente para estudar um idioma ou fazer um curso universitário. Atrair estrangeiros para suas escolas é uma prioridade do governo canadense, e o Brasil exerce um papel fundamental nessa demanda.

Estudantes internacionais são uma verdadeira “mina de ouro” para países desenvolvidos. O Canadá se juntou aos Estados Unidos, Inglaterra e Austrália na tentativa de atrair cada vez mais alunos estrangeiros para suas escolas, gerando até $10 bilhões de dólares para economia do país.

Há quase quatro anos, o governo canadense encomendou um estudo que confirma a importância de estudantes internacionais no país. Entitulado “Impacto Econômico da Educação Internacional no Canadá”, o relatório mostrou que o número de estudantes estrangeiros mais que dobrou desde 1998, gerando emprego para mais de 83 mil canadenses só em 2007. As despesas de alunos internacionais enquanto permanecem vivendo em território canadense ultrapassou $6.5 bilhões em 2008. Esse valor foi maior que o da exportação de madeira conífera ($5.1 bilhões) e carvão ($6.1 bilhões).

Uma outra pesquisa mais recente feita pela Nuffic (uma instituição holandesa especializada em educação internacional) constatou que o recrutamento de estudantes internacionais tem se tornado cada vez mais crucial para o sistema educacional e mercado de trabalho de países desenvolvidos, onde a taxa de natalidade é baixa e faltam jovens nas empresas. Segundo o estudo, existem hoje cerca de 3.3 milhões de pessoas estudando no exterior. Há estimativas de que até 2025 esse número chegue a 7.2 milhões de indivíduos.

De olho no Brasil

Na competição entre os países para atrair estudantes estrangeiros e movimentar a economia, o Canadá vê no Brasil um grande parceiro. De acordo com informações divulgadas pelo governo canadense, só no ano passado cerca de 20 mil estudantes brasileiros optaram por estudar em escolas canadenses. Desde 2007, 465 professores e universitários brasileiros receberam bolsa de estudo para conduzir pesquisas em universidades canadenses.

Na lista de países que mais enviam estudantes para o Canadá divulgada pelo Departamento de Imigração e Cidadania, o Brasil já figura entre os dez primeiros. A expectativa é que esse número aumente nos próximos anos. Até 2016, serão investidos cerca de $2 bilhões para enviar mais de 100 mil estudantes brasileiros para universidades no exterior, sendo 12 mil somente para o Canadá, o segundo país a receber a maior parte destes bolsistas.

Em um artigo publicado no mês passado na Embassy Magazine, o presidente da Associação de Universidades e Colleges do Canadá, Paul Davidson, mencionou que “o Canadá precisa levar o Brasil a sério. Existem poucos lugares no mundo hoje onde as oportunidades que geram prosperidade através de parcerias e colaboração são tão robustas- mas como todas as oportunidades, está também possui um prazo”.

Davidson ressaltou também que “muitos outros países estão ‘batendo na porta do Brasil’. O Canadá teve um progresso importante se posicionando como um parceiro através da visita do Primeiro Ministro Harper ao Brasil, o estabelecimento do Forum Brasil-Canadá em Gestão e a bem sucedida Missão de Reitores de Universidade”, onde representantes de universidades estiveram no Brasil em abril e fecharam 75 acordos e bolsas de estudo com mais de 25 universidades brasileiras.

foto: Bruna Miranda

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiCanadá, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades.

19 Comentários

19 Comments

          Deixe uma resposta

          O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

          Mais em: Educação

          Topo