Siga-nos

OiCanadá

Educação

MBA no Canadá atrai mais brasileiros

Para muitos profissionais o MBA pode significar um impulso na carreira e uma forma de chegar ao topo das empresas mais facilmente. Nos últimos anos a procura de brasileiros por esse tipo de especialização aumentou consideravelmente no Canadá. A boa qualidade do ensino e o preço mais acessível das universidades canadenses são alguns dos atrativos.

Os cursos de MBA são cada vez mais procurados. A sigla vem de Master of Business Administration (mestrado em administração de negócios) e é o tipo de especialização que costuma dar um retorno bastante positivo. Diversas pesquisas mostram que muitos executivos chegaram a triplicar os seus salários depois do curso. Muitas empresas vêem no profissional com MBA alguém que se adequa facilmente aos novos desafios, principalmente por ter menos medo de arriscar e de cometer equívocos.

Na hora de escolher um bom MBA, os especialistas alertam que é preciso que o interessado conheça bem a escola, os professores e as disciplinas. “É um curso que não é barato, por isso é preciso que a pessoa avalie o retorno profissional e tenha a certeza de que está ingressando em uma especialização de qualidade”, diz a especialista em Recursos Humanos Paula Lessa. “O curso é ideal para quem já tem uma boa experiência de trabalho. Dessa forma o estudante aproveita muito mais o conteúdo”.

Segundo Lessa, uma boa estratégia para conhecer a qualidade da especialização é ter contato com alunos que já passaram pela instituição de ensino ou verificar o ranking dos melhores MBAs disponíveis. “O MBA fora do Brasil costuma ser mais caro, mas não é preciso ter todo o valor do curso em mãos. O restante da quantia pode ser adquirido através de bolsas de estudos ou programas de empréstimos para estudantes”, observa ela.

Um dos objetivos do MBA é fazer com que o estudante passe a enxergar a sua área profissional como um negócio. Segundo Lessa, é cada vez maior o número de profissionais como médicos, advogados e jornalistas que decidem fazer esse tipo de pós-graduação. “O MBA é um curso voltado para qualquer área de gestão. Um médico pode ser dono de uma clínica e um jornalista pode ter um site na internet, por exemplo. Com esse curso eles vão poder aprender diversas técnicas de liderança e empreendedorismo que serão bastante úteis para o bom desempenho da sua função”, explica Lessa que também faz um alerta: “O MBA exige muita leitura e pesquisa, por isso só vale a pena para quem estiver realmente estiver disposto a se dedicar”.

O MBA no Canadá

De acordo com dados do Consulado Geral do Canadá no Brasil, o número de brasileiros matriculados em um curso de pós-graduação de universidades canadenses saltou de 3.042 em 2005, para 6.300 no ano passado entre os que viajaram ao país com visto de estudante. A estimativa é que essa quantidade cresça ainda mais nos próximos anos, devido principalmente a programas como o Ciência Sem Fronteiras, que deve conceder 12 mil bolsas de estudos para estudantes de pós-graduação e pesquisadores em escolas do Canadá.

O preço dos cursos de MBA no Canadá variam de C$4.800 a C$70 mil para canadenses ou residentes permanentes e C$7.600 a $90 mil para estudantes internacionais. Nesse valor não está incluso o custo de vida local.

Na lista dos melhores centros de excelência para programas de MBA divulgado no início desse ano pelo britânico Financial Times, um dos principais jornais na área dos negócios, algumas universidades canadenses ficaram entre as 100 melhores instituições do mundo para esse tipo de pós-graduação. Entre elas estão a University of Toronto (Rotman) e York University (Shuclich), ambas localizadas em Toronto. As outras são McGill University (Desautels- em Montreal), University of Western Ontario (Ivey- em London, ON) e University of British Columbia (Sauder- em Vancouver).

O Coppead- o instituto de pós-graduação e pesquisa em Administração da Universidade do Rio de Janeiro- foi a única instituição brasileira a fazer parte da lista. A escola tem parcerias com alguns centros de ensino no exterior, como a Audencia Nantes École de Management (França) e Chapman Graduate School of Business da Florida International University (Estados Unidos).

O OiCanadá traz abaixo uma lista das principais universidades de Toronto que oferecem cursos MBA. Para mais informações, consulte o site das instituições na internet.

  • University of Toronto– Essa universidade tem a reputação de ser uma das melhores do mundo. O MBA da Rotman (a escola de gestão da universidade) está disponível em diversos formatos: dois anos de período integral; meio-periodo (manhã e tarde) por três anos; Omnium Global Executive MBA (em parceria com diversos países, inclusive o Brasil) e MBA Executivo voltado para diretores e chefes de empresas.
  • York University– Essa universidade oferece especialização em 18 áreas com duração de dois anos. Estudantes têm a oportunidade de completar o seu primeiro ano em Mumbai (na Índia) e o segundo em Toronto. Há também programas como o International MBA, que permite que estudantes possam estudar em um dos 30 países com instituições parceiras da universidade.
  • Ryerson University– Uma das grandes vantagens dessa universidade é o fato de estar situada bem no centro da cidade, perto do Eaton Centre (o maior shopping da cidade), cinemas, teatros, lojas e bons restaurantes. A Ted Rogers School (a escola de gestão da universidade) oferece programas de MBA que podem ser finalizados em um ano (período integral) ou dois anos (meio período). Possui o único MBA de Gestão em Tecnologia e Inovação de Toronto, voltado para atender os profissionais dessa área.
Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiCanadá, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades.

1 Comentário

1 Comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Educação

    Topo