Siga-nos

OiCanadá

Educação

Os benefícios de estudar inglês e trabalhar no Canadá

Estudar no exterior é o sonho de muita gente e, com um mercado cada vez mais competitivo, sai na frente que consegue unir um bom curso de idioma com capacitação profissional. Brasileiros que querem aperfeiçoar o inglês no Canadá podem ter a chance de fazer um estágio no setor em que atuam ou trabalhar na área de hospitalidade.

Quando a publicitária cearense Regina Carvalho veio fazer intercâmbio no Canadá há dois anos, conseguiu um trabalho temporário como garçonete em um bar na Little Italy. Em três meses ela já havia juntado uma quantia em dinheiro superior à que tinha investido no seu intercâmbio, graças às generosas gorjetas que recebia. O problema é que Regina não tinha a permissão para trabalhar no país, e correu sério risco de ser deportada.

“Era como uma bomba relógio. Se eu fosse pega trabalhando ilegalmente, não tenho dúvidas de que o meu intercâmbio iria se transformar em um verdadeiro pesadelo. Se tivesse acontecido algum acidente ou uma injustiça comigo no emprego, eu também não poderia fazer nada. Quem tem permissão para trabalho no Canadá leva uma vantagem muito maior”, diz ela.

O que Regina não sabia é que estudantes podem conseguir autorização para trabalhar no Canadá facilmente, mesmo aqueles que decidem vir para o país somente para aperfeiçoar o idioma. Diversas escolas de línguas em Toronto e outras cidades canadenses têm parceria com empresas e instituições que possibilitam ao aluno fazer um estágio na sua área de atuação ou trabalhar no setor de hospitalidade como hotéis, restaurantes, lanchonetes, parques de diversão e estações de esqui.

Estudantes brasileiros podem estagiar em empresas canadenses praticamente em todos os setores. O estágio não é remunerado, mas oferece uma experiência fantástica e uma grande diferença no currículo. A demanda do mercado de trabalho por profissionais gabaritados fazem com que os cursos de idiomas combinados com capacitação profissional no exterior seja uma excelente estratégia para conseguir um bom emprego no Brasil.

Para aqueles que querem estudar um idioma e ganhar dinheiro ao mesmo tempo, o trabalho na área de serviços como restaurantes e hotéis pode ser uma boa opção. Foi isso que fez o estudante paulista Renato Paiva, que atualmente trabalha como garçom em um restaurante de Toronto. “Acho que ter a opção de trabalhar no país oferece a oportunidade de ter um maior contato com quem mora aqui, até porque na escola os estudantes são de outros países e todos têm sotaque estrangeiro. Meu vocabulário melhorou muito depois que passei a trabalhar como garçom, além de expandir o meu conhecimento e ciclo de amizades”, ressalta ele.

As vantagens de quem trabalha e estuda to Canadá

A procura por capacitação profissional no exterior nunca teve tão em alta entre os brasileiros como agora. A busca aumenta uma média de 30% ao ano, graças a um maior acesso ao crédito e uma estabilidade financeira. Segundo diversas empresas do ramo, a maior parte dos interessados possuem entre 18 e 35 anos, são universitários e não possuem filhos.

A maior vantagem em unir o estudo ao trabalho no exterior está ligada não só à questão financeira, mas principalmente ao desenvolvimento do idioma. Ao voltar para o Brasil o estudante que teve essa experiência vai conseguir uma melhor colocação no mercado de trabalho, inclusive aqueles que trabalharam em restaurantes ou hotéis, áreas que exigem um trabalho em equipe e maturidade.

É aconselhável que brasileiros que queiram trabalhar e estudar o idioma no Canadá tenham entre 18 e 25 anos de idade e possuam um nível de inglês intermediário. O programa dura no mínimo seis meses, sendo 12 semanas de estudo e 12 semanas de trabalho. A própria escola em que o aluno está matriculado aplica uma prova após os 3 meses de estudo, a fim de identificar o nível de inglês do estudante, e se encarrega de achar um emprego ou estágio para o mesmo. Existe também a possibilidade do próprio estudante encontrar um emprego por conta própria.

Trabalho e Estudo no Canadá

  • Quem pode ir: É preciso ter no mínimo 18 anos para se qualificar para o programa. Para o programa de 6 meses, sendo 3 meses de estudo e 3 meses de trabalho, é necessário já chegar ao Canadá com inglês avançado. Para os programas de 8, 12 e 18 meses, não há pré requisitos em relação ao nível inicial de inglês. No entanto, o aluno deverá alcançar o nível avançado ao término das aulas gerais. É aconselhável que o interessado tenha até 25 anos porque facilita na hora de tirar o visto de trabalho.
  • Quanto tempo dura: O programa dura no mínimo seis meses, sendo 12 semanas de estudo e 12 semanas de trabalho no ramo de hospitalidade (remunerado) ou estágio em empresas na área de atuação do interessado (não remunerado).
  • Quanto custa: A partir de C$3,675 (inclui curso de inglês, taxa de matrícula e taxa de colocação no mercado de trabalho; $985 extra para quem quer ficar um mês em homestay, com café da manhã e jantar)
Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiCanadá, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades.

6 Comentários

6 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Educação

    Topo