Siga-nos

OiCanadá

Trabalho

Como se tornar um corretor de imóveis em Ontário

Você gostaria de trabalhar como corretor de imóveis ou está a procura de uma nova profissão? Saiba nesta matéria qual curso fazer para se tornar um corretor, como se registrar e as comissões.

Para se tornar uma real estate salesperson é necessário fazer um college que dura aproximadamente 8 meses. Na província de Ontário somente o OREA (Ontario Real Estate Association) oferece este curso.

Os requisitos principais para se matricular no curso são:

  • Ser maior de 18 anos
  • Ser Landed Immigrant (residente permanente)

O curso para obter a licença inicial (tipo provisória) é feito em 3 fases e a média para passar é 7,5. A primeira fase é por correspondência ou online e as demais fases contabilizam horas por correspondência mais horas em classe. O vocabulário é desafiador. É necessário estudar e pesquisar muito, pois eles ensinam até sobre a construção das casas. A parte de contratos é outro assunto complicado para quem é estudante ESL (English as a Second Language), pois o vocabulário é referente a leis.

Custos e licença

O custo destas 3 primeiras fases é de aproximadamente $2,200.00. Você encontra informações mais precisas no website (a página possui informações mais precisas).

Passando as 3 fases, você já poderá trabalhar para um broker (corretor), dono de uma brokerage (corretora), e terá o prazo de dois anos para fazer mais 3 cursos de especialização, a fim de não perder a licença. Após isso terá que fazer cursos de especialização a cada 2 anos.

Se desejar ser um broker, para um dia ter sua própria empresa, terá que fazer um outro curso após estes dois anos como salesperson (vendedor).

O começo

Para começar a trabalhar é necessário se registrar no CREA (Canadian Real Estate Board), se associar à um Real Estate Board e pagar a taxas de afiliação. Algumas são anuais, outras se paga somente uma vez. Você vai precisar desembolsar aproximadamente uns $2,500 antes de começar a trabalhar.

O interessante é que muitas (senão todas) brokerages tem interesse em tê-lo trabalhando para eles. Na realidade, você nem precisa procurar emprego. Eles te procuram! No início eu não me dava conta do óbvio: eles ficam com parte de todas as comissões, e como somos independent contractors, eles não gastam nada com os agentes! Aí é claro que eles estão sempre recrutando agentes, inclusive os que estão ainda cursando o college. Eles te convidam para participar de algumas reuniões e acompanhar algum agente, mas sem remuneração (não existe a figura do estagiário remunerado) só para te “fisgar” para aquela empresa. E a gente, todo bobo porque está sendo solicitado, se acha o máximo, rsrs.

Comissões

Quanto à remuneração, no início não é fácil, já que você precisa ter seus clientes. E para nós, imigrantes, que não temos grande rede de conhecidos aqui, é mais difícil mesmo. Não dá para sobreviver das comissões no primeiro ano, infelizmente, a não ser que você seja uma exceção.

As comissões são muito variáveis. Sempre a brokerage vai coletar a parte dela. Algumas cobram uma taxa mensal (desk fee) para trabalhar com eles (todos cobram uma mensalidade de marketing), e alguns cobram se você quiser ter uma sala na empresa. E as comissões são muito variáveis também. Sempre a brokerage vai coletar a parte dela. Hoje em dia os planos de comissão variam muito, depende da empresa para a qual irá trabalhar. Dependendo da sua previsão de faturamento para o ano, você entra em uma faixa específica de divisão. Os iniciantes normalmente se encaixam no split de 60/40 (o agente fica somente com 60% da comissão e os outros 40% vai para a brokerage dele).

Outras brokerages cobram do agente apenas um valor fixo para cada negócio que este fizer mas estas geralmente são empresas que não oferecem muita infra-estrutura para os agentes. Estes detalhes tem que ser muito bem discutidos com a brokerage antes de se associar com uma e por isso recomendo visitar várias e fazer estas perguntas antes de se decidir com quem trabalhar.

Como você pode perceber, é necessário gerar um bom volume de negócios para garantir um bom faturamento. Tem-se muito trabalho para se organizar já que trabalha-se como independent contractor e todo nosso marketing e material deve ser desenvolvido por nós mesmos.

Quem quiser ser um real estate salesperson ou broker de sucesso tem que entender que nesta profissão não existe dia ou hora determinada para trabalhar. Não se desliga o celular e trabalha-se em feriados e fins de semana.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Rosa da Silva foi representante comercial de várias multi-nacionais no Rio Grande do Sul. Desde sua chegada ao Canadá, acompanhando o marido transferido pela empresa em que trabalha, pensou em trabalhar com compra e venda de casas (real estate). Rosa fez curso para se tornar corretora de imóveis, e após as dificuldades que encontrou em comprar sua primeira casa no novo país, resolveu iniciar um blog em português, o www.casanocanada.com para tentar ajudar a outros brasileiros a entender este complexo e diferente processo da compra da casa própria aqui no Canadá. Rosa possui também um site em inglês, o www.rosadasilvarealestate.com.

11 Comentários

11 Comments

  1. Cida Correia

    19/jan/2020 at 17:00

    Parabéns Rosa,
    Sua matéria me esclareceu algumas duvidas.
    Sou Corretora de Imóveis, aqui em São Vicente-SP, já tive Imobiliária, aqui esta difícil, tenho ideia de ir para o Canadá. E fazendo algumas pesquisas encontrei voce por aqui.
    Eu tenho uma carteira boa de locação, mas estou mesmo querendo ir embora.
    Eu só preciso de alguns Conselhos, ajuda…Estou estudando Ingles.

  2. Marilse Lopes Ribeiro

    25/jan/2016 at 21:02

    Parabéns Rosa pela sua matéria, trabalhei durante 26 anos no mercado automobilistico nas vendas em concessionárias atualmente sou corretora no Brasil tenho o cresci a quase dois anos…eu e meu marido estamos providenciando permanência no Canadá iremos para cidade de Newporter…Gostaria muito de poder ser uma Salesperson…chegando aí trocarei mais idéia com você, claro que não será um ato imediato, sendo que quero estar bem fluente no inglês, enquanto isso vou economizando para o futuro investimento…muito sucesso para você e mais uma vez parabéns pela iniciativa.

  3. sandra regina herbst de cerqueira leite

    02/nov/2014 at 01:43

    Olá Rosa,
    Em primeiro lugar, parabéns por sua iniciativa.
    Estou montando uma empresa de consultoria imobiliária e engenharia aqui no Brasil.
    Meu marido é engenheiro civil e eu sou corretora, avaliadora (CNAI) e Consultora imobiliária. Gostaria de abrir uma filial no Canadá e, se possível fazer os cursos, mas diante do exposto por você, não sei se é possível. Em caso de impossibilidade, o percurso é mesmo este, mesmo em já tendo uma empresa e sendo esta apenas uma filial ? De toda forma, gostaria de fazer uma consulta. Meu marido é funcionário público aposentado. Pensamos em nos mudar para o Canadá, mais precisamente para Toronto. Quanto hoje está uma casa com 3 dormitórios, um bom quintal em um bairro tranquilo e onde seja permitido ele exercer a engenharia ? Gostaria que vc me enviasse, se possível, possibilidade de venda e locação, pois não tenho muita ideia do mercado. Dada a conjuntura política do Brasil, não pretendemos mais morar aqui e, ao que tudo indica, o Canadá tem sido muito receptivo com relação à Imigração.
    Grata, pelas informações já prestadas e contando também com a possibilidade de contar com seus serviços profissionais.
    Bons negócios !
    Sandra Regina Herbst de Cerqueira Leite
    CRECI-SP. 72387
    [email protected]
    Aguardo seu contato

  4. Jean

    17/jan/2013 at 05:55

    Oi Rosa, bom dia!
    Por favor .. Como poderia dar entrada no processo?
    Somente indo para o Canadá e fazer a inscrição la?

    Tenho só 20 anos, pretendo ir para o pais daqui dois anos e fazer este curso.

  5. Giselle Zenha

    08/jul/2012 at 14:55

    Olá Rosa! Gostaria de saber se possuindo o CRECI, posso atuar no Canadá ou preciso fazer alguma prova ou mesmo o curso? Espero que possa me ajudar nesse esclarecimento, pois pretendo me mudar para o Canadá em breve. Fico aguardando o teu contato. Muito Obrigada! Giselle.

    • Rosa da Silva

      09/jul/2012 at 09:55

      Olá Gisele, infelizmente o CRECI não tem validade alguma aqui no Canadá. Terias que fazer o curso todo sim. Um abraço, Rosa

  6. Joselice Campos

    28/out/2011 at 14:34

    Li, gostei e fique interessada, gostaria de receber mais informações.
    Obrigada!

  7. Rejane

    17/mar/2010 at 14:56

    Gostaria de um telefone para contato de um Centro de Educação que tivesse o curso de Corretor de imovel ( Salvador – Ba). Quem pode me ajudar? Se puder por favor necaminhe o telefone para o e-mail [email protected]

  8. rosilene

    16/mar/2010 at 20:40

    tenho enteresse prlo curso de tti,valores e procedimento,obrigado

  9. Rosa da Silva

    18/ago/2009 at 18:28

    Olá Eurico
    Que bom que gostastes do meu artigo. Pois as comissões mudaram e agora há muita diversidade no mercado com as Brokerages que cobram apenas uma flat fee mas no geral as comissões são de 5% para transações registradas no MLS e se for exclusiva há liberdade de negociar com o seller.
    No que eu puder ajudar, disponha ok? Podes dar uma visitinha no meu blog em Portugues http://www.casanocanada.com para obter mais informações ok?
    Um abraço
    Rosa

  10. Eurico Alcantara

    13/ago/2009 at 13:33

    Parabéns Rosa,
    sua matéria informa e esclarece.
    Sou seu colega já vivi no Canadá entre 1987 e 1995, nas Províncias de QC e ON.
    Hoje vivo na região metropolitana de Salvador – Bahia, Brasil e atuo como Corretor de Imóveis credenciado pelo COFECI/CRECI (Conselhos Federal e Regional de Corretores de Imóveis) a pelo menos 10 anos.
    Apesar de na época não atuar como Corretor, efetuei alguns negócios e nesse momento na Província do QC as comissões eram de 5% com exclusividade e 7% sem exclusividade. Estes percentuais se mantiveram?
    Em um futuro próximo gostaria de solicitar a sua experiência internacional para ilustrar como funcionam a nossa classe em outros países, para quem sabe buscar alguma idéia ou experiência interessante com o objetivo de fortalecer nossa classe.

    Sucesso
    Eurico Alcantara

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Trabalho

Posts Populares

Topo