Siga-nos

OiCanadá

Trabalho

As profissões com maior e menor demanda de profissionais

De um lado, milhares de pessoas estão desempregadas no Canadá. Do outro, empresas não conseguem preencher as suas vagas de trabalho em campos específicos. Muitos profissionais em áreas saturadas e poucos nas que precisam de pessoas qualificadas para exercerem a função. Foi o que constatou um relatório apresentado recentemente pelo CIBC World Markets (empresa filial do Banco CIBC) sobre as áreas de maior e menor demanda no mercado de trabalho canadense.

Enquanto existe uma grande procura por profissionais da saúde, mineração, engenharia e ciência, cargos como o de gerente de escritório, professores do ensino fundamental e secundário e guia de turismo estão saturados. O relatório da CIBC, intitulado The Have and Have Nots of Canada’s Labour Market (Os que têm e os que não têm no mercado de trabalho no Canadá, em tradução livre) retrata essa incompatibilidade, mostrando que há pessoas sem emprego, e empregos sem pessoas.

“Em um grande número de ocupações, oportunidades de emprego estão desaparecendo. Essa incompatibilidade no mercado é grande o suficiente não apenas para reduzir a eficácia da política monetária, mas também para limitar o crescimento potencial do mercado de trabalho e da economia como um todo”, diz o vice-economista-chefe do CIBC World Markets, Bejamin Tal.

“Um quinto do mercado de trabalho canadense está mostrando no momento sinais de falta de mão de obra. O índice de desemprego entre esse grupo de ocupações é apenas um pouco acima de um por cento, e os seus salários estão crescendo uma média de 3.9 por cento ao ano, mais que o dobro do índice visto na economia como um todo”, observa Tal.

Alguns dos cargos com maior escassez de profissionais de acordo com o relatório são médicos, enfermeiros, dentistas, nutricionistas, farmacêuticos, profissionais de recursos humanos e engenharia no geral, principalmente na área civil, mecânica e elétrica. O relatório mostra que 30% do mercado de trabalho do canadense sofre com falta de mão de obra, o dobro do índice registrado em 2010.

“Nós temos profissionais qualificados, mas em áreas que não estão em grande demanda”, observa a especialista em recursos humanos, Paula Lessa. “A situação fica ainda pior quando empresas procuram por pessoas com qualidades e experiências muito específicas, principalmente na área de tecnologia. Candidatos de setores saturados precisam se destacar dos demais para conseguir o emprego, e para isso é preciso se atualizar fazendo cursos e focando no que a empresa realmente espera do seu  profissional”.

Segundo a Statistics Canada (órgão do governo canadense responsável por produzir informações sobre a sociedade e economia do país), 40 mil novos empregos foram criados em dezembro no Canadá, sendo quase 33 mil deles somente em Ontário. O índice de desemprego no país medido no mês passado é de 7.1%.

O OiCanadá traz algumas profissões que estão saturadas no mercado de trabalho canadense e as que precisam de profissionais, de acordo com o relatório da CIBC. A lista completa pode ser obtida no site do CIBC World Markets.

Profissões em demanda

  • Gerentes de engenharia, arquitetura, ciência e sistemas de informação
  • Gerentes de saúde, educação e serviços comunitários e sociais
  • Gerentes de construção e transporte
  • Auditor, contador, e profissionais da área de investimento
  • Recursos humanos
  • Profissionais da área de ciências naturais e aplicadas
  • Profissionais de ciência física
  • Engenharia (principalmente mecânica, elétrica e química)
  • Médicos, dentistas e veterinários
  • Optometrista e quiroprático
  • Farmacêuticos e nutricionistas
  • Enfermeiros
  • Psicólogos e assistentes sociais
  • Profissionais da área de mineração, petróleo e gás

Profissões saturadas

  • Gerentes de manufaturação
  • Tarefas administrativas no geral (secretários, assistentes de escritórios)
  • Carteiros e outros profissionais do ramo
  • Professores de ensino fundamental e secundário, conselheiros de escola
  • Caixas
  • Profissionais na área de comida e bebida
  • Guia de turismo, profissionais recreativos e do setor de viagens
  • Açougueiros e padeiros
  • Alfaiates, sapateiros, joalheiros e outros profissionais do ramo
  • Pescadores
  • Operadores de máquinas e trabalhadores na área de processamento de produtos minerais/metais
  • Profissionais da área de produção de papel e processamento de madeira


foto: UsacePublicAffairs

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiCanadá, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades.

27 Comentários

27 Comments

  1. Genésio Corrale

    10/abr/2016 at 14:26

    Olá, sou dentista, especialista em implantes e gostaria de saber se tem oportunidade na minha área aí. Obg

  2. Camila

    02/mar/2015 at 08:48

    Apesar da escassez na área da saúde, como de dentista por exemplo, há uma grande dificuldade de validação de diplomas. O que está sendo feito para agilizar esse processo?

  3. llgalera

    22/set/2014 at 08:16

    Nossa, amei as dicas, estou me formando em farmácia e eu e meu marido queremos muito morar no Canadá…

  4. Mona Lisa Medeiros.

    03/maio/2014 at 21:44

    Nossa! adorei! … muitas informações… bom demais saber de tudo isso! tenho interesse de trabalhar no Canadá depois que eu me formar, estou terminando a faculdade em Psicologia, gestão de Rh e também Gestão Pública. Abç!! Obrigada!!!

  5. Alejandro Ferreira

    26/mar/2014 at 22:50

    ola trabalho no setor da construçao civil a 17 anos com bastante expereiencia no Brasil e europa , trabalho mais com acabamento falo tambem espanhol e frances e atualmente estudo ingles em Geneve,desde ja obrigado pelas dicas.

  6. james freitas de morais

    23/mar/2014 at 22:57

    me chamo james e estudo tecnologia de automação , tenho medio conhecimento em ingles
    e aguns cursos extra curriculares como off set basico e metrologia basico,poderia ter uma oprtunidade na area deois de formado?agrdeço a atenção abrigado.

  7. altemar

    03/jan/2014 at 10:32

    Oi bom dia, meu nome e altemar, sou soldador tig . Mig e ER a mais de 10 anos, conheço vários processos de soldagens, morei na Itália em Milão quase dois anos falo italiano atualmente moro no Brasil mas gostaria muito de saber o que poço fazer para consegui um visto do Brasil para  trabalhar no canada , obrigado deis de ja aguardo resposta. …

  8. Rolf Köhler

    30/ago/2013 at 09:03

    Oi … sou formado na Universidade Federal de Viçosa como Engenheiro Agrônomo e tenho especializaçao na area de nutriçao animal e manejo de bovinos. Gostaria de saber se tenho oportunidade de trabalhar no Canada. Falo medianamente English

  9. Josimar pinto

    23/maio/2013 at 03:48

    Ola, eu sou soldador no brasil a seis anos , morei 2 anos e 6 meses em londres atualmente moro na frança paris, gostaria de saber como que eu poderia tentar um visto do brasil para o canada? Falo ingles e estou apreendendo o frances, eu tenho os registros em minha carteira profissional so que nao tenho o curso, mas se for o problema o curso eu faco um…muito obrigado aguardo respostas…

    • Anônimo

      14/dez/2013 at 07:55

      Bom dia Josimar, me passe por gentileza seu email?
      Meu email é [email protected]

      Obrigada.

      Tenha um ótimo dia.

  10. Fabrício Stefanini

    17/abr/2013 at 11:55

    Sou analista de sistema ERP da Totvs aqui no Brasil e sou formado em Ciência da Computação. Será que consigo algo legal e bem remunerado no Canadá?

    Abraço
    Fabrício

  11. Natália Machado

    16/abr/2013 at 11:03

    Olá, estou indo para Toronto passar 3 meses estudando inglês na escola Ilac e gostaria de procurar emprego neste tempo em que estarei aí já que no Brasil está muito difícil ingressar no mercado de trabalho. Sou engenheira e conforme este artigo há um demanda por profissionais da minha área.
    Para começar à procurar emprego aí preciso de um currículo formato dos CV do Canadá, você tem algum modelo ou indica algum site no qual eu consiga este formato de CV?

    Fico no aguardo!

    Obrigada!
    =)

  12. alexsandro da silva cirino

    24/mar/2013 at 19:27

    olá, tudo bem? gostaria de saber ser no canadá. eu tenho oportunidade como aux. téc. de saúde bucal. trabalho em sp há 5 anos no psf, tou terminando minha faculdade de enfermagem. bjs

  13. Valdir Ubaldo

    11/mar/2013 at 13:55

    Sou formado em Psicologia. Tenho interesse em saber de vagas tanto na área organizacional, como clínica e hospitalar. Estou em Tororonto a um tempo e fico mais uns meses e tenho visto de estudo e trabalho. Se tiver como ajudar, agradeço.

  14. Stefano

    10/mar/2013 at 07:34

    oi gostaria de saber qual o processo para dentista, se é como nos EUA. Tenho duas especializaçoes. se tem alguma forma de entrar em contato com clinicas

  15. KATIA

    28/fev/2013 at 15:34

    Gostaria de saber se existem empresas necessitando de soldadores quais empresas estão precisando de soldadores nível 3, pois meu esposo quer enviar currículo mas não sabe ao certo para onde mandar.
    Aguardo resposta

  16. elievelton

    21/fev/2013 at 17:45

    Outra coisa eu tenho curso em Técnico em edificações e atualmente trabalho como encarregado de obras de terraplenagem emprego nessa categoria esta fácil ou difícil

  17. elievelton

    21/fev/2013 at 17:43

    Eu queria saber na areá de veículos”consertos” em Toronto poderia me dar algumas dicas se da certo ou não

  18. Teresinha Oliveira

    21/fev/2013 at 12:38

    Olá
    Sou psicóloga especialista em saúde mental e coletiva, mestre em Educação e tenho interesse em trabalhar no Canadá. Tenho referências pessoais e profissionais nesse país. Falo e escrevo na língua inglesa. Por favor, gostaria de receber contatos profissionais para que possa enviar meu currículo.
    Agradeço antecipadamente sua atenção em responder-me.
    Teresinha

    • Luis Gustavo Vechi

      17/mar/2013 at 22:47

      Teresinha:

      Vce já verificou se há equivalencia entre a sua formaçao em Psicologia e aquela solicitada no Canada. A universidade de Toronto presta este service. Mas sei que para atuar como psicólogo precisa de registro e para obté-lo tem de ser PhD em Psicologia
      Abcs
      Gustavo

  19. Katia

    19/fev/2013 at 13:38

    Oi Márcio, boa tarde.

    Goataria de saber sobre a área de animais, tanto pet quanto de criação.
    Tem algum site que possa pesquisar, verificar se há esse tipo de emprego, ná área de saúde estou fazendo o auxiliar veterinário que nos EUA é Técnico, e na área de criação tenho o técnico Agropecuário.Fora pet sitter e dog walker.
    Vc acha que tem mercado p/ essa área?
    Gostei muito da sua página , ela tem informações claras e ajudam a organizar as idéias. Preciso também de uma recomendação de um conselheiro de imigração aqui em São Paulo.
    Agradeço a atenção
    Katia Cappelli

  20. Catherine Itusarry

    09/fev/2013 at 12:41

    Gostaria de saber sobre a área de Hotelaria em Toronto.

  21. Luiz

    23/jan/2013 at 12:04

    Sou Engenheiro Químico, e gostaria muito de uma oportunidade no Canadá.
    Como posso me candidatar a essas vagas? Não vi nenhum link na matéria.
    Com quem devo entrar em contato a respeito?

  22. Daniel

    23/jan/2013 at 07:19

    Olá Márcio! Pretendo fazer um college de Hotel Management. Você sabe me informar como está essa área?
    Obrigado!

  23. Jack Viana

    23/jan/2013 at 06:10

    Sugestão de fazer uma matéria de como conseguir umas dessas vagas, tenho interesse em enfermagem.

  24. Rui

    22/jan/2013 at 13:45

    Alguma idéia sobre como está o mercado na área de admistração de redes (Técnico em Sistemas da Computação)?

  25. Gilberto Silva

    22/jan/2013 at 13:28

    Boa tarde Marcio,

    Interessante e importante o assunto abordado por você, sou Engenheiro Prod. Mecânica e estou em Toronto há alguns meses.

    Ainda estou a procura de trabalho, gostaria de saber se a Paula Lessa é daqui de Toronto?

    Tenho interesse em contatos profissionais!!!

    Desde já te parebenizo e agradeço pela atenção.

    Thank’s

    Att,
    Gilberto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Trabalho

Receba as novidades do blog por email

Digite seus dados abaixo para assinar nosso boletim e receber todas as novidades do blog em sua caixa postal. É de graça e você pode se descadastrar a qualquer momento.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Topo