Siga-nos

OiCanadá

Trabalho

Sites de emprego podem ser úteis para quem procura por um bom trabalho

Encontrar um bom emprego no Canadá é um dos grandes desafios enfrentados por imigrantes e estudantes internacionais no país. A internet se tornou ferramenta indispensável na busca por oportunidades de trabalho, com uma grande quantidade de sites que oferecem vagas em diferentes áreas. Porém, nem todos eles são eficientes quanto à boa oferta de emprego.

Uma série de fatores é levada em consideração pelas empresas canadenses na hora de contratar um profissional. O domínio do idioma e a experiência no mercado de trabalho são fundamentais, mas o networking continua sendo a forma mais fácil e rápida de conseguir o emprego desejado.

“O processo para contratar um funcionário envolve análise do currículo e entrevistas com uma grande quantidade de candidatos para a vaga, o que custa tempo e dinheiro para as empresas. O mais frustrante é que diversas vezes o contratado não atinge as expectativas, o que faz com que todo o esforço em achar um bom profissional tenha sido em vão”, diz a especialista em Recursos Humanos, Paula Lessa. “Esse fato faz com que uma grande parte das vagas para um bom emprego não seja anunciada. Geralmente elas são preenchidas por profissionais indicados por bons funcionários que já trabalham na empresa”.

Para quem acabou de chegar no Canadá e ainda não teve tempo de conhecer pessoas no ramo profissional, a melhor opção talvez seja consultar a internet. Como existe uma grande quantidade de sites de emprego, é preciso que o interessado foque naqueles que mais atendem as suas necessidades. O OiCanadá traz a lista dos mais populares.

  • Service Canada Job Bank É um excelente site de busca por empregos e muito fácil de usar. O interessado pode criar um perfil, que permite que o mesmo receba alertas cada vez que uma vaga de emprego corresponder ao tipo de trabalho procurado. Novas vagas são adicionadas diariamente por algumas das melhores empresas do país, e a procura pode ser filtrada por campo profissional, meio período ou período integral.
  • Workopolis– Esse site é bastante popular no país, e reúne uma grande quantidade de ofertas de emprego em excelentes empresas, boa parte delas reconhecidas pelo público geral. O candidato tem a opção de publicar o currículo e a carta de apresentação no site, o que permite ser contatado pelas companhias interessadas.  A ferramenta de busca possibilita encontrar empregos em áreas como contabilidade, engenharia, saúde e serviço ao consumidor.
  • Torontojobs.ca– O site permite que o usuário procure por empregos baseado na expectativa salarial. É possível obter informações detalhadas sobre a empresa para qual o interessado deseja trabalhar e traz uma série de artigos sobre networking, currículos e dicas para uma boa entrevista de emprego.
  • Goodwork Canada Ideal para quem procura por empregos ligados ao meio ambiente. É possível filtrar por categorias como agricultura sustentável, ecoturismo ou mudança climática. O site também oferece uma lista de oportunidades para quem quer trabalhar como voluntário no ramo ambiental.
  • Work in Culture– É o site para quem procura emprego no ramo das artes. Existem vagas para atores, músicos, comediantes, artistas plásticos e outras áreas ligadas à cultura. Boa parte das vagas oferecidas é em festivais que ocorrem na Grande Toronto.
  • Monster Esse é um outro site bastante popular no Canadá, trazendo também um série de empresas reconhecidas. Bastante fácil de usar, a ferramenta de busca traz informações sobre salário e benefícios e permite o usuário pesquisar por categoria, local ou empresa.
  • Craigslist O site oferece uma série de vagas em diversas áreas, mas o destaque aqui é para quem procura por emprego em hospitalidade, principalmente em restaurantes e bares. É importante ressaltar que o Craigslist tem a reputação de ser um site onde o usuário pode encontrar o melhor e o pior em todas as categorias, por isso é bom tomar cuidado. Vários anúncios são verdadeiros golpes. Procure por aqueles que mencionam o nome da empresa ou endereço e telefone de contato.

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiCanadá, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades.

8 Comentários

8 Comments

  1. Felicia

    14/set/2016 at 06:08

    Procuro trabalho em Toronto em limpezas; tomar conta de idosos ou na cosinha falo português

  2. michele evangelista matos

    17/fev/2016 at 14:56

    oi,sou Michele morro aqui no Brasil, e tenho muita vontade de está trabalhando no Canada como baba,tenho curso de enfermeira sou atuante na área a 3 anos ,tenho experiencia com bebes .
    como faço para esta em uma destas vagas?

  3. Alba Santos

    29/nov/2015 at 15:29

    Boa tarde amigos de Toronto!!!
    Estou com muito proposito de trabalhar em Toronto, se possível começar o ano ja trabalhando… A vida de imigrante não é novidade para mim, já vivi muitos anos em Europa, por Portugal, França e Espanha, durante 26 anos ao total.
    Busco um trabalho de serviço domestico, vivendo na própria residencia se possível, ou de babá,por horas, ajudante de cozinha…
    agradeço a colaboraçao em ajudar-me a conseguir um desses trabalhos.
    AGUARDO RESPOSTA
    ALBA SANTOS

  4. luiz

    09/nov/2014 at 23:55

    oi,gostaria de saber se no canada tem procura de empregos para funileiros e pintores de veiculos.

  5. Bruno Vitor

    12/out/2013 at 20:10

    Todos estes sites de empregos tem um custo para o interessado conseguir um emprego ?

  6. Luis Eduardo Lopes

    03/jun/2013 at 09:51

    Bom dia, amigos do Oi toronto.

    Primeiramente, gostaria de falar que sou gosto demais do site de vocês e tem esclarecido muito sobre minha vontade de morar no Canadá.

    Gostaria de saber dessa vez, se o mercado de soldador ( wendel) é bom e qual é a melhr região de toronto, ou seja a região que oferece melhores oportunidades.

    Muito obrigado.

  7. Renata

    27/fev/2013 at 09:41

    Oi tudo bem?
    Vou para o Canada dia 4 de maio, ficarei 3 meses estudante, será que nesse tempo consigo arrumar um “bico” por exemplo de garçonete para ajudar com os gastos?
    Apesar de que ja tenho escola e casa para ficar, é apenas para poder aproveitar e comprar.

  8. Carlos Lima

    11/fev/2013 at 08:21

    Oi amigos do Oi Toronto.

    Venho acompanhando o site de vocês há uns dois anos, acho o máximo. Muito bacana o trabalho de vocês em instruirem as pessoas que querem ir para o Canadá (como eu pretendo um dia, talvez…) e para aqueles que já estão por ai levando a vida.

    Parabéns pelas dicas como a desta matéria.

    Abraço a todos do brasil.

    Carlos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Trabalho

Receba as novidades do blog por email

Digite seus dados abaixo para assinar nosso boletim e receber todas as novidades do blog em sua caixa postal. É de graça e você pode se descadastrar a qualquer momento.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Topo