Siga-nos

OiCanadá

Educação

Como é fazer uma faculdade no Canadá e por onde começar?

Fazer faculdade no Canadá é uma ótima opção para quem já tem inglês avançado, quer incrementar o currículo e ao mesmo tempo adquirir vivência internacional.

As instituições de ensino canadenses oferecem diplomas e certificados da mesma forma que as instituições de educação profissional no Brasil. Mas, na prática, ter o nome de uma instituição canadense no currículo pode impressionar os recrutadores e funcionar como um importante diferencial para o candidato que está buscando um emprego ou promoção.

A dica para quem está planejando investir em um curso de college no Canadá é ficar por dentro dos requisitos para inscrição e também conhecer um pouco mais do dia-a-dia do estudante. Dessa forma é possível ter uma ideia do que te aguarda por aqui.

Requisitos e Matrícula

Um dos principais requisitos para ser aceito em uma faculdade canadense é possuir um bom nível de proficiência em inglês. Os exames de comprovação do idioma exigidos são IELTS ou TOEFL.

Para realizar a inscrição, também é preciso:

  • Ter 18 anos de idade ou mais no momento da matrícula
  • Ter segundo grau (Ensino Médio) completo, ou ser graduado em uma universidade ou faculdade caso opte por um programa de pós-graduação
  • Pagar a taxa de inscrição não reembolsável

A duração e os preços da formação variam de acordo com o curso escolhido.

Experiência

Felipe Matavelli Cerqueira, 24 anos, nascido em São José do Rio Preto, optou por fazer seu curso de pós-graduação em Toronto e planejou sua viagem com um ano de antecedência. Ele está cursando Global Business Management, que tem duração de dois anos (quatro semestres) no Humber College.

O college exigiu de Felipe uma documentação traduzida de todas as matérias de sua graduação no Brasil, prova do TOEFL com o resultado mínimo estabelecido, carta de recomendação de dois professores, uma carta do próprio Felipe falando dos motivos por que gostaria de cursar a pós, e o preenchimento de todos os formulários do college.

O primeiro dia de aula

Para Felipe, o primeiro dia de aula, em setembro de 2012, foi bem estranho e assustador. Ele conta que ficou com um pouco de medo de não conseguir acompanhar as aulas, mas isso não aconteceu. Logo na primeira semana, ele já estava adaptado.

Na sala de Felipe existem cerca de 40 alunos, variando de acordo com aula. Grande parte desses alunos também são internacionais. “Na minha sala os alunos vêm de diferentes continentes, são culturas totalmente diferentes”. Felipe destaca que os canadenses também estão presentes e que não é comum encontrar muitos brasileiros no Humber.

Para Felipe, a diferença de uma faculdade no Brasil para um college no Canadá começa com a estrutura e o sistema de ensino. “O sistema de ensino canadense é bem mais puxado do que o das faculdades no Brasil. Demorei um pouco pra me adaptar e conseguir me organizar”.

Felipe conta que todas as matérias do seu curso exigem um trabalho final e muitas apresentações durante o semestre, fora as provas e testes que acontecem em quase todas as aulas. “Gerenciar meu tempo para dar conta de tudo foi o maior desafio”.

A relação com os professores

Para Felipe, não existe aquela barreira de professor versus aluno. Eles são abertos e acessíveis. “Tenho o e-mail pessoal de quase todos, somos amigos no Facebook, Twitter e Linkedin”.

Dia-a-dia do estudante

Felipe passa boa parte do seu dia no college e muitos finais de semana também. Ele frequenta a biblioteca para estudar e as salas de estudo para fazer projetos em grupo.

Trabalho em Grupo

Dentro do campus do Humber você encontra: academia, praça de alimentação, biblioteca, muitos laboratórios com computadores e impressoras, Writing Centre, Math Centre, International Centre (que oferece apoio aos alunos internacionais), centro pra gestão de carreira, workshops, centro médico e muito mais.

Para Felipe, as maiores vantagens de estudar em um college no Canadá são a estrutura proporcionada, o alto nível de ensino e a grande diversidade cultural.

Diversidade Cultural

Mas não pense que é fácil se adaptar às exigências. Tudo depende da dedicação do aluno. Felipe conta que é preciso saber administrar o tempo, mas que, com certeza, ainda sobra aquele tempinho para sair com os amigos.

O college superou todas as expectativas de Felipe e, ao terminar o curso, seu plano é fazer os estágios obrigatórios e depois solicitar a Permissão de Trabalho canadense. Para cursos em instituições de ensino superior no Canadá reconhecidas pelo governo você pode requerer um visto de trabalho por um período que varia de nove meses a três anos, sendo que o período de trabalho não pode ser superior ao período de estudo. Ou seja, se seu curso tem dois anos de duração, você pode solicitar um visto de trabalho com duração de até dois anos.

Com certeza cursar um college no Canadá é um ótimo investimento para sua carreira. Você vai adquirir uma qualificação reconhecida e respeitada em todo o mundo.

Interessado? Então, fique atento! A maioria dos programas tem início em setembro ou janeiro e as vagas de muitos cursos são preenchidas rapidamente, portanto, é recomendado que a inscrição seja feita com pelo menos seis meses de antecedência.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Fernanda tem 23 anos e é Jornalista. Já trabalhou em Rádio, TV e até se arriscou na frente das câmeras como repórter. É apaixonada por música, teatro e viajar. No começo do ano veio fazer um curso em Toronto e acabou se apaixonando pela cidade.

7 Comentários

7 Comments

  1. [email protected]

    10/jan/2015 at 06:46

    Ola bom dia qrds amigos será q posso ir fzr a faculdade no Canadá apresentando somente o meu certificado onde constem somente o 10ano11ano12ano do médio.aguardo vossa resposta obgd.

  2. Eduardo Salmeron

    15/out/2014 at 23:06

    Boa Noite tenho uma duvida que gostaria que vocês me ajudem.

    Quero muito fazer faculdade no Canada, porem não possuo Grau superior apenas ensino médio completo,é possivel só tendo o ensino médio eu conseguir fazer uma faculdade no Canada??

    Por favor me ajudem nessa duvida.

  3. jessivania

    06/jul/2014 at 19:25

    Oi,decidi fazer uma faculdade no Canadá.Estou me programando e indo atrás de informações,mas ainda tenho uma dúvida: dizem que para a entrada na universidade só é aceita se você tiver um tempo de educação de 13 anos,e no Brasil nós temos 11.Eu precisaria fazer anos escolares extras antes de poder entrar na faculdade ? E como eu faria isso ?

  4. Fabrício Stefanini

    04/fev/2014 at 13:18

    Sou formado em Ciência da Computação no Brasil e me disseram que não vale de nada fora do país (neste caso o Canadá), qual seria o valor de uma graduação como essa no Canadá, ou melhor, na U of T? Vi as grades deles e tudo mais mas bem difícil navegar no site e encontrar valores quando não se é experiente no idioma rsrs (o meu caso). Abraço

    • Saulo Dourado

      20/fev/2014 at 00:06

      Ola, Fabricio,

      Nao sou da área de Computação, mas trabalho em uma empresa de Tecnologia e tenho vários amigos. Na maioria das vezes o pessoal daqui não se preocupa muito com qual universidade você fez no Brasil, até porque eles não as conhecem. Não estou dizendo que não conta, só que não é algo que é um impeditivo. Se você tem anos de experiência com empresas internacionais no Brasil isso conta bastante.

  5. Fabrício Stefanini

    04/fev/2014 at 10:58

    Quem sabe muito em breve não estarei nessa! :-D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Educação

Posts Populares

Topo