Siga-nos

OiCanadá

Trabalho

Será que existe uma incompatibilidade entre as habilidades dos recém-chegados e aquelas de que o Canadá precisa?

[CANADIAN IMMIGRANT] Uma das razões por que o desemprego existe hoje em dia e é mais alto entre os imigrantes e outros sub-grupos, como universitários graduados, é o desequilíbrio entre o que os empregadores e a economia necessitam, e o que as pessoas estudaram.

Muitos argumentam que parte desta incompatibilidade aconteceu porque muitas pessoas foram para as universidades estudar carreiras “profissionais”, sendo que muitas delas carecem da experiência prática no estilo “mão na massa” e da capacidade de pensar sistemicamente e adaptar-se rapidamente às novas tecnologias e tendências de mercado.

De acordo com o relatório da pesquisas realizada pela Miiner Management Consultants, em Toronto, há quatro tipos de incompatibilidade:

1. Descompasso entre oferta e demanda
2. Incompatibilidade geográfica
3. Incompatibilidade do super-qualificado (under employment)
4. Incompatibilidade do sub-qualificado (over employment)

A incompatibilidade gera problemas a todos: candidatos a empregos não encontram vagas ou se contentam com aquelas que não são de seu agrado, e os empregadores carecem de mão–de-obra especializada afetando sua produtividade, pois não conseguem encontrar funcionários com habilidade e experiência necessárias.

Por que isso acontece

O problema da inadequação é inerente à forma como os mercados livres funcionam. Não regulamentados, os mercados teoricamente respondem às forças de oferta e procura. No entanto, “os mercados” não são nem pessoas nem instituições e, como tal, não possuem ética, as decisões são tomadas por grupos e instituições que podem ter diferentes interesses e objetivos.

Por exemplo, as universidades e faculdades criam programas de estudo com base em dados sobre o que está na moda ou o que está sendo requisitado pelo mercado. No entanto, fatores como orçamentos, política e burocracia, ou até mesmo fatores mais práticos como não ter a equipe ou tecnologia necessárias podem retardar o processo de implementação de um novo programa. Certas carreiras podem exigir de dois a quatro anos ou mais para um estudante se formar, e na hora em que estes estudantes concluírem seus cursos, as necessidades do mercado podem já ter mudado.

É uma situação semelhante à da imigração. Enquanto as regras de imigração são baseadas na escassez de competências estaduais e federais, o processo de aplicação pode levar anos, e os imigrantes que chegam hoje podem ter profissões que foram necessárias há cinco ou até mesmo 10 anos atrás.

Finalmente, uma das razões mais comuns por que esta incompatibilidade existe é o fato de que nem os alunos nem os candidatos a emprego se envolvem o suficiente em pesquisas sérias sobre o mercado de trabalho. Sem saber o que o mercado precisa, acabam escolhendo cursos errados ou optando por trabalhos inadequados.

O que você pode fazer

Há cinco coisas que você pode fazer para superar o problema da incompatibilidade de habilidades em sua carreira.

1. Leve a pesquisa de mercado de trabalho a sério: leia nas entre linhas, participe do máximo de entrevistas informativas que puder, se envolva em grupos de redes sociais e acompanhe as tendências, leia publicações especializadas, populares e alternativas. Você precisa entender o que está acontecendo na economia e, particularmente, na indústria ou setor que lhe interessa. Mesmo que você tenha anos de experiência, este mercado específico pode ser novidade pra você. O que está acontecendo? Que tendências você tem notado? Não se baseie somente na opinião de conhecidos; pergunte aos especialistas e siga os seus instintos.

2. Abra os olhos e pense fora da caixa: a definição dos cargos e trabalhos está mudando, assim como a hierarquia de estudos e habilidades necessárias: há muito mais oportunidades para quem possui capacitações práticas e comerciais do que para quem tem doutorado ou  mestrado.

3. Analise as economias emergentes: as relacionadas ao meio ambiente, ao compartilhamento, presentes e doações. O que está acontecendo? Que tipos de negócios, parcerias, novos modelos e empregos estão surgindo? Como suas habilidades poderiam ser aproveitadas nesses segmentos?

4. Seja estratégico: se não está conseguindo um emprego na sua área, pare de estudar mais da mesma coisa. Você realmente precisa de mais estudos ou apenas de alguns cursos práticos estrategicamente escolhidos para incrementar seus conhecimentos?

5. Enfatize as equivalências: colete descrições de empregos reais que você gostaria de ter e avalie o que eles pedem: você possui o que é exigido? Você costuma destacar essas habilidades em currículos e em entrevistas? Não? Então pense em fazer um treinamento prático para adquirir essas habilidades ou considere escolher empregos mais adequados à sua capacitação.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...
Avatar photo

Cinthia Ferreira é professora de português/inglês/francês e tradutora brasileira, residindo atualmente em Toronto, Canadá. Tradutora formada pela Universidade de Toronto especializada em: Marketing, Business, Turismo, Tecnologia e Documentação para processos de imigração como: Certidões de Casamento, Certidões de Divórcio, Atestados de Antecedentes Criminais, Certidões de Óbito, Diplomas, Documentos de Identidade, Históricos Escolares, Extratos Bancários, Cartas de Recomendação, Currículos, entre outros, nos seguintes idiomas: Inglês, Português, Francês e Espanhol. Professora de Inglês e Português formada em Letras, com mais de 10 anos de experiência em: Cursos Regulares ou Intensivos, Preparação para Teste de Cidadania Canadense, Preparação para exames de proficiência como TOEFL/IELTS, Preparação para exames da imigração CELPIP, MELAB e CAEL, Business English, Conversação, Gramática e Vocabulário através de cursos presenciais ou aulas online.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Trabalho

Topo