Siga-nos

OiCanadá

Vistos e Imigração

Governo canadense planeja aprovar 285 mil imigrantes no próximo ano

O Canadá espera receber em 2015 um número recorde de imigrantes na história mais recente do país, anunciou recentemente o Ministro da Cidadania e da Imigração, Chris Alexander.

Segundo o ministro, a vertente econômica será prioridade nos processos de imigração, abrangendo cerca de 65% dos requerimentos. Os restantes 35% serão disponibilizados para a classe das famílias imigrantes, refugiados e outros programas humanitários, sendo que a classe familiar terá 68 mil vagas, enquanto que para refugiados, casos humanitários e de compaixão, serão disponibilizadas 29.800 vagas.

Este aumento no número de entradas no país vai ser fundamental para a implementação do novo sistema eletrônico de gerenciamento de processos de imigração, o Express Entry, que entra em vigor no dia 1 de janeiro de 2015.

Express Entry

O Express Entry vai ser a porta de entrada para os seguintes programas de imigração: Federal Skilled Worker Program (FSWP), Federal Skilled Trades Program (FSTP), Canadian Experience Class (CEC), e uma parte do Provincial Nominee Program (PNP).

O novo sistema é todo baseado no potencial de sucesso de um candidato ao imigrar para o Canadá. O que será avaliado pelo governo canadense é o seu grau de empregabilidade. Um dos objetivos das mudanças é minimizar o número de imigrantes que chegam ao país já com residência permanente e não conseguem entrar no mercado de trabalho.

O novo programa funciona basicamente assim: O candidato deverá fazer um cadastro no site do governo canadense informando dados do seu perfil, educação e experiência de trabalho, entre outros detalhes. O sistema vai avaliar os perfis dos cadastrados, aprovar os que qualificarem para o programa e fazer um ranking dos profissionais que possuírem maior probabilidade de obter sucesso no Canadá. Os que conseguirem melhores posições no ranking serão convidados pelo CIC a aplicar para a residência permanente (eles receberão uma ITA –Invitation to Apply). A aplicação será processada em até 6 meses. Quem não receber um convite em até 12 meses deverá se recadastrar no site caso tenha interesse em tentar imigrar novamente.

Existem quatro fatores principais que serão avaliados pelo CIC para rankeamento dos candidatos:

  1. Domínio de idioma (inglês ou francês)
  2. Educação
  3. Experiência de trabalho canadense
  4. Outros fatores que levam ao sucesso no Canadá

Oferta de trabalho e províncias

Além dos empregadores, que poderão fazer ofertas de emprego a candidatos através no novo sistema, as províncias também terão acesso ao sistema e poderão recrutar candidatos, oferecendo-lhes uma vaga em seus programas de imigração provinciais –Provincial Nominee Programs (PNP)–, a fim de atender às necessidades do mercado local.

Os candidatos que tiverem recebido uma oferta de trabalho ou forem selecionados por alguma província receberão um ITA rapidamente.

Durante o cadastro no sistema, o candidato deverá preencher um currículo online que será arquivado no site de empregos do governo — o job bank. É através desde site que os candidatos terão a oportunidade de receber uma oferta de trabalho de um empregador canadense. Na maioria das vezes, no entanto, não vai bastar fazer o registro e aguardar sentado. O governo sugere que, em muitos casos, o profissional terá que se promover para as empresas, ou seja, correr atrás da mesma forma que faria se estivesse aplicando para uma vaga de emprego no próprio país.

Para mais detalhes sobre como funciona o novo sistema, visite o site do CIC sobre Express Entry.

Boa sorte!

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Fernanda é carioca, publicitária, desenvolvedora web, co-fundadora e editora-chefe do OiCanadá. Imigrou para o Canadá no final de 2006 e se tornou cidadã canadense em 2011.

8 Comentários

8 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Vistos e Imigração

    Topo