Siga-nos

OiCanadá

Trabalho

Imigrantes com experiência prévia no Canadá têm vantagem salarial sobre aqueles que chegam aqui pela primeira vez

Pesquisa realizada pela agência oficial de estatística do Canadá (Statistics Canada) revelou que passar um tempo trabalhando por aqui, como residente temporário e em áreas qualificadas, pode garantir um salário melhor quando essa pessoa muda seu status para residente permanente. Isso em relação àqueles que também pegaram sua residência permanente mas nunca trabalharam aqui antes.

O estudo acompanhou aqueles que tornaram-se residentes permanentes entre 1990 e 2006. Os dados mostraram que entre os homens, com profissões qualificadas, a diferença salarial chega a quase o dobro, isso logo no primeiro ano. A disparidade vai diminuindo com o passar dos anos, mas ainda é bem evidente num período de 10 anos.

Já entre as mulheres, a remuneração neste primeiro ano, como residente permanente, é uma vez e meia maior. Nos 10 anos seguintes a diferença chega a 40% – sempre lembrando que é numa relação entre aqueles que tiveram uma experiência de trabalho qualificado anterior e os que vieram pra cá sem qualquer conhecimento do mercado de trabalho canadense.

Por outro lado, a pesquisa também revelou que aqueles que tiveram uma experiência prévia, porém não qualificada, não obtiveram nenhuma vantagem salarial sobre aqueles que vieram pra cá, como residentes permanentes, sem experiência alguma. Além disso, nos 10 anos seguintes, quem nunca trabalhou no Canadá chegou a ter ganhos salariais maiores do que aqueles que trabalharam temporariamente aqui, mas em áreas não qualificadas.

Pra saber mais sobre a pesquisa e quais são estas áreas qualificadas, acesse o site da Statistics Canada.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...
Avatar photo

Paulistano de berço (São Paulo), Filósofo de formação (Unicamp), Blogueiro dedicado (Blog Numa Fria), Descobridor de Toronto em família (2014).

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Trabalho

Topo