Trabalho
Canadá prevê vagas para 60.000 enfermeiras até 2022
Estudo realizado pela Conference Board Canada revelou algo que já se mostrava meio óbvio: a falta de mão de obra qualificada na setor de Saúde e num futuro bem próximo. No caso especifico, na área de enfermagem. E a demanda é bem alta: 60 mil vagas.
O governo canadense também chegou à conclusão de que esse número não será preenchido com profissionais locais. Não há gente suficiente. Além disso, comprovou-se que o investimento em mão de obra estrangeira é até lucrativo para os cofres da Saúde. Para cada $1 dólar aplicado na capacitação desse imigrante recupera-se $9, apontou o estudo.
Com isso, espera-se diminuir as dificuldades encontradas até o momento na validação da profissão desse estrangeiro. Pra se ter uma ideia, em 2011 apenas 54% dos enfermeiros imigrantes se efetivaram na profissão. “É difícil, é caro e é demorado”, disse Amanda Rodrigues, uma brasileira que hoje trabalha como enfermeira num Hospital local.
Michael Bloom, da Internationally Educated Nurses, diz que será um esquema “ganha-ganha”: “O Canadá ganha com a provisão de profissionais capacitados e os profissionais estrangeiros ganham com um mercado de trabalho excepcional”. Que haverá vagas é fato. A população canadense está envelhecendo e este profissional é vital dentro desse quadro. Prepare-se!