Trabalho
Número de vagas de emprego na área de TI não para de crescer no Canadá, e vai faltar gente para preenchê-las
A economia canadense vai criar pelo menos 218.000 vagas de emprego na área de tecnologia entre hoje e 2020 mas, segundo relatório recém publicado, não haverá profissionais suficientes para ocupá-las.
O relatório, realizado pelo Information and Communications Technology Council (ICTC), sugere que sejam feitas reformas na educação e políticas econômicas canadenses, incluindo iniciar o ensino de ciência da computação ainda no jardim da infância, e oferecer créditos fiscais a pequenos negócios que contratarem profissionais de TI.
As empresas canadenses, especialmente as pequenas e médias, estão ficando pra trás na adoção de novas tecnologias, principalmente porque não conseguem encontrar os profissionais necessários para implementação das mudanças, diz o relatório.
De 527.000 estudantes que se formaram no Canadá em 2015, apenas 6% (29.000) se formou na área de TI. O Canadá teria que formar aproximadamente 43.000 estudantes em TI por ano para atender à demanda de emprego.
A falta de procura por empregos na área de tecnologia se dá ao fato do ramo estar crescendo quatro vezes mais rápido do que o crescimento geral do número de vagas de emprego no Canadá.