Siga-nos

OiCanadá

Vistos e Imigração

Canadá quer apresentar plano de três anos para facilitar imigração

O ministro da imigração do Canadá, John McCallum, anunciou recentemente que pretende aumentar a imigração de forma significativa, com o objetivo de suprir as necessidades de mão de obra do país.

Seu plano, a ser apresentado no outono canadense desse ano e executado em três anos, pretende promover a inovação e o crescimento econômico do país, combatendo questões como o envelhecimento da população e a iminente escassez de mão de obra.

Mas, antes disso, o ministro vai precisar levar seu plano ao gabinete e convencer os canadenses de que essa é a coisa certa a fazer. Nenhuma decisão final foi feita até o momento mas, ainda assim, as notícias são boas.

Em sua proposta, McCallum pretende facilitar não só a vinda de estudantes internacionais ao Canadá mas também a permanência dos mesmos como residentes.

Outra ideia seria fazer mudanças relacionadas ao LMIA (Labour Market Impact Assessment), um documento que todos os empregadores precisam ter a fim de contratar um trabalhador estrangeiro no lugar de um canadense. Empresas disseram que a maior falha no Express Entry foi trazer o LMIA junto, um requisito que fazia parte do programa de trabalho temporário. Segundo a CBC News, a exigência de LMIA já está sendo revisada e poderá ser eliminada para algumas categorias de trabalhadores estrangeiros.

Em resumo, McCallum afirmou: “Então, nós vamos facilitar o processo para os estudantes internacionais, vamos reduzir as barreiras em nosso sistema de imigração… Não achamos que todo imigrante precisa passar pelo LMIA. Achamos que isso pode ser simplificado. Achamos que existem algumas regras que não são mais necessárias.”

#partiucanada

Fonte: CBC News

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Fernanda é carioca, publicitária, desenvolvedora web, co-fundadora e editora-chefe do OiCanadá. Imigrou para o Canadá no final de 2006 e se tornou cidadã canadense em 2011.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Vistos e Imigração

Topo