Siga-nos

OiCanadá

Trabalho

As oito melhores carreiras do futuro no Canadá

Todos os anos, milhares de estudantes canadenses do ensino médio precisam tomar uma das decisões mais importantes de suas vidas: a escolha da profissão. Mas quando chega a hora de escolher uma área de estudos e uma faculdade, muitas vezes se esquecem de um detalhe muito importante: será que a profissão escolhida estará em demanda quando se formarem?

De acordo com o Conselho de Qualidade de Ensino Superior de Ontário no Desempenho de Nível Pós Secundário Canadense, segundo o Relatório de Impacto de 2015, entre 2 e 15% dos estudantes recém-formados em universidades canadenses, com idades entre 25 e 34 anos estão desempregados. Além disso, entre 8 e 27% deles não atuam na sua área de estudos mesmo três anos após a graduação.

Os números são semelhantes para os recém-formados universitários; entre 2 e 14% dos estudantes estão desempregados e entre 12 e 21% não exercem uma profissão relacionada a seu curso.

As estatísticas variaram de acordo com província em que estudaram.

Em Ontário, a diferença entre oferta e procura está aumentando. Isso pode ter a ver com o fato de que cerca de um terço dos candidatos matrculados em universidades de Ontário em 2014 escolheram programas de artes,uma área do mercado de trabalho que não está gerando muita demanda, conforme relatado pelo Conselho das Universidades de Ontário.

Um relatório dos Mercados Mundiais do CIBC de 2013 reitera a questão; os estudantes de hoje não estão caminhando na direção de carreiras bem remuneradas de uma forma que acompanhe as mudanças do mercado de trabalho.

Sheryl Boswell, diretora de marketing do site de recrutamento Monster.ca, divulgou uma lista dos oito melhores empregos do futuro que os estudantes de hoje devem considerar e como se preparar para eles.

Em geral, a área da saúde e posições relacionadas com tecnologia dominarão o mercado de trabalho do Canadá no futuro, segundo Sheryl.

Os oito melhores empregos do futuro no Canadá

  1. Professor
  • Expectativa de salário médio: De $50.000 à $55.000 por ano.
  • Escolaridade necessária: Bacharel em educação.
  • Perspectivas: Embora a competição para os professores em algumas províncias esteja apertada neste momento, Boswell diz que é um trabalho que estará sempre em demanda. Serão necessários tanto professores de ensino fundamental como de nível secundário, no entanto professores do ensino médio ocuparão a maior parte da demanda. Segundo o Banco de Emprego do Governo do Canadá, as províncias e territórios com as melhores perspectivas para professores de ensino fundamental são Alberta, os Territórios do Noroeste, Nunavut, Quebec e Yukon. Um crescimento fraco é esperado em Ontário, Novo Brunswick e Nova Escócia. Para o resto do Canadá, no entanto, é esperado que haja uma demanda justa. Para os professores do ensino médio, Manitoba, os Territórios do Noroeste, Nunavut e Yukon apresentarão o maior crescimento, enquanto Ontário, Novo Brunswick e Nova Escócia terão o menor.
  1. Analista de Segurança em Informática
  • Expectativa de salário médio: A partir de $64.000 por ano.
  • Escolaridade necessária: Bacharel em Ciência da Computação ou em uma área relacionada. Alguns trabalhos neste campo podem exigir um mestrado.
  • Perspectivas: Novo Brunswick, Nova Escócia, Ontário, Quebec e Nunavut apresentarão uma maior demanda para o trabalho. O resto do Canadá, com exceção dos Territórios do Noroeste, terá um crescimento moderado neste tipo de emprego.
  1. Analista de Pesquisa de Mercado
  • Expectativa de salário médio: A partir de $50.000 por ano.
  • Escolaridade necessária: Bacharel em pesquisa de mercado, marketing ou estatística.
  • Perspectivas: O crescimento desta área deverá ser limitado em Saskatchewan e na Ilha do Príncipe Eduardo. O resto do Canadá, no entanto, apresentará uma demanda saudável. As cidades onde a indústria estará em expansão são Ottawa e Hamilton-Niagara.
  1. Gerente de Construção
  • Expectativa de salário médio: A partir de $85.000 por ano.
  • Escolaridade necessária: Curso técnico ou faculdade em engenharia civil, gerenciamento de construção ou áreas relacionadas ou estágio.
  • Perspectivas: As províncias de Manitoba, Novo Brunswick, os Territórios do Noroeste, Nunavut e Ontário esperam apresentar um crescimento elevado. Alberta é a única província que está prevendo uma fraca demanda.
  1. Advogado
  • Expectativas de salário médio: A partir de $72.000 por ano.
  • Escolaridade necessária: Bacharel em Pré-Direito, um diploma de Direito de primeiro nível e passar no exame da ordem dos advogados.
  • Perspectivas: Colúmbia Britânica, Manitoba, Nunavut e Quebec apresentarão uma alta demanda, enquanto se espera que o resto do Canadá tenha uma demanda moderada.
  1. Enfermeira Licenciada
  • Expectativas de salário médio: A partir de $60.000 por ano.
  • Escolaridade necessária: Bacharel em Enfermagem.
  • Perspectivas: Nas províncias de Alberta, Colúmbia Britânica, Manitoba, os Territórios do Noroeste, Nova Escócia, Nunavut, Ontário e Yukon apresentarão um crescimento muito forte. As outras províncias ainda esperam ter uma demanda estável.
  1. Desenvolvedor de Software
  • Expectativas de salário médio: A partir de $61.000 por ano.
  • Escolaridade necessária: Bacharel em Ciência da Computação ou áreas relacionadas.
  • Perspectivas: A forte demanda estará em Novo Brunswick, Nova Escócia, Ilha do Príncipe Eduardo e em partes de Quebec. A demanda deverá ser baixa em Alberta, Terra Nova e Labrador.
  1. Gerente de Marketing
  • Expectativas de salário médio: A partir de $85.000 por ano.
  • Escolaridade necessária: Bacharel em marketing, relações públicas, comunicações ou áreas relacionadas.
  • Perspectivas: Novo Brunswick, Nunavut, Ilha do Príncipe Eduardo e algumas partes de Manitoba terão alta demanda, enquanto Saskatchewan e Alberta apresentarão um crescimento lento.

Fonte: Global News

Avatar photo

Cinthia Ferreira é professora de português/inglês/francês e tradutora brasileira, residindo atualmente em Toronto, Canadá. Tradutora formada pela Universidade de Toronto especializada em: Marketing, Business, Turismo, Tecnologia e Documentação para processos de imigração como: Certidões de Casamento, Certidões de Divórcio, Atestados de Antecedentes Criminais, Certidões de Óbito, Diplomas, Documentos de Identidade, Históricos Escolares, Extratos Bancários, Cartas de Recomendação, Currículos, entre outros, nos seguintes idiomas: Inglês, Português, Francês e Espanhol. Professora de Inglês e Português formada em Letras, com mais de 10 anos de experiência em: Cursos Regulares ou Intensivos, Preparação para Teste de Cidadania Canadense, Preparação para exames de proficiência como TOEFL/IELTS, Preparação para exames da imigração CELPIP, MELAB e CAEL, Business English, Conversação, Gramática e Vocabulário através de cursos presenciais ou aulas online.

1 Comentário

1 Comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Trabalho

    Topo