Siga-nos

OiCanadá

Turismo

Lazer e natureza em Hanlan’s Point

O verão terminou, mas ainda há tempo para visitar um dos locais mais tradicionais para turismo da cidade, o Hanlan´s Point.

Uma das atrações mais tradicionais de Toronto é o Hanlan’s Point, que não é apenas uma praia, mas também uma área de diversão e história. A Hanlan’s Point fica situada no lado oeste da Centre Island (ilha central), área onde também fica o Toronto Island Airport.

Para se chegar ate lá, é preciso pegar o Hanlan’s Point ferry que sai do terminal da Queens Quay. O custo de ida e volta é de C$6.50 por pessoa (adulto), e os horários variam de acordo com o dia da semana e estação do ano. O tempo de travessia é de mais ou menos quinze minutos, mas parece levar menos tempo por causa da bela vista que se tem dos arranha-céus de downtown Toronto.

Assim como em outras partes das ilhas de Toronto, o Hanlan’s Point é um local perfeito para fazer piquenique com a família e amigos. Para grupos de mais de 25 pessoas, é preciso retirar licença na prefeitura no valor de C$57. Em seus 2.6 km de trilha para pedestres e ciclistas, existem áreas para churrasco, quadras de vôlei, tênis e uma marina com barcos. Existem também telefones de emergência, banheiros e chuveiros, além de local de venda de salgados e gelo, apesar de ser recomendável levar o lanche de casa, pois os preços são salgados.

O Point possui uma praia onde parte dela é praticado o naturismo (oficialmente desde 2002). Em dias mais quentes, pode-se alugar cadeiras, guarda-sol e ainda utilizar armários com chave.Se piquenique e praia não fazem muito o seu gênero, vale a pena andar pelas trilhas cercadas por natureza e visitar o farol assombrado.

Tempos de glória

Ao sair da ferry, a estátua do remador Edward “Ned” Hanlan dá as boas-vindas aos visitantes. A família Hanlan foi uma das primeiras a habitar as ilhas de Toronto, se estabelecendo em 1862. Após as ilhas terem sido transferidas do governo federal para o municipal em 1867, um projeto dividiu as terras em lotes e permitiu a construção de parques de diversão, hotéis e casas de veraneio.

Em 1878, um hotel com 25 quartos foi construído por John Hanlan, mas que veio a ser destruído por uma tempestade anos depois. Ned, filho de John, ganhou reconhecimento internacional como remador e quebrou vários recordes mundiais na época.

Após se aposentar das competições, Ned investiu o dinheiro que ganhou na construção de um novo hotel. O nome Hanlan’s Point foi dado em homenagem a ele.

O ator Nicolas Cage interpretou Ned no filme The Boy in Blue (Fúria de Vencer) de 1986.

Em 1894, Ned vendeu seu hotel para a Toronto Ferry Company, que também comprou terras adicionais para construir um parque de diversões e um estádio de beisebol, que foi destruído em um incêndio em 1909. Um novo estádio com capacidade para 10 mil expectadores foi construído e ficou conhecido como Maple Leaf Park. A lenda do beisebol Babe Ruth bateu seu primeiro ponto profissional em Halan’s Point.

O parque foi muito bem até 1922, quando o Sunnyside Park foi inaugurado no continente. Na época, os motoristas não queriam se preocupar com o ferry, já que podiam dirigir e estacionar no novo parque. O Maple Leaf Park foi demolido nos anos 30, dando lugar ao Toronto Island Airport, que ocupa pedaço de Hanlan´s Point até os dias de hoje.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Christian Pedersen é natural de Santos, São Paulo. No Brasil, trabalhou na gravadora Roadrunner Records, depois abriu um escritório de promoção e marketing para bandas e artistas, tendo clientes como a gravadora BMG, os selos Geléia Geral e Dubas. Christian mudou-se para Toronto em 2002, e virou cidadão canadense em 2007. Escreveu a coluna Conexão C no Brasil News em março de 2007 e, de maio a outubro de 2008, foi editor-interino do jornal. Do fim daquele ano, até outubro de 2010, foi editor e co-fundador do blog OiToronto.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Turismo

Topo