Siga-nos

OiCanadá

Vistos e Imigração

Imigração canadense anuncia mudanças na pontuação para o Express Entry

Você tem irmão morando no Canadá? Você fala francês bem? Se você quer imigrar pras terras geladas e respondeu sim a uma dessas perguntas – ou a ambas –, essa nota traz boas notícias.

A partir de 6 de junho de 2017, candidatos a imigrar para o Canadá através do programa Express Entry (EE) receberão mais pontos se tiverem irmãos morando no país e se falarem bem o francês.

Irmão no Canadá

Quem tem um irmão – ou irmã, claro – com idade acima de 18 anos e que seja residente permanente ou cidadão do Canadá vai receber 15 pontos adicionais na aplicação para o EE.

O irmão que reside no Canadá precisa ter um pai ou mãe em comum com o irmão que vai se candidatar ao EE. A relação pode ser de sangue, via casamento, união estável ou adoção. Por exemplo, se o cônjuge do candidato tem um irmão no Canadá, o candidato qualifica para receber os pontos extras na aplicação.

Segundo a Imigração, ter um irmão que já mora no Canadá mostrou facilitar a adaptação do recém-chegado em termos de saúde e relações sociais, acelerando a integração à sua nova vida no país.

Idioma francês

Além disso, também ganha 15 pontos adicionais quem tiver nível de francês NLC 7 e de inglês CLB 4 ou menor.

Ganha 30 pontos adicionais quem tiver nível de francês NLC 7 e de inglês CLB 5 ou maior.

Segundo a Imigração, recém-chegados que sabem falar francês contribuem para o crescimento, a vitalidade e a prosperidade das comunidades minoritárias francófonas do Canadá.

Cadastro no Job Bank

Outra novidade anunciada é que o cadastro no Job Bank – Banco de Empregos – vai passar a ser opcional para todos os candidatos. Atualmente o cadastro é obrigatório para quem não possui uma proposta de trabalho canadense.

A partir de 6 de junho, quem possuir os requisitos mínimos para o Express Entry será automaticamente colocado no pool, já se qualificando para receber um possível convite da Imigração – Invitation to Apply (ITA).

Se o candidato não possuir um emprego ou uma proposta de trabalho canadense e desejar iniciar a sua busca, poderá se registrar no Job Bank gratuitamente.

Já os empregadores poderão usar tanto o Job Bank quanto qualquer outro método de recrutamento, a fim de encontrar trabalhadores qualificados para o EE.

Esse passo vem seguindo as mudanças ocorridas em novembro de 2016 (em inglês), quando a Imigração reduziu a quantidade de pontos atribuídos por uma proposta de trabalho canadense e aumentou a quantidade de pontos de quem tiver educação canadense acima do colegial. Juntas, essas duas mudanças – a de novembro/2016 e a de junho/2017 –, mostram que a Imigração está tirando a ênfase do fator emprego e valorizando capital humano e capacidade de adaptação.

Apesar das mudanças anunciadas serem consideradas boas para muitos candidatos, elas são pequenas, e a nova pontuação não deve sacudir muito o pool de imigração. Ou seja, mesmo que um candidato tenha irmão no Canadá e fale bem o francês, ele provavelmente não vai pular pro topo do pool só por causa desses novos pontos.

Para ler o anúncio em inglês, visite o site da Imigração Canadense (em inglês).

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Fernanda é carioca, publicitária, desenvolvedora web, co-fundadora e editora-chefe do OiCanadá. Imigrou para o Canadá no final de 2006 e se tornou cidadã canadense em 2011.

1 Comentário

1 Comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Vistos e Imigração

    Topo