Siga-nos

OiCanadá

Trabalho

Como se sair bem em entrevistas de emprego no Canadá respondendo à famosa pergunta “conte-nos sobre você”

Entrevistas de emprego deixam muita gente nervosa. Você precisa se sentar à frente de um estranho e ser capaz de conversar com desenvoltura sobre suas próprias habilidades, seus pontos fortes e também os fracos. E mesmo que você tenha facilidade para se expressar, a primeira pergunta—que geralmente é: Fale um pouco sobre você—, pode abalar a confiança de qualquer um. Candidatos frequentemente subestimam a importância dessa pergunta e acabam não preparando uma boa resposta com antecedência.

Lembre-se que a pergunta não é um convite para você contar a sua história de vida. O entrevistador só quer saber por que você está interessado na posição e o que lhe torna qualificado para ocupá-la. Eles querem avaliar se as suas habilidades e personalidade são compatíveis com a cultura da empresa.

Embora não exista uma abordagem que sirva para todos, as dicas a seguir podem te ajudar a formular uma boa resposta de maneira bastante eficaz.

Seja honesto

Essa é sempre a melhor pedida em entrevistas de emprego. Você é quem você é, e nada vai mudar isso. Vender a imagem de um profissional que não é você é uma má ideia em vários sentidos, principalmente no longo prazo. Além disso, entrevistadores geralmente percebem quando o entrevistado está mentindo.

Fale somente das habilidades relacionadas à vaga

Prepare sua resposta considerando especificamente a empresa e o cargo em vista. Você não deve mencionar nada que não seja um requisito para o trabalho. Portanto, certifique-se de checar as especificações para a vaga e atualizar o seu currículo conforme os requisitos, caso ainda não o tenha feito. Pense nas habilidades, experiências e qualidades que fazem de você um bom candidato à vaga.

Pesquise bem

Estar bem informado é fundamental para conseguir formular uma boa resposta. Antes de cada entrevista, pesquise sobre a empresa e o cargo disponível para que você possa explicar o seu interesse de forma inteligente. Eles querem saber se você está mesmo entusiasmado com a oportunidade e se tomou a iniciativa de se informar sobre a empresa e sua missão.

Concluir com uma declaração de impacto

A estratégia mais óbvia é também uma das menos utilizadas: finalizar sua resposta com uma declaração final de impacto. O entrevistador ouve sempre a mesma resposta da maioria dos entrevistados. Então, uma resposta surpreendente vai fazer com ele preste mais atenção em você, o que vai te garantir uma vantagem significativa sobre todos os outros candidatos, que provavelmente deram respostas perfeitamente satisfatórias, mas muitas vezes desinteressantes.

Aqui estão algumas opções de frases finais para a sua resposta:

“I have always admired your company’s products and I was really impressed with the recent CBC interview with your CEO. The job description also emphasizes communication skills and leadership — two of my greatest strengths. I really feel that it’s a role and organization in which I could excel.”

“One of the reasons why I chose to apply is I have always wanted to work for a successful company with strong leadership and vision, and this is one that recognizes and rewards performers.”

“I take the time to continue learning even if it’s not a direct requirement of the job. I find that many times, my professional growth is based on what I study, both directly and indirectly related to work.”

“I consistently set firm goals for myself. I am determined to do well in my job and have a successful career, as well as to make the company I work for more competitive.”

Para resumir, “Conte-nos sobre você” aparecerá em quase todas as entrevistas de emprego. Não desperdice essa oportunidade com uma longa recitação do seu currículo. Em vez disso, experimente uma resposta concisa e entusiasmada que o qualifique como melhor candidato para o trabalho. Embora pareça que sua resposta deva dizer tudo sobre você e o que você procura, uma ótima resposta vai além disso e estabelece sua capacidade de contribuir com a empresa. Vá em frente, conte a eles sobre você, mas não esqueça de seguir as dicas desse artigo.

Boa sorte!

Avatar photo

Cinthia Ferreira é professora de português/inglês/francês e tradutora brasileira, residindo atualmente em Toronto, Canadá. Tradutora formada pela Universidade de Toronto especializada em: Marketing, Business, Turismo, Tecnologia e Documentação para processos de imigração como: Certidões de Casamento, Certidões de Divórcio, Atestados de Antecedentes Criminais, Certidões de Óbito, Diplomas, Documentos de Identidade, Históricos Escolares, Extratos Bancários, Cartas de Recomendação, Currículos, entre outros, nos seguintes idiomas: Inglês, Português, Francês e Espanhol. Professora de Inglês e Português formada em Letras, com mais de 10 anos de experiência em: Cursos Regulares ou Intensivos, Preparação para Teste de Cidadania Canadense, Preparação para exames de proficiência como TOEFL/IELTS, Preparação para exames da imigração CELPIP, MELAB e CAEL, Business English, Conversação, Gramática e Vocabulário através de cursos presenciais ou aulas online.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Trabalho

Topo