Siga-nos

OiCanadá

St. Francis Xavier University

Educação

As 10 universidades canadenses que melhor preparam seus alunos para o mercado de trabalho

O tempo não para, o mercado não para, as carreiras não param. Estar pronto para o mercado de trabalho, digo em nível mundial, é um desafio e tanto. Tem que estar super ligado, tentar dar a tacada certa na hora certa, conciliar seu gosto com o que vem pela frente e cruzar os dedos. A revista Maclean’s fez uma pesquisa bem legal e levantou as dez universidades canadenses que mais podem te ajudar nesta saga.

Foram mais de 17 mil estudantes dando pitaco sobre tópicos importantes que devem ser levados em conta nesta relação estudo/trabalho, tais como: a própria vivência estudantil, o peso dos exames, o nível de preparação para tais carreiras e a visão do mercado. Junta tudo, sacode, estuda, avalia, analisa, compara e… eis as 10 melhores do Canadá.

A STFX fica lá em Antigonish, Nova Scotia. O nível de aprovação de seus alunos é extremamente alto, e a universidade tem uma pegada bem forte em pesquisa. Apesar de estar numa pacata cidadezinha de NS e não ser lá tão grande assim em tamanho, tem se mostrado atenta às demandas de trabalho em nível mundial.

Apesar de pequena, com salas de aula bem enxutas, esta universidade de North Bay, em Ontário, tem a característica de que lá seus alunos põe a mão na massa mesmo. Com destaque, e reconhecimento, nas áreas de saúde pública e enfermagem.

Dividindo a segunda posição no gosto dos estudantes, a Acadia fica em Wolfville, também em Nova Scotia. Ela se sobressai devido à importância dada pela universidade neste misto trabalho/estudo, característica forte de seus cursos.

Esta fica lá pro canto de Quebec, em Sherbrooke. Uma universidade cujo perfil é de estudantes internacionais, o que vem sendo muito aproveitado pela academia, no sentido de compartilhamento de ideias e pesquisas internacionais.

Uma das mais famosas da lista, também faz jus à fama. Nada nada, traz o título de umas das maiores universidades do mundo em programa Co-op (trabalho/estudo), com cerca de 19 mil de seus alunos participando em cerca de 120 programas do gênero. Aprende fazendo, mesmo!

Estabelecida em Halifax, Nova Scotia, a MSVU oferece cursos extremamente focados, digo isto pelo tamanho de suas salas de aulas – com média de 24 estudantes/sala. Mas, não é por isso que fica pra trás em pesquisas e em recursos do governo. Aliás, está em alta conta no quesito.

Também em Nova Scotia, em Sydney, esta universidade tem destaque na área de Exatas, mais especificamente em Engenharias e Tecnologias, de igual modo em seus cursos técnicos. Uma boa pedida pra quem é da área.

A Brock fica em Ontário, em Saint Catharines. Universidade que tem crescido absurdamente nos últimos anos, por conta de investimentos e procura de seus cursos, principalmente nas áreas de Biociências e Saúde. Também é forte nos programas de Co-op.

A UNBC, localizada em Prince George, na Colúmbia Britânica, tem forte ligação com as indústrias locais, principalmente as de mineração e florestais, o que garante uma boa ponte para seus alunos daquilo que aprendem em sala de aula e na prática.

Lethbridge fica em Alberta. Uma pequena cidade com menos de 200 mil habitantes. Contudo, a Lethbridge carrega em seu currículo um rol de professores de destaque no Canadá, com pesquisa e linhas de desenvolvimento premiadas no país.

Avatar photo

Paulistano de berço (São Paulo), Filósofo de formação (Unicamp), Blogueiro dedicado (Blog Numa Fria), Descobridor de Toronto em família (2014).

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Educação

Topo