Siga-nos

OiCanadá

Trabalho

Canadá criou 79.500 novos empregos no final de 2017

A economia do Canadá produziu um enorme número de 79.500 empregos em novembro, levando a taxa de desemprego a 5.9%, o menor índice já apresentado pelo país em uma década. Veja mais números e detalhes sobre o crescimento.

Este foi realmente um resultado muito melhor do que os economistas tinham previsto, e marcou o 12º mês consecutivo de aumento no número de empregos. Enquanto os trabalhos de meio período lideraram o ganho, acrescentando 49.900 empregos à economia, os trabalhos de período integral também aumentaram fortemente — quase 30 mil empregos de período integral foram criados em novembro.

Isto é bastante significativo porque faz parte de uma tendência maior, de acordo com James Marple, Economista Sênior da TD Economics. Segundo ele, “Os empregos de período integral estão crescendo 3% ao ano, o ritmo mais rápido atingido nos últimos 15 anos”.

Os dados sobre trabalho de novembro foram particularmente mais encorajadores para jovens com idades entre 15 e 24 anos — 30 mil empregos foram criados para essa população, diminuindo a taxa de desemprego juvenil para 10.8%, bem abaixo da taxa de 12.9% registrada há apenas um ano.

Em termos de geografia, uma grande parte dos ganhos no trabalho do Canadá veio de Ontário, com mais de 44 mil pessoas empregadas principalmente nos setores de comércio por atacado e varejo, de acordo com a Statistics Canada.

Uma outra informação interessante é que o setor de produção industrial continuou a criar empregos, somando impressionantes 30 mil vagas e dissipando um pouco a noção de que o setor estaria em declínio.

Mas, sem dúvida, o dado mais positivo do relatório da Statistics Canada de hoje é o aumento dos salários. Comparando com apenas um ano atrás, os salários médios por hora para empregados permanentes aumentaram 2.7%, o melhor ritmo que a economia apresentou em um ano e meio.

“Com força concentrada no trabalho de período integral, há poucas dúvidas de que a economia está operando em plena capacidade. Esta noção é confirmada pela aceleração do crescimento salarial. E dizer que, há alguns meses, os analistas (incluindo nós mesmos) criticavam sua fraqueza “, diz James.

Avatar photo

Cinthia Ferreira é professora de português/inglês/francês e tradutora brasileira, residindo atualmente em Toronto, Canadá. Tradutora formada pela Universidade de Toronto especializada em: Marketing, Business, Turismo, Tecnologia e Documentação para processos de imigração como: Certidões de Casamento, Certidões de Divórcio, Atestados de Antecedentes Criminais, Certidões de Óbito, Diplomas, Documentos de Identidade, Históricos Escolares, Extratos Bancários, Cartas de Recomendação, Currículos, entre outros, nos seguintes idiomas: Inglês, Português, Francês e Espanhol. Professora de Inglês e Português formada em Letras, com mais de 10 anos de experiência em: Cursos Regulares ou Intensivos, Preparação para Teste de Cidadania Canadense, Preparação para exames de proficiência como TOEFL/IELTS, Preparação para exames da imigração CELPIP, MELAB e CAEL, Business English, Conversação, Gramática e Vocabulário através de cursos presenciais ou aulas online.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Trabalho

Topo