
Trabalho
Aumento do salário mínimo pode comprometer criação de 60.000 vagas de trabalho no Canadá até 2019
Com o anúncio do novo salário mínimo em Ontário, o ano começou até que bem para alguns. Mas, para os economistas, matemáticos e estatísticos de plantão essa benesse pode custar caro para alguém. Segundo especialistas, a medida vai acabar intimidando a criação de novos postos de trabalho. Será?
Ano novo, salário novo. E o aumento até que foi considerável: um salto de $11.60 para $14/hora. Com planos de chegar à $15 em 2019. Quem já ganhou em dólar uma vez na vida, numa economia minimamente estável, sabe que $3.40 a mais na hora trabalhada representa muito no carrinho de compras do mês. Talvez até umas viagens a mais pra relaxar. Pelo menos, é este o argumento dos favoráveis: dar um gás na economia.
Por outro lado, os mais temerosos, e principalmente os empregadores, estão muito cautelosos com a medida. Por quê? Primeiro, pelo simples fato de cheirar a inflação. E segundo, pelos custos que isto irá causar no fluxos de caixa das empresas. “Alguns empresários irão penar com esse aumento em seus orçamentos e já começam até a flertar com a possibilidade de automação e/ou diminuição dos quadros”, disse o economista David West.
Na verdade, quem vai se dar mal, a princípio, serão alguns jovens e adolescentes, com seus trabalhos sazonais e part-times – eles serão os primeiros a serem cortados. Depois a própria galera que sobrar, tendo que cobrir quem não está mais lá, além de corte nos benefícios. No fim das contas, é claro que um aumento de 21% não ia sair tão de graça assim. Mas, o importante é estar no jogo. Aliás, incrementos nos salários-mínimos têm previsão de acontecer em todo o país no decorrer do ano.
Feliz ano novo!
