Siga-nos

OiCanadá

Trabalho

Aumento do salário mínimo pode comprometer criação de 60.000 vagas de trabalho no Canadá até 2019

Com o anúncio do novo salário mínimo em Ontário, o ano começou até que bem para alguns. Mas, para os economistas, matemáticos e estatísticos de plantão essa benesse pode custar caro para alguém. Segundo especialistas, a medida vai acabar intimidando a criação de novos postos de trabalho. Será?

Ano novo, salário novo. E o aumento até que foi considerável: um salto de $11.60 para $14/hora. Com planos de chegar à $15 em 2019. Quem já ganhou em dólar uma vez na vida, numa economia minimamente estável, sabe que $3.40 a mais na hora trabalhada representa muito no carrinho de compras do mês. Talvez até umas viagens a mais pra relaxar. Pelo menos, é este o argumento dos favoráveis: dar um gás na economia.

Por outro lado, os mais temerosos, e principalmente os empregadores, estão muito cautelosos com a medida. Por quê? Primeiro, pelo simples fato de cheirar a inflação. E segundo, pelos custos que isto irá causar no fluxos de caixa das empresas. “Alguns empresários irão penar com esse aumento em seus orçamentos e já começam até a flertar com a possibilidade de automação e/ou diminuição dos quadros”, disse o economista David West.

Na verdade, quem vai se dar mal, a princípio, serão alguns jovens e adolescentes, com seus trabalhos sazonais e part-times – eles serão os primeiros a serem cortados. Depois a própria galera que sobrar, tendo que cobrir quem não está mais lá, além de corte nos benefícios. No fim das contas, é claro que um aumento de 21% não ia sair tão de graça assim. Mas, o importante é estar no jogo. Aliás, incrementos nos salários-mínimos têm previsão de acontecer em todo o país no decorrer do ano.

Feliz ano novo!

Avatar photo

Paulistano de berço (São Paulo), Filósofo de formação (Unicamp), Blogueiro dedicado (Blog Numa Fria), Descobridor de Toronto em família (2014).

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Trabalho

Topo