Siga-nos

OiCanadá

Vistos e Imigração

Imigração pelos estudos: mito ou realidade?

Investir em uma formação acadêmica no Canadá é uma avenida segura rumo a imigração permanente? Janaina Viana, consultora de imigração e diretora da Bravo Immigration, escreveu um post sobre o assunto.

Não é novidade que o Canadá tem se tornado a opção número um para muitos brasileiros que almejam morar no exterior. O multiculturalismo das cidades canadenses, a alta qualidade de vida, e as possibilidade de imigração permanente são sem dúvida elementos-chave para esse crescente interesse do brasileiro pelo Canadá.

Atualmente o sistema que unifica os programas de imigração mais populares é conhecido como Express Entry. O processo de seleção é relativamente simples: os candidatos manifestam interesse criando um perfil online e, uma vez no sistema, você recebe uma pontuação — que é baseada nas suas qualificações e perfil profissional, entre outros fatores. Depois disso o governo canadense se encarrega de selecionar e convidar os felizardos.

Mas como receber esse almejado convite? Existem estratégias para melhorar a sua pontuação e tornar o seu perfil mais competitivo como, por exemplo, estudar e se graduar em curso pós-secundário no Canadá. Mas a pergunta que não quer calar é:  investir em uma formação acadêmica no Canadá, é uma avenida segura rumo a imigração permanente? A resposta é sim e não.

Calma, eu explico: “Não” porque não existe um programa de imigração — com exceção de alguns programas provinciais — que se baseie meramente na obtenção de um diploma canadense. E “sim”, porque — sendo desenvolvida uma boa estratégia — obter uma credencial acadêmica no Canadá pode ser uma peça fundamental do seu planejamento imigratório. Aqui vão algumas dicas para ajudar você a entender melhor esse dilema.

  • Nem todo mundo precisa estudar para imigrar

Antes de sair por aí se matriculando em um dos muitos colleges canadenses, é preciso fazer uma análise de perfil e entender qual será o real benefício desse investimento e as diferenças entre as várias credenciais acadêmicas disponíveis: Certificate, Diploma, College Diploma, Bachelor, Post-Grad, Master’s Degree etc.

  • College x Curso de idioma

Vamos lá: atualmente você consegue entre 15 e 30 pontos uma vez concluído o seu curso pós-secundário. Esses pontos podem ser fundamentais — a depender da sua pontuação geral —, mas você tem ideia do quanto a sua pontuação pode ser aumentada apenas com a melhora do inglês? Ou do francês, como terceira língua? O que quero dizer é o seguinte: você pode conseguir os mesmos 15-30 pontos, ou mais, apenas melhorando a sua proficiência em um dos idiomas, ou ambos.

  • Luta contra o tempo

Mais uma vez, voltamos à importância da análise de perfil para o seu planejamento imigratório: dentro do sistema vigente, aqueles que já passaram dos 29 anos de idade perdem 6 pontos a cada aniversário. Ou seja, se você já está na casa dos 30 e opta por fazer um curso de 4 anos, ao se graduar você já estará com 24 pontos a menos na sua pontuação final. Aqueles 30 pontos do college já não vão fazer tanta diferença.

  • A tão almejada “Canadian Experience”

Uma das grandes vantagens em estudar no Canadá é a possibilidade de adquirir a tão sonhada experiência canadense. Uma vez graduado, o candidato se torna elegível a solicitar uma permissão de trabalho aberta (Post-Graduation Work Permit), e com esse documento você tem o que precisa para competir no mercado de trabalho canadense. Obter experiência profissional no Canadá abrirá várias outras portas para possibilidades de imigração, além de ser um passo à frente na sua carreira internacional, mas esse assunto fica para um próximo texto.

Para saber sobre como imigrar, estudar ou trabalhar no Canadá viste o nosso site www.bravoimmigration.com ou entre em contato com a Bravo via Facebook, Instagram, email [email protected] ou WhatsApp +1 (416) 577-7204.

Aviso legal: Esteja ciente de que nenhuma das informações fornecidas neste artigo deve ser interpretada como consultoria de imigração. As leis de imigração canadense mudam constantemente e as informações acima podem estar obsoletas ou não se aplicarem em situações específicas. Em caso de dúvidas sobre o conteúdo desse artigo favor entrar em contato com o autor.

Clique para comentar

Deixe um comentário

Continue lendo
Publicidade
Janaina Viana

Janaina é Outreach Coordinator da Bravo Immigration. Natural de Goiania-GO e com pouco mais de 3 anos de Canadá, Janaina já auxiliou dezenas de brasileiros a realizarem o seu sonho canadense.

Mais em: Vistos e Imigração

Posts Populares

Topo
error: Conteúdo Protegido

Canadá na Web – Assine de graça!

Uma seleção das melhores notícias e artigos da internet sobre o Canadá, criada exclusivamente para assinantes. Digite seus dados abaixo e fique por dentro.

Cadastro efetuado com sucesso!

Canadá na Web – Assine de graça!

Uma seleção das melhores notícias e artigos da internet sobre o Canadá, criada exclusivamente para assinantes. Digite seus dados abaixo e fique por dentro.

Cadastro efetuado com sucesso!

Canadá na Web – Assine de graça!

Uma seleção das melhores notícias e artigos da internet sobre o Canadá, criada exclusivamente para assinantes. Digite seus dados abaixo e fique por dentro.

Cadastro efetuado com sucesso!