Siga-nos

OiCanadá

The Hoito (por @thewillferg)

Turismo

Uma pequena Finlândia em Ontário

Não é que Thunder Bay fique assim tão pertinho de Toronto. De carro, a viagem consome quase 15 horas. De avião, são duas horas para cobrir os quase 1,4 mil km de distância. Mas isso não é nada comparado com os 6 mil e 500 km que separam Helsinki de Toronto. Ou as 8 horas de vôo que você teria que encarar para tocar o solo finlandês propriamente dito. E a verdade é que Thunder Bay é mesmo um pedacinho da Finlândia bem aqui, no norte de Ontário.

É que ali, ao redor do Lago Superior, um grande número de finlandeses desembarcou de mala e cuia cerca de um século atrás, mudando para sempre o vocabulário, a comida e os hábitos da cidade de pouco mais de 100 mil habitantes.

A área da Bay St. em Thunder Bay é conhecida como “Little Finland” (Pequena Finlândia). Ali é possível conferir estabelecimentos como a Finnish Book Store e a Scandinavian Deli, onde dá para experimentar itens típicos finlandeses, como o pulla, que é um pão feito com café e cardamomo.

Para refeições, a melhor pedida é uma visita ao Hoito que é uma espécie de restaurante e centro comunitário. Do alto dos seus 100 anos de existência, o Hoito se orgulha de servir “silli” (picles de peixe em sanduíche aberto com pão de centeio), fígado à milanesa, salmão curado em sal e suas famosas panquecas finlandesas, finas e deliciosas, feitas com uma abundância de ovos e mais adocicada que os crepes.

Mas o grande destaque de uma visita a essa Finlândia canadense são as saunas. Além de serem um item comum em várias residências da cidade, há locais especializados onde os visitantes podem relaxar e curtir tudo de bom que uma suadeira charmosa pode trazer para corpos e mentes.

A Kangas Sauna, por exemplo, tem mais de 50 anos de vida e oferece uma experiência das mais autênticas em saunas de cedro individuais ou coletivas que são alugadas por períodos de 90 minutos — e se a atividade der fome, é bom saber que a Kangas também oferece comida.

E já que você está por lá, aproveite para ver também outras preciosidades de Thunder Bay. A região é o paraíso das ametistas no Canadá, por exemplo, e abriga um parque provincial — o Sleeping Giant — com infinitas possibilidades de caminhadas e pedaladas, além de visitas de deixar qualquer um de queixo caído.

O parque tem cabines para alugar e áreas para acampamento e proporciona também uma imersão na cultura indígena — o Gigante Adormecido que dá nome ao local tem a ver com uma bela e muito antiga lenda da tribo Ojibway que fala do Nanabijou. Mas se a sua praia for mais conforto e comodidade, cheque o Prince Arthur Waterfront Hotel, que tem mais de 10 anos de tradição a oferecer e fica, como o nome indica, de cara para o lago Superior.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Turismo

Topo